Legumes e Vegetais

Folhas de Nabos: Para que Serve, Benefícios e Contraindicações!

Folhas de Nabos: Para que Serve, Benefícios e Contraindicações!

Revisado por

Folhas de Nabos: Para que Serve, Benefícios e Contraindicações!
4.8 (95.18%) 797 votos

Folhas de Nabos: Para que Serve, Benefícios e Contraindicações! Além disso, as Folhas de Nabos são ricas em vitaminas e minerais essenciais a saúde.

Como todos os vegetais folhosos, os nabos são altamente nutritivos e oferecem uma variedade de benefícios para a saúde através do fornecimento de vitaminas, minerais e antioxidantes.

Os nutrientes dos nabos são mais pesquisados no que diz respeito à sua capacidade de combater a inflamação, o que pode levar ao desenvolvimento de doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer.

As plantas de nabo, que têm o nome científico de Brassica rapa, pertencem à família de plantas crucíferas (ou Cruciferae), um grupo de vegetais ricos em nutrientes que inclui outros combatentes de doenças como couve, brócolis, couve-flor e repolho.

Embora a raiz branca do amido da planta de nabo tende a ser mais popular, as Folhas de Nabos são, na verdade, onde a maioria dos nutrientes são encontrados.

Um estudo que pesquisou os nutrientes dos nabos descobriu que, de longe, a maior proporção de vitaminas e minerais nas plantas de nabo é encontrada nos vegetais – com cerca de 96% do caroteno da planta (vitamina A) e cerca de 84% das vitaminas B armazenadas dentro das folhas.

Algumas das áreas onde os nutrientes dos nabos realmente se destacam: prevenção do câncer, saúde óssea e capacidade anti-inflamatória.

Os nutrientes dos nabos ajuda na estimulação do sistema de desintoxicação do corpo, melhora a função hepática, aumenta a imunidade e combate doenças reduzindo os danos dos radicais livres e diminuindo a inflamação que muitas vezes é a raiz de muitas doenças crônicas.

Folhas de Nabos

Folhas de Nabos

Para Que Serve Nabos e as Folhas de Nabos:

As origens exatas dos nabos não são exatamente conhecidas, mas algumas evidências mostram que os nabos foram domesticados pela primeira vez nos tempos gregos antigos, helenísticos e romanos.

Registros arqueológicos mostram que mostarda e rabanetes, duas culturas relacionadas a nabos, estavam crescendo em partes do oeste da Ásia e da Europa há milhares de anos, sugerindo que é onde os nabos começaram a crescer. Outras fontes datam dos nabos do século 15 a.C onde foram cultivados em regiões da Índia.

Os nabos são uma planta única porque são bienais, levando quase dois anos para crescer e se reproduzir. No primeiro ano, suas raízes se desenvolvem e, no segundo ano, suas folhas e flores se formam.

Como são capazes de durar meses de inverno e manter o solo fertilizado, eles eram uma importante cultura usada para manter a saúde do solo ao longo da história.

Nos países nórdicos, historicamente os nabos eram uma cultura básica e os nutrientes dos nabos ajudava as populações em crescimento a prosperarem antes de serem substituídas pela batata no século XVIII.

Rutabagas, que são um cruzamento entre nabos e repolhos, foram produzidas pela primeira vez na Escandinávia por volta dessa época, onde ainda são comumente consumidas hoje.

Hoje, os nabos e as Folhas de Nabos são apreciadas em todo o mundo por seus benefícios para saúde em muitos tipos de culinária. Provavelmente veremos que quanto mais os pesquisadores aprendem sobre os nutrientes dos Nabos, mais amplamente estarão disponíveis.

Na Turquia, os nabos são usados para dar sabor a şalgam, um suco feito de nabos, cenouras roxas e especiarias; em todo o Oriente Médio, os nabos são decapados; no Japão, nabos e Folhas de Nabo são populares em frituras; na Áustria, o nabo ralado cru é servido em um remoulade resfriado e as Folhas de Nabos são usadas para fazer saladas de inverno; e nos EUA, os nabos são comumente cozidos com presunto ou outros pedaços de carne e adicionados aos guisados.

