Frutas

Frutas vermelhas – benefícios e como consumir!

Por Alan Costa, em 01/06/2018 (atualizado em 27/11/2020)
como consumir frutas vermelhas

As frutas vermelhas é um dos grupos de frutas mais amados pelas pessoas que buscam manter uma alimentação equilibrada e nutritiva. Morango, cereja, amora, framboesa, mirtilo, entre tantas outras, possuem benefícios que vão desde o fortalecimento do organismo, prevenindo doenças, até aliviar os sintomas da menopausa. Saiba mais sobre essas deliciosas frutinhas avermelhadas.

Apesar de serem chamadas de “vermelhas”, esse grupo de frutas também pode variar em sua coloração. Além disso, as cascas podem ser mais ou menos avermelhadas ou, até mesmo, aproximando ao roxo escuro. Mas, não é só a aparência que chama a atenção desses alimentos. Com sabores peculiares, levemente azedas e ácidas, elas combinam praticamente com tudo, principalmente receitas doces.

Em relação aos componentes nutricionais, todas são fontes de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Veja, agora, → Frutas Vermelhas – Benefícios e Como Consumir:

Por quê Consumir Frutas Vermelhas?

As Frutas Vermelhas são as pequenas notáveis da natureza: cuidam dos cabelos, emagrecem, rejuvenescem, previnem doenças e ainda por cima são deliciosas! Além disso, são excelentes antioxidantes (previnem o envelhecimento precoce), e são ricas em vitamina B, que ajuda no funcionamento das células.

Elas proporcionam energia, brilho aos cabelos, renovam a pele e fortalecem as unhas. Além disso, também são ricas em ferro, fósforo, cálcio, outros minerais e nutrientes que juntos combatem a anemia, doenças do coração, reduzem o açúcar no sangue, o colesterol ruim, auxiliam no processo de cicatrização e melhoram o trânsito intestinal. Além disso, ainda estão sendo estudadas no combate ao câncer de próstata.

Estas frutas também se caracterizam pela baixa quantidade de calorias, elevado teor de água e bom teor de fibras. Dentre as fibras presentes nas Frutas Vermelhas podemos destacar as pectinas. Essa substância tem o poder de regular o peristaltismo intestinal, auxiliando os músculos digestivos a trabalharem melhor e maximizando a absorção de vitaminas hidrossolúveis pelo nosso organismo. Entre essas vitaminas estão as vitaminas C, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6 e vitamina B12.

Benefícios das Frutas Vermelhas Para Saúde:

1. Por Ser Ricas em Fibras:

As Frutas Vermelhas são ricas em fibras e, por isso, auxiliam no funcionamento do intestino e na redução do colesterol prejudicial à saúde. Desta forma, o consumo das Frutas Vermelhas é uma maneira direta de proporcionar uma maior prevenção às doenças cardiovasculares.

2. No Combate Aos Radicais Livres:

As berries são conhecidas por possuir um poder alto de desintoxicação, que auxiliam no combate aos radicais livres do corpo, que são responsáveis pelo envelhecimento das células do nosso organismo.

3. Reduzir o Colesterol:

Uma das maiores vantagens de inserir as Frutas Vermelhas no consumo alimentar diários está na redução do colesterol que é prejudicial à saúde. Assim como no item 1, este fator é contribui, também, para a diminuição das possíveis doenças cardiovasculares.

4. Melhorar a Visão:

A grande quantidade de vitamina C, aliado ao fósforo, cálcio e vitaminas do complexo B, presentes nas Frutas Vermelhas cuida da saúde dos olhos e, principalmente, da visão do indivíduo.

Quais as Melhores Frutas Vermelhas?

São chamadas “Frutas Vermelhas”, mas as cascas possuem colorações que vão desde o vermelho bem vivo até o arroxeado escuro. Seguem algumas Frutas Vermelhas bem interessantes:

Morango:

Tem propriedades diuréticas, e é rico em vitamina C, que ajuda na cicatrização de ferimentos. Fortalece a parede dos vasos sanguíneos melhorando a circulação e aumenta a absorção do ferro, combatendo a anemia. O morango é também uma fruta rica em antioxidantes, como antocianinas e o ácido elágico (saiba mais sobre os benefícios do morango). Prefira sempre consumir os orgânicos, pois o morango é um dos 8 alimentos mais contaminados por agrotóxicos.

Goji Berry:

Riquíssima em vitamina C e outras vitaminas como: B1, B2, B3 e B6. Ele tem grande teor de proteínas que ajudam a manter a estabilidade dos músculos, 19 aminoácidos, 21 minerais que protegem o corpo do câncer, alta concentração de carotenóides, betaína que combate os radicais livres e cyperone que traz benefícios ao coração e ao sangue. Saiba mais sobre as maravilhas da Goji Berry.

Mirtilo (Blueberry):

A cor quase azulada indica que, além da antocianina, ali tem um carotenoide chamado luteína, que também entra na briga contra os radicais livres. Se não encontrar a fruta in natura, aposte sem medo na congelada. O mirtilo é um dos alimentos mais que previnem o envelhecimento precoce.

Groselha:

Reúne potássio, fibras e vitaminas A e vitamina C. Ao natural, é um tanto ácida. No Brasil, costuma ser consumida em forma de doces e xarope, que acaba tendo pouca fruta e muito açúcar; portanto, a não ser que encontre alternativas de melhor qualidade melhor maneirar nessa opção.

Frutas Vermelhas Como Consumir:

O ideal é Consumir Frutas Vermelhas de 3 a 4 vezes por semana. Se possível, também é bom diversificar essas frutas para se ter acesso a todos os nutrientes e aos benefícios de todas elas. A época de safra das Frutas Vermelhas é entre novembro e fevereiro. São frutas de verão. Podemos congelar sua polpa, para obter suas propriedades durante o ano todo.

Receita do Suco de Frutas Vermelhas:

Bebidas com Frutas Vermelhas e chás possuem a função de acelerar o metabolismo e ajudam a queimar calorias, pois aumentam o gasto energético de células que acumulam gorduras. Confira uma receita de um suco detox, que além de todos os benefícios para emagrecer, ainda ajuda a desinchar e combater a retenção de líquidos.

Ingredientes:

Modo de Preparo:

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.
Sair da versão mobile