Gravidez

Elixir de inhame – como tomar? para que serve e colaterais!

Por Alan Costa, em 03/08/2018 (atualizado em 09/06/2022)
elixir do inhame

O elixir do inhame é uma solução normalmente usada para eliminar toxinas do corpo, no entanto, também pode ajudar a aliviar a dor causada pela cólica e facilitar a digestão, por exemplo. O elixir do inhame pode ser chamado de elixir de yam-la-costa, e o nome científico da planta do inhame é Dioscorea.

elixir do inhame

Popularmente, este produto é ainda utilizado para aumentar a fertilidade da mulher devido à sua rica composição em Vitamina B6, que ajuda a regular os níveis de progesterona, facilitando a ovulação.

Ele pode ser encontrados em algumas lojas de produtos naturais, mas sua venda foi terminada em farmácias, pela Anvisa, uma vez que a fórmula contém elevadas quantidades de álcool que podem viciar.

Benefícios:

É útil para:

  • Ajuda a eliminar toxinas do corpo através do suor e da urina;
  • Limpa a pele, reduzindo a aparência da acne;
  • Alivia inflamações nas articulações causadas por Reumatismo e artrite;
  • Diminui a dor causada por cólicas, dores menstruais ou dores de parto;
  • Facilita a digestão de alimentos gordurosos, como batatas fritas e salgadinho, por exemplo.

Ajuda a engravidar?

O consumo de inhame parece estimular a produção de óvulos pelos ovários, podendo influenciar a fertilidade e aumentar as chances de gravidez ou ainda de ter gêmeos ou trigêmeos. Esse efeito do inhame é devido à diosgenina, uma substância com estrutura semelhante a hormônios femininos que estimula os ovários a produzirem mais de um óvulo durante a ovulação. No entanto, não existem estudos científicos que comprovem que o elixir de inhame possa tratar problemas de fertilidade em mulheres.

Propriedades:

As propriedades do elixir de inhame incluem sua ação depurativa, anti-inflamatória, analgésica, antiespasmódica, anti-reumática, diurética e suada.

Como tomar:

O elixir de inhame deve ser tomado por via oral, 1 colher de sopa deve ser tomada diariamente uma almoço e outra no jantar, não deve ser tomado por mais de 3 meses.

Efeitos colaterais:

Pode causar náuseas e dores de estômago, pois contém saponina em sua composição.

O elixir do inhame não engorda se tomado de acordo com as indicações prescritas, você não deve comer mais de 4 colheres de sopa por dia.

Contra-Indicações:

O consumo de elixir de inhame é contraindicado para crianças menores de 14 anos, gestantes e mulheres que amamentam por conter álcool em sua composição.

Sair da versão mobile