plantas medicinais

Ginkgo biloba – como usar, benefícios e efeitos colaterais!

Por Alan Costa, em 01/06/2018 (atualizado em 26/11/2020)
Ginkgo biloba beneficio

A ginkgo biloba é uma das árvores mais antigas existentes, para se ter uma ideia, ela foi a primeira planta a brotar após a explosão da bomba de Hiroshima no Japão, e pode viver mais de 1000 anos. É nas folhas que encontramos todo o seu poder ativo, nelas é extraída a substância que faz um bem enorme para a saúde e para a memória. Apesar de ser uma árvore de origem oriental, hoje ela está presente em todo o mundo, inclusive no Brasil.

ginkgo biloba

Suas folhas contêm dois antioxidantes poderosos: os flavonoides e os terpenóides, os dois tem o poder de combater os radicais livres do organismo e retardar o envelhecimento. A ginkgo biloba é muito procurada por ser potente quando o assunto é a melhora da circulação sanguínea e o aumento da libido.

Como usar ginkgo biloba?

O modo de uso do ginkgo biloba pode variar de acordo com o benefício que se pretende alcançar e da marca do laboratório que está produzindo o suplemento. Assim, o melhor é sempre ler as indicações da caixa do produto ou pedir aconselhamento para um naturopata, por exemplo.

No entanto, a dosagem padrão de extrato de biloba pode melhorar a saúde mental é de 120 a 240 mg, 1 a 3 vezes por dia, durante as refeições. Esta planta também possui muitos outros benefícios relacionados com a saúde circulatória, ocular e do coração.

benefícios da ginkgo biloba:

1. Rica em vitamina E:

ginkgo biloba é extremamente rico em Vitamina E e, portanto, previne problemas de pele como cicatrizes, estrias, acne, manchas e espinhas. Ele reabastece a pele e mantém-lo saudável e fresco.

2. Reforça energia:

A ginkgo biloba carrega o corpo. Também é usado por aqueles que têm disfunção erétil, falta de desejo sexual e problemas de impotência. Ele aumenta a libido em homens e mulheres.

3. Possui propriedade antioxidante:

Ele melhora a absorção de oxigênio e limpa o sangue. Isso também impede que o sangue se torne espesso e reduz as chances de formação de coágulos sanguíneos. A erva regula o fluxo de sangue nos órgãos e partes do corpo.

4. Ajuda no desenvolvimento do cérebro:

Além disso, esta planta luta contra a doença de Alzheimer, perda de memória e outros problemas neurais. Também melhora a memória, concentração e capacidade de retenção para crianças que são fracas.

5. Ajuda na saúde dos olhos:

Ginkgo biloba protege-o de uma visão pobre e de poluentes presentes no ar. Também evita o aparecimento de glaucoma, isto é, pressão sanguínea muito elevada nos olhos.

6. Previne problemas cardiovasculares:

Problemas cardíacos como pressão alta, bloqueios, coagulação sanguínea, entre outros, pode ser tratada com a ajuda desta planta. Além disso, equilibra todas as funções cardíacas, reduz a fragilidade capilar e protege o coração de vários outros problemas.

7. Trata Distúrbios Respiratórios:

A bronquite e asma podem ser tratadas com ginkgo biloba. Além do uso regular, você pode se proteger da poluição e do fumo do tabaco com sua ajuda.

8. Previne a perda de cabelo:

O ginkgo biloba pode reduzir significativamente o desgaste e perda de cabelo. Ele provou ser benéfico para os vários tipos de calvície masculina. Usado em combinação com outros óleos de ervas, esta é uma maneira natural de evitar problemas de cabelo.

9. Promove o crescimento do cabelo:

Os extratos de ginkgo biloba são usados em óleos de cabelo e pastas de cabelo para proporcionar um cabelo forte e longo. Ele também é usado em tratamentos capilares para tornar o cabelo saudável e brilhante. É usado em combinação com óleo de coco, óleo de semente de uva ou óleo de jojoba.

benefícios da ginkgo biloba

Efeitos colaterais do ginkgo biloba:

Os efeitos colaterais do ginkgo biloba envolve envolvem distúrbios gastrointestinais, como enjoos, gastrite e dores de cabeça. Menos frequentes, pode ocorrer tontura, queda de pressão arterial ou ainda aumento da sensibilidade da pele, causando reações cutâneas.

Contra indicações de ginkgo biloba:

Ginkgo biloba é um suplemento alimentar muito comum, mas não sem inconvenientes. A sua utilização requer alguns cuidados, especialmente para aqueles que tomam medicamentos anticoagulantes, agentes antiplaquetários, diuréticos, trombolíticos e à base de ácido acetilsalicílico.

Não deve ser associado a produtos à base de alho ou derivados de salgueiro, como o risco e aumentar a o potencial de irritação da mucosa gástrica, típicos desses outros medicamentos.

O uso de ginkgo biloba não é recomendado em caso de epilepsia, na gravidez e durante a lactação. Não é adequado para crianças. Para mais informações sobre as contra-indicações em caso de problemas, você deve consultar o seu médico.

Sair da versão mobile