Dietas

Dieta das 3 horas: funciona? como fazer, benefícios, cardápio e dicas

Por Alan Costa, em 23/02/2022 (atualizado em 22/04/2022)

A dieta das 3 horas vem sendo uma dieta bastante eficaz para quem busca emagrecer.

Além do mais, existem várias dietas para você escolher, e hoje a que vamos mostrar é  uma dieta simples de seguir e que pode se encaixar em qualquer estilo de vida.

Já não é mais nenhuma novidade que comer de 3 em 3 horas é o segredo para reeducar a alimentação sem restrições, pois as refeições fracionadas acabam evitando a compulsão alimentar, além de queimar gordura e tornar os resultados mais duradouros, por essas e outras, a dieta das 3 horas vem fazendo muito sucesso entre quem busca perder peso sem grandes sacrifícios.

 

Dieta das 3 horas: funciona? como fazer, benefícios, cardápio e dicas

 

Primeiramente é bom saber que o mais importante para quem vai procurar uma dieta, independente de qual seja, é a sua própria força de vontade, é o querer emagrecer.

Quem leva a sério e tem força de vontade para cumprir uma dieta, o resultado é sempre o sucesso.

 

Como funciona a dieta das 3 horas

A dieta das 3 horas é um plano alimentar que envolve comer pequenas porções de alimentos a cada três horas ao longo do dia.

Ao comer em horários específicos e frequentes ao longo do dia, Cruise diz que o metabolismo mantém-se constantemente em funcionamento, reduzindo a gordura corporal e mantendo um peso mais saudável.

Há ainda um estudo que diz que o consumo de proteína de 3 em 3 horas é mais adequado do que ingerir em qualquer outro horário do dia como antes ou após o treino, por exemplo.

É indicado que a proteína seja consumida durante todo o dia de acordo com suas necessidades referentes ao peso e nível de atividade.

A principal justificativa de Cruise ao desenvolver essa dieta das 3 horas é baseada na crença de que se o indivíduo fica mais de 3 horas sem introduzir nenhum tipo de alimento em seu organismo, ele entra em “modo de fome”.

Ao entrar nesse modo, o corpo começa a armazenar gordura e queimar músculo, diminuindo o seu metabolismo como se estivesse se preparando para um período de fome.

Assim, ao comer com maior frequência o metabolismo é mantido em funcionamento, ajudando a queimar gordura durante o dia inteiro.

 

Razões para adotar a dieta das 3 horas

1. Perda de peso:

Especialistas confirmam que comer de 3 em 3 horas emagrece porque você terá mais fome se ficar sem comida por mais de 3 horas. Isso pode fazer você comer demais na próxima refeição, prejudicando a perda de gordura.

2. Menos fome:

Pequenas refeições parecem diminuir o tamanho do estômago ao longo do tempo. Seu estômago ficará cheio por mais tempo. Além disso, você também estabilizará os níveis de glicose e insulina no sangue.

3. Mais energia:

Comer 3 grandes refeições no dia pode te deixar sonolento e letárgico. Já os benefícios de pequenas refeições incluem: mais energia e melhor foco.

4. Mais fácil seguir a dieta:

Saber que você terá uma refeição saudável dentro de 3 horas faz muita diferença. Psicologicamente, isso torna mais fácil manter sua dieta saudável, principalmente se você sofre de ansiedade.

5. Evita a perda de massa muscular:

Seu metabolismo vai estar sempre ativo e você certamente não perderá massa muscular. O importante é realizar as refeições pré e pós-treino normalmente para manter a ganhar massa magra.

Além disso, estudos mostram que em uma dieta rica em proteína, o consumo dessas proteínas em 6 refeições diárias tem efeitos positivos sobre a composição corporal. De acordo com um estudo de 2009 publicado no Journal of Nutrition, a proteína é capaz de aumentar a saciedade e o gasto de energia do seu corpo.

Pontos positivos da dieta das 3 horas

O consumo de alimentos a cada três horas traz inúmeros benefícios para o organismo que, em conjunto, levam à perda de peso.

O primeiro é manter o metabolismo acelerado, o que faz com que o corpo constantemente gaste energia e, consequentemente, queime mais calorias.

O consumo regular de alimentos também evita longos períodos de fome, que prevenindo os momentos de compulsão.

Também há uma redução na ação do hormônio cortisol, responsável pelo desejo por doces. Ou seja, menos recaídas e menos vontade de encher a cara de chocolate.

Pontos negativos da dieta das 3 horas

Provavelmente, uma das maiores dificuldades da dieta das 3 horas, é o fato dela ser “pouco prática” e difícil de coordenar com o dia-a-dia corrido e imprevisível da maioria das pessoas.

Para conseguir alimentar-se corretamente, e três em três horas, é necessário ter uma grande dose de disciplina e um certo controle sobre seus horários – o que nem todas as pessoas têm.

Além disso, essa é uma dieta que, por seu funcionamento, deve ser acompanhada de exercícios físicos regulares.

 

Dieta das 3 horas: funciona? como fazer, benefícios, cardápio e dicas

Cardápio da dieta das 3 horas

Os horários são a chave da dieta, é obrigatório respeitá-los.

1º Dia:

Café: 200ml de suco de laranja natural sem açúcar/3 bolachas de água e sal e 1 maçã.
Almoço: 1 colherer (sopa) de feijão e 1 filé de frango/ salada: tomate e alface (a gosto) (sem tempero, só sal se quiser)
Lanche: 1 Laranja
Jantar: 1 ou 2 conchas de caldo de feijão e suco de limão (com adoçante)

2º Dia:

Café: 200ml de suco de abacaxi natural sem açúcar (com adoçante)
Almoço: 1 Colher (sopa) de arroz e 1 de feijão /salada : tomate e alface (a gosto) (sem tempero, só sal se quiser)
Lanche: 1 mamão pequeno
Jantar: 1 ou 2 conchas de caldo de feijão e suco de laranja (sem açúcar)

3º Dia:

Café: 1 xícara de chá verde, ou chá mate, ou chá branco (com adoçante)
Almoço: 1 envelope de Vono (sopa de saquinho)
Lanche: 2 fatias de abacaxi
Jantar: 1 colher (sopa) de arroz e salada :tomate, pepino e alface) – (a gosto) (sem tempero, só sal se quiser)

4º Dia:

Café: 1 xícara de chá verde,ou chá mate, ou chá branco (com adoçante)
Almoço: salada: tomate, pepino, e couve (a gosto) (sem tempero, só sal se quiser)
Lanche: 1 limão (limonada com adoçante) e 1 maçã
Jantar: 1 envelope de Vono (sopa de saquinho)

5º Dia:

Café: 2 xícaras de chá verde, ou chá mate,ou chá branco (com adoçante)
Almoço: 1 Colher (sopa) de feijão com 1 batata média
Lanche: 1 fatia de abacaxi
Jantar: Salada: tomate e alface (a gosto) (sem tempero, só sal se quiser)

Dicas extras da dieta das 3 horas

Antes de seguir a dieta das 3 horas ou qualquer tipo de programa alimentar, você deve consultar seu médico e nutricionista para se certificar de que o método é realmente o mais adequado para o seu caso, tendo em vista seus objetivos e saúde, e ter ajuda na hora de montar um cardápio que seja ideal para você.

É importante saber ainda que a eliminação das frutas da alimentