Nutrição

Fruta do dragão emagrece ou engorda? como consumir, benefícios!

Por Alan Costa, em 12/01/2018 (atualizado em 09/06/2022)

Se a fruta do dragão emagrece ou engorda e como usar a fruta para emagrecer são umas das questões mais pesquisadas relacionadas a isso. É bastante consumida no Brasil apesar de ser extremamente nutritiva, por isso, leia até o final e desvende essa dúvida que meche com a cabeça de muita gente.A Pitaya ou fruta do dragão como também é conhecida, tem características exóticas e muitos benefícios para a saúde. Cresce em vários tipos de cactos e tem origem na América Central. Aos poucos tem ganho popularidade em vários países.

A casca é formada por gomos que parecem escamas de dragão, daí o seu nome fruta do dragão. A polpa por sua vez é doce e muito macia, e tem um sabor muito próximo ao do kiwi e do melão. A fruta do dragão decora muito bem vários tipos de pratos, desde pratos salgados a doces.

Mas afinal a fruta do dragão emagrece ou engorda? calma, já vamos explicar melhor isso. Porém, antes de saber se a fruta do dragão emagrece ou engorda? vamos conhecer os Valores Nutricionais dessa fruta.

Valor nutricional da fruta do dragão:

A fruta do dragão é rica em nutrientes, como a vitamina C, B1, B2, B3 e minerais, como ferrocálcio e fósforo é um alimento completo que deveria estar mais presente em nossa alimentação.

Benefício da fruta do dragão para saúde:

Para o coração: 

O consumo da fruta do dragão ajuda a manter o coração em ótimo estado e em pleno funcionamento, bem como minimiza os riscos de desenvolver quadros de hipertensão e de outras patologias cardiovasculares.

Prevenir o diabetes: 

Ela é rica em fibras que ajuda a auxiliar na estabilização dos níveis de açúcar no sangue, bem como inibe os picos exagerados no índice glicêmico que ocorrem após o consumo de alimentos muito doces.

Promover a saciedade: 

Devido à grande quantidade de fibras solúveis, a fruta do dragão ajuda a promover sensação de saciedade, podendo ajudar no processo de emagrecimento.

Auxiliar na digestão:

 Ela tem grandes quantidades de fibra, que ajuda nos movimentos intestinais, facilitando a passagem através do trato digestivo.

Os oligossacáridos presentes na fruta do dragão aumentam a produção de probióticos que ajudam na digestão e no tratamento de infecções intestinais.

Diminuir o colesterol: 

As sementes da fruta do dragão são ricas em ácido linoleico (gorduras boas) que é um suave laxante e que reduz os níveis de colesterol total e LDL em humanos, por inibir a absorção do colesterol no intestino.

Acabar com a TPM: 

As sementes da fruta do dragão que são comestíveis são uma excelente fonte de Ômega-3 para combater o estresse, as inflamações e reduzir os efeitos da TPM. Além dos benefícios acima, assista o vídeo abaixo e confira outros benefícios da fruta do dragão para saúde!

Afinal, a fruta do dragão emagrece?

Existem duas substâncias importantes na polpa da fruta do dragão: a tiramina – que atua na inibição do apetite e o glucagon – que provoca sensação de saciedade e inibe o desejo por doces, ajudando assim a perder peso.

Além das baixas calorias, a fruta do dragão também é termogênica. Quem a consome queima mais calorias consumidas, graças ao metabolismo acelerado que ela favorece.

Perder peso e medidas é o sonho de muita gente, não é? Se esse é o seu objetivo, invista. Então, a fruta do dragão emagrece ou engorda? SIM, a fruta do dragão emagrece realmente!

Se consumida com moderação, a fruta do dragão emagrece sim! Tudo isso é devido a saciedade que a fruta do dragão oferece. Suas fibras e suas calorias também são de suma importância para a perda de peso. Então, se você tinha duvida se a fruta do dragão emagrece ou engorda, tenha a certeza que a fruta do dragão emagrece sim!

Como usar a fruta do dragão para emagrecer:

Se pode consumir a fruta do dragão natural sozinha, ou em saladas, assim como processada como refresco, geleias ou doces. Além disso, a polpa pode também ser utilizada para variadas preparações como: iogurtes, tortas, sucos, doces e sorvetes.

Existem 3 variações da fruta do dragão: Vermelha, que é rosa avermelhada por dentro e por fora, amarela, com casca amarela e branca por dentro, e a fruta do dragão branca, que tem casca rosa e é branca por dentro.

Como fazer o suco da fruta do dragão:

Ingredientes:

  • 1 fruta do dragão;
  • 1 copo de água;
  • Além disso, 5 folhas de hortelã.

Modo de Preparo:

  • Divida a fruta do dragão ao meio e retire a sua polpa com uma colher;
  • Além disso, junte no liquidificador a polpa, as folhas de hortelã e a água;
  • Bata tudo no liquidificador;
  • Além disso, sirva com gelo e açúcar ou adoçante a gosto.
Sair da versão mobile