Doenças

Fibrose Cística – Causas, Sintomas e Tratamentos

Por Alan Costa, em 22/06/2017 (atualizado em 09/02/2024)

Fibrose Cística – Causas, Sintomas e Tratamentos os medicamentos serve para tratar e prevenir infecções nos pulmões. Alem disso, a Fibrose Cística, é também conhecida como mucoviscidose, é uma doença genética, hereditária, autossômica e recessiva, ou seja, passa de pai/mãe para filho(a). Sua principal característica é o acúmulo de secreções mais densas e pegajosas nos pulmões, no trato digestivo e em outras áreas do corpo.

A fibrose cística afeta as células que produzem suor, muco e enzimas digestivas. Normalmente, esses fluidos secretos são finos e suaves como o azeite. Eles lubrificam vários órgãos e tecidos, impedindo-os de ficarem muito secos ou infectados. Em pessoas com Fibrose Cística, no entanto, um gene defeituoso faz com que os fluidos se tornem grossos e pegajosos. Em vez de atuar como um lubrificante, os fluidos entupam os dutos, tubos e passagens do corpo.

Isso pode levar a problemas que ameaçam a vida, incluindo infecções, insuficiência respiratória e desnutrição. É fundamental ter tratamento para Fibrose Cística imediatamente. O diagnóstico precoce e o tratamento são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e prolongar a expectativa de vida útil. Então, confira agora Fibrose Cística – Causas, Sintomas e Tratamentos.

Causa da Fibrose Cística: A Fibrose Cística ocorre como resultado de um defeito no chamado gene “regulador de condutância trans membranar da Fibrose Cística” ou gene CFTR. Este gene controla o movimento de água e sal dentro e fora das células do seu corpo. Uma mutação súbita, ou mudança, no gene CFTR faz com que seu muco se torne mais espesso e mais pegajoso do que deveria ser. Este muco anormal se acumula em vários órgãos em todo o corpo, incluindo:

  • Intestino.
  • Pâncreas.
  • fígado.
  • pulmões.
  • Também aumenta a quantidade de sal no seu suor.

Muitos defeitos diferentes podem afetar o gene CFTR. O tipo de defeito está associado à gravidade da Fibrose Cística. O gene danificado é transmitido à criança de seus pais. Para ter fibrose cística, uma criança deve herdar uma cópia do gene de cada pai. Se eles apenas herdam uma cópia do gene, eles não desenvolverão a doença. No entanto, eles serão um portador do gene defeituoso, o que significa que eles podem passar o gene para seus próprios filhos.

Sintomas da Fibrose Cística: Os sintomas da Fibrose Cística podem variar de acordo com a pessoa e a gravidade da condição. A idade em que os sintomas se desenvolvem também pode diferir. Os sintomas podem aparecer na infância, mas para outras crianças, os sintomas podem não começar até após a puberdade ou mesmo mais tarde na vida.

À medida que o tempo passa, os sintomas associados à doença podem melhorar ou piorar. Um dos primeiros sinais de Fibrose Cística é um forte sabor salgado à pele. Os pais de crianças com Fibrose Cística cística mencionaram provar essa agilidade ao beijar seus filhos.

Sintomas de Fibrose Cística Resultam de Complicações que Afetam:

  • os pulmões.
  • o pâncreas.
  • o fígado.
  • Outros órgãos glandulares.

Tratamento da Fibrose Cística: A ingestão de medicamentos na Fibrose Cística serve para tratar e prevenir infecções nos pulmões e no sistema digestivo. Os remédios que podem ser prescritos pelo médico incluem:

  • Antibióticos para tratar e prevenir infecções pulmonares.
  • Broncodilatadores para ajudar a manter as vias aéreas abertas e relaxar os músculos dos brônquios.
  • Mucolíticos para ajudar a liberar o muco.
  • Enzimas pancreáticas para ajudar o aparelho digestivo a digerir o alimento e absorver os nutrientes necessários.
  • Nos casos em que o sistema respiratório piora e o paciente apresenta complicações como bronquite ou pneumonia, por exemplo, pode precisar de receber oxigênio através de uma máscara.
Sair da versão mobile