Doenças

Dislexia – O que é, Sintomas e Tratamentos!

Por Alan Costa, em 28/06/2017 (atualizado em 08/11/2019)
Dislexia

Dislexia – O que é, Sintomas e Tratamentos dessa condição que muitos desconhecem. Além disso, A Dislexia é a dificuldade de aprendizagem mais comum em crianças e persiste ao longo da vida. A gravidade da Dislexia pode variar de leve a grave. Quanto mais cedo a dislexia é tratada, mais favorável é o resultado. No entanto, nunca é tarde demais para pessoas com Dislexia aprender a melhorar suas habilidades linguísticas.

Dislexia

A Dislexia pode não ser detectada nos primeiros graus da escolaridade. As crianças podem ficar frustradas com a dificuldade em aprender a ler. É importante notar que outros problemas podem disfarçar a Dislexia, como uma criança pode:

  • Mostre sinais de depressão e baixa auto-estima
  • Tem problemas de comportamento em casa, bem como na escola, que muitas vezes se manifestam
  • Tornar-se desmotivado e desenvolver uma aversão para a escola, e seu sucesso pode ser comprometido se o problema ainda não for tratado.

O que causa: crianças com Dislexia têm dificuldade em aprender a ler, apesar das instruções tradicionais, pelo menos inteligência média, e motivação adequada e oportunidade de aprender. É pensado para ser causado por deficiência na capacidade do cérebro para processar os fonemas (as unidades de fala mais pequenas que fazem palavras diferentes entre si). Não resulta de problemas de visão ou audição. Não é devido a atrasos mentais, danos cerebrais ou falta de inteligência.

As causas variam com o tipo. Na Dislexia primária, muita pesquisa se concentra nos fatores hereditários. Os pesquisadores identificaram recentemente genes específicos identificados como possivelmente contribuindo para os sinais e sintomas da dislexia. Esta pesquisa é muito importante porque isso pode permitir a identificação dessas crianças em risco de desenvolver dislexia e permitir intervenções educacionais anteriores e melhores resultados.

Quais são os Diferentes Tipos de Dislexia: Dislexia primária: este é o tipo mais comum de Dislexia, e é uma disfunção do lado esquerdo do cérebro (córtex cerebral), e não é alterada, e não muda com a idade. Existe uma variabilidade na gravidade da deficiência para indivíduos com este tipo de dislexia e a maioria dos que recebem uma intervenção educacional apropriada terá sucesso acadêmico ao longo de suas vidas.

Infelizmente, há outros que continuam a lutar significativamente com a leitura, escrita e ortografia durante a vida adulta. A Dislexia primária é passada em linhas familiares através de genes (hereditários) ou através de novas mutações genéticas e é encontrada mais frequentemente em meninos do que em meninas. Dislexia secundária ou de desenvolvimento: este tipo de dislexia é causada por problemas de desenvolvimento cerebral durante os estágios iniciais do desenvolvimento fetal . A dislexia do desenvolvimento diminui à medida que a criança amadurece. Também é mais comum em meninos.

Dislexia do trauma: Este tipo de Dislexia geralmente ocorre após alguma forma de trauma cerebral ou lesão na área do cérebro que controla a leitura e a escrita. É raramente visto na população em idade escolar atual.

Quais são os Sinais e Sintomas: Os s professores de sala de aula podem não ser capazes de determinar se uma criança tem Dislexia. Eles podem detectar sinais iniciais que sugerem uma avaliação adicional por um psicólogo ou outro profissional de saúde para realmente diagnosticar o transtorno, Sinais e sintomas de dislexia.

  • Desenvolvimento de linguagem inicial atrasada
  • Problemas reconhecendo as diferenças entre sons semelhantes ou segmentando palavras.
  • Aprendizagem lenta de novas palavras de vocabulário
  • Dificuldade em copiar do quadro ou de um livro.
  • Dificuldade para aprender habilidades de leitura, escrita e ortografia
  • Uma criança pode não conseguir lembrar o conteúdo, mesmo que envolva um vídeo favorito ou um livro de histórias.
  • Problemas com relações espaciais podem se estender além da sala de aula e ser observados no playground. A criança pode parecer não coordenada e ter dificuldade
  • com esportes ou jogos organizados.
  • A dificuldade com esquerda e direita é comum, e muitas vezes o domínio de ambas as mãos não foi estabelecido.

Tratamento: Atualmente não há “cura”. O tratamento destina-se a fornecer estratégias compensatórias para lidar com a desordem no cotidiano. Quanto mais cedo uma criança é diagnosticada e recebe apoio, mais provável ele ou ela conseguirá melhorias a longo prazo. O tratamento pode incluir o seguinte:

  • Testes psicológicos: isso ajuda o professor a desenvolver um programa de ensino melhor orientado para a criança. As técnicas costumam envolver o acesso aos sentidos da criança, incluindo toque, visão e audição.
  • Orientação e apoio: é vital para a auto-estima e a ambição pessoal da criança, que eles são lembrados de que, embora a leitura e a escrita possam ser um problema, milhões de pessoas com Dislexia em todo o mundo prosperaram e tornaram-se cidadãos bem-sucedidos e produtivos.
    Avaliação contínua: adultos com Dislexia podem se beneficiar da avaliação para aprimorar ou refinar suas estratégias de enfrentamento e identificar as áreas onde é necessário mais apoio.
Sair da versão mobile