Doenças

Eczema Seborreico – O que é, Sintomas e Tratamentos!

Por Alan Costa, em 26/06/2017 (atualizado em 06/11/2019)
Eczema Seborreico

Eczema Seborreico – O que é, Sintomas e Tratamentos desta doença. Além disso, o Eczema Seborreico é uma condição de pele muito comum que causa vermelhidão, manchas escamosas e caspa. A maioria das vezes afeta o couro cabeludo, mas também pode desenvolver-se em áreas oleosas do corpo, como o rosto, a parte superior do tórax e as costas.

Quando os bebês desenvolvem essa condição, é conhecido como boné de berço. Geralmente, ele se desenvolve dentro das primeiras semanas de vida e desaparece gradualmente ao longo de várias semanas ou meses.

O Eczema Seborreico é uma doença inflamatória da pele, habitualmente crônica. Apesar da designação, não significa que quem dela sofre manifeste seborreia, isto é aumento da secreção sebácea (tipo sebo) da pele.

Causas do Eczema Seborreico: A causa exata do Eczema Seborreico não é conhecida. No entanto, os médicos acreditam que existem dois fatores principais que podem contribuir para o desenvolvimento da condição. O primeiro fator é a superprodução de petróleo. Uma quantidade excessiva de óleo na pele pode atuar como irritante, fazendo com que a pele fique vermelha e gordurosa.

O segundo fator que contribui é Malassezia , que é um tipo de fungo que é naturalmente encontrado nos óleos da pele. Às vezes, pode crescer anormalmente, fazendo com que a pele secrete mais óleo do que o habitual. O aumento da produção de óleo pode levar a Eczema Seborreico.

Sintomas do Eczema Seborreico: Os sintomas do Eczema Seborreico são muitas vezes agravados por vários fatores, incluindo estresse, mudança de estações e uso intenso de álcool. Os tipos de sintomas que se desenvolvem podem variar de pessoa para pessoa. Também é possível que os sintomas ocorram em diferentes partes do corpo.

Áreas Afetadas: O Eczema Seborreico tende a se desenvolver em áreas oleosas do corpo. A maioria das vezes afeta o couro cabeludo, mas também pode ocorrer nas seguintes áreas:

  • Dentro e ao redor das orelhas;
  • Nas sobrancelhas;
  • No nariz;
  • Nas Costas;
  • couro cabeludo e outros.

O Eczema Seborreico Apresenta Aparência e Conjunto de Sintomas Distintos:

  • A pele desenvolve manchas escamosas que se acumulam. Os remendos podem ser de cor branca ou amarelada. Este problema é comumente conhecido como caspa. Pode ocorrer no couro cabeludo, cabelos, sobrancelhas ou barba.
  • A pele na área afetada tende a ser gordurosa e oleosa.
  • A pele na área afetada pode ser vermelha.
  • A pele na área afetada pode ser comichosa.
  • A perda de cabelo pode ocorrer na área afetada.

Diagnósticos do Eczema Seborreico: Os sintomas do Eczema Seborreico são semelhantes aos de outras condições da pele, incluindo rosácea e psoríase . Para fazer um diagnóstico preciso, o seu médico irá realizar um exame físico e inspecionar cuidadosamente as áreas afetadas. Eles também vão te perguntar sobre seus sintomas, inclusive quando eles começaram e com que frequência você os experimenta.

Seu médico também pode querer fazer uma biópsia antes antes de fazer um diagnóstico preciso. Durante este procedimento, seu médico irá raspar as células da pele da área afetada. Essas amostras serão então enviadas para um laboratório para análise. Os resultados ajudarão a excluir outras condições que possam estar causando seus sintomas.

Eczema Seborreico

Tratamentos do Eczema Seborreico: Seu médico provavelmente recomendará que você consuma remédios caseiros antes de considerar os tratamentos médicos. Os shampoos de caspa são freqüentemente usados ​​para tratar Eczema Seborreico no couro cabeludo. Eles geralmente precisam ser usados ​​todos os dias para resultados ótimos. Certifique-se de seguir todas as instruções no frasco cuidadosamente.

Outros Tratamentos Domésticos que Podem Ajudá-lo a Tratar o Eczema Seborreico Incluem:

  • Uso de cremes antifúngicos e anti-coceira no mercado;
  • Uso de sabão hipoalergênico e detergente;
  • Enxágue bem o sabão e shampoo da pele e do couro cabeludo;
  • Raspar o bigode ou barba;
  • Vestir roupas de algodão soltas para evitar irritação da pele.
Sair da versão mobile