Valor Nutricional das Folhas de Nabos:

As Folhas de Nabos contêm uma gama impressionante de antioxidantes importantes, incluindo um em particular que oferece muitos benefícios no combate às doenças: o glucosinolato.

A quantidade de glucosinolato encontrada nas Folhas de Nabos na verdade bate a quantidade em muitas outras verduras e vegetais crucíferos – incluindo couve e alface.

O glucosinolato, um grande grupo de moléculas de glicosídeo contendo enxofre, é conhecido por suas habilidades de combate ao câncer, porque facilita a produção de células saudáveis (mitose) e estimula a morte celular (apoptose) em tumores humanos cancerígenos.

Dois glucosinolatos fundamentais que foram identificados em estudos sobre os nutrientes das folhas de nabo: Gluconasturtiian e glucotropaeolin,  são responsáveis por muitos dos seus benefícios para saúde.

Os nabos também são uma grande fonte de muitas outras vitaminas e minerais – incluindo vitamina K, vitamina A, vitamina C e cálcio. Um olhar sobre os nutrientes dos nabos mostra que eles possuem cerca de 10 vezes a quantidade de vitamina A do que o repolho e cerca de 10 vezes a quantidade de cálcio que a couve-flor!

Uma xícara de nabo cozido contém cerca de:

Benefícios das Folhas de Nabos Para Saúde:

As Folhas de Nabos possuem benefícios essenciais à saúde devido seu alto valor nutricional, então confira os principais benefício dessas folhas para saúde.

Nabos 

Nabos

Benefícios das Folhas de Nabos por ser Fonte de Antioxidantes:

Os nutrientes das Folhas de Nabos são especialmente de interesse para especialistas em doenças devido aos vastos antioxidantes presentes nas folhas da planta.

Numerosos estudos mostram que dietas ricas em antioxidantes de vegetais frescos ajudam no combate à uma série de doenças: doenças cardíacas, câncer, artrite, diabetes, doenças autoimunes, mal de Alzheimer e Parkinson.

Antioxidantes em Folhas de Nabos – incluindo betacaroteno, quercetina e miricetina – neutralizam os danos dos radicais livres e ajudam no retardamento do envelhecimento naturalmente.

Os nabos podem aumentar a função imunológica e reduzir o risco de doenças, diminuindo as taxas de estresse oxidativo, o tipo de dano causado pelos níveis descontrolados de radicais livres.

Benefícios das Folhas de Nabos para Combater o Câncer:

Danos causados por radicais livres ao DNA podem alterar o material genético localizado dentro das células, aumentando assim a chance de desenvolvimento de células cancerígenas.

Um benefício dos nutrientes dos nabos é sua alta fonte de glucosinolatos, que vários estudos epidemiológicos identificaram ter uma relação inversa com o desenvolvimento de câncer, especialmente câncer de cólon e reto.

Em estudos com animais, o consumo de vegetais que contêm glucosinolatos está associada a taxas mais baixas de certas atividades enzimáticas que resultam em danos no DNA e na mutação celular, o que pode levar ao crescimento de tumores cancerígenos.

Muitos outros estudos mostram que a vitamina A e a vitamina C, ambas altamente presentes em verduras como o nabo, também ajudam na proteção do corpo contra o câncer.

Estudos mostram que vegetais verdes crucíferos e folhosos estão mais intimamente ligados à prevenção do câncer de bexiga, câncer de mama, câncer de cólon, câncer de pulmão, câncer de próstata e câncer de ovário.

Benefícios das Folhas de Nabos para Prevenir Doenças Cardíacas:

O consumo de vegetais crucíferos está inversamente associado ao risco de mortalidade por doenças cardíacas em homens e mulheres, de acordo com um relatório publicado em 2011.

Além disso, o consumo de vegetais crucíferos está associado a um risco reduzido de mortalidade total e por doença cardiovascular.

Os nabos e outros vegetais crucíferos são ricos em antioxidantes, vitaminas, ácido fólico, fibras e vários fitoquímicos que afetam positivamente a saúde do coração através de múltiplas vias biológicas.

Por exemplo, acredita-se que o dano oxidativo ao colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade ou “ruim”) seja um fator significativo no desenvolvimento de doenças cardíacas, mas um benefício importante dos nutrientes das Folhas dos Nabos é que elas ajudam a diminuir o colesterol LDL.

Vegetais verdes folhosos também são eficazes na redução dos níveis de pressão alta, homocisteína, estresse oxidativo e inflamação – todos os quais podem contribuir para doenças cardiovasculares, ataques cardíacos ou derrames.

O folato e as fibras são dois outros nutrientes encontrados nos nabos que os tornam excelentes para proteger a saúde cardiovascular. O folato é uma importante vitamina do complexo B que ajuda a prevenir o desenvolvimento nocivo de homocisteína nas artérias, enquanto a fibra ajuda na diminuição dos níveis de colesterol LDL.

Folhas de Nabos para Prevenir Doenças Cardíacas

Folhas de Nabos para Prevenir Doenças Cardíacas

Benefícios das Folhas de Nabos por ser Fonte de Vitamina K:

Somente uma xícara de nabos cozidas fornece mais de 600 % de suas necessidades diárias de vitamina K! Isso é importante para manter a saúde óssea e prevenir quebras ósseas, pois o baixo consumo de vitamina K na dieta está associada a um aumento do risco de fraturas de quadril em homens e mulheres.

Existem fortes associações entre o consumo dietética de vitamina K de fontes alimentares, como vegetais de folhas verdes e densidade mineral óssea saudável.

Por exemplo, um estudo de 2003 descobriu que mulheres com os níveis mais baixos de consumo de vitamina K tinham medidas significativamente mais baixas de densidade mineral óssea comparadas às mulheres com maior consumo de vitamina K.

Especialmente quando alguém envelhece e seus ossos naturalmente se tornam mais finos, manter a densidade óssea comendo muitos alimentos integrais e exercitando-se é importante para reduzir o risco de fraturas ósseas, osteoporose e dor.

Benefícios das Folhas de Nabos para Saúde dos Olhos:

Pesquisas sobre os nutrientes das Folhas de Nabos revelam que elas contêm antioxidantes carotenoides – como o betacaroteno, a luteína e a zeaxantina – que protegem os olhos.

A luteína e a zeaxatina, dois dos principais carotenoides da mácula e da retina humana, também são pigmentos naturais encontrados em várias frutas coloridas e vegetais de folhas verdes.

Esses antioxidantes podem ser protetores no desenvolvimento de doenças oculares, como a degeneração macular, porque absorvem a luz azul nociva que entra nos olhos.

Embora seus efeitos ainda não estejam claros, pesquisas nos mostram que, como os antioxidantes bloqueiam os danos causados pela luz, uma vez absorvidos, ajudam na redução dos efeitos da dispersão da luz no desempenho visual e protegem contra as reações fotoquímicas que podem danificar os olhos ao longo do tempo.

Benefícios das Folhas de Nabos Contra Diabetes:

Muitos estudos sugerem que há um forte benefício em consumir altos níveis de antioxidantes de vários vegetais e frutas, a fim de gerenciar as complicações do diabetes.

Outro benefício dos nutrientes das Folhas de Nabos é que seus antioxidantes podem defender o corpo do diabetes e diminuir o risco de complicações como distúrbios oculares ou doenças cardíacas.

Altos níveis de radicais livres podem levar a danos de enzimas celulares que resultam no desenvolvimento de resistência à insulina, a principal causa de diabetes e outras formas de síndrome metabólica.

Os radicais livres são formados em pacientes diabéticos pela oxidação da glicose e, como resultado, pessoas com diabetes tendem a ter níveis aumentados de espécies reativas de oxigênio (radicais livres).

Os diabéticos são mais propensos a ter catarata, pressão alta e colesterol alto, bem como lutar contra a inflamação e ganho de peso – mas os antioxidantes podem ajudar a controlar esses problemas, diminuindo o estresse oxidativo.

Benefícios das Folhas de Nabos para Prevenir o Declínio Cognitivo:

O dano oxidativo ao tecido nervoso adiposo está associado a um maior risco de várias formas de distúrbios do sistema nervoso e do cérebro, incluindo a doença de Alzheimer e a demência.

Um dos principais grupos antioxidantes dos nabos, chamado sulforafanos, protege a saúde do cérebro e a função cognitiva porque têm efeitos cito-protetores contra o estresse oxidativo.

Em estudos com animais, mostro que, quando ratos receberam o tipo de sulforafano encontrado em vegetais crucíferos na forma de extrato e, em seguida são expostos a altos níveis de estresse oxidativo nas regiões do córtex e hipocampo do cérebro, eles experimentaram efeitos neuroprotetores significativos em comparação com outros ratos que não receberam sulforafano.

Como Comprar Nabos:

No Brasil, os nabos geralmente podem ser encontrados em feiras livres de agricultores e em mercados nos meses de outono e inverno, quando são recém-colhidos. A planta do nabo, que também produz o grande vegetal de raiz de nabo branco, é comumente cultivada em climas temperados em todo o mundo.

Na maioria dos casos, os colhedores da planta de nabo cultivam por sua raiz branca e bulbosa, que é um legume popular em todo o mundo para o consumo humano e pecuário.

Ao comprar nabiças, procure folhas profundamente coloridas e livres de algumas características, como murchas. Evitar folhas moles e manchadas que começaram a deteriorar-se irá garantir que os valiosos antioxidantes pelos quais os nutrientes dos nabos são conhecidos ainda estejam presentes.

Normalmente, você pode encontrar nabos ligados às suas grandes raízes brancas em mercados frescos; corte as raízes e tente assá-las, mantendo as folhas de lado para branquear rapidamente, fritar ou adicioná-las a sopas e ensopados.

Folhas de Nabos

Folhas de Nabos

Como Cozinhar Nabo:

Ambos, as Folhas de Nabos e as raízes brancas da planta de nabo têm um sabor picante semelhante ao repolho cru ou rabanetes. Seu sabor também é descrito como sendo semelhante ao da mostarda, ambos com um sabor apimentado.

Plantas de nabo bebê também são cultivadas em todo o mundo, embora em quantidades menores. Estes vêm em variedades de cor amarela, laranja e vermelha e têm um sabor mais suave, ao contrário dos nabos maiores de sabor mais forte.

As pessoas geralmente preferem comer verduras cruas, como em saladas como os rabanetes são usados.

Qualquer gosto amargo das folhas de nabo pode ser reduzido fervendo-os rapidamente e, em seguida, imergindo em água fresca e fria para preservar sua cor verde brilhante.

A maioria das pessoas prefere o sabor dos nabos quando são cozidos e salgados, pois isso ajuda a torná-los mais leves e versáteis em receitas. Para cozinhar rapidamente as verduras e liberar alguns dos nutrientes, leve um pote de água para ferver e adicione os vegetais limpos por apenas 2 a 3 minutos, depois escorra e descarte a água.

Efeitos Colaterais e Contraindicações dos Nabos:  

Como outras folhas verdes, os nutrientes dos nabos contêm um baixo nível de oxalatos, substâncias naturais que são encontradas em uma variedade de alimentos integrais que às vezes podem cristalizar e causar problemas de saúde para certas pessoas.

Os oxalatos não representam um risco para a maioria das pessoas, mas podem tornar-se problemáticos para qualquer pessoa com problemas renais ou de vesícula biliar, como pedras nos rins ou gota. Portanto, é necessário consultar o seu médico acerca de restrições específicas caso tenha um desses problemas conhecidos.

0/5 (0 Reviews)
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

Comentários

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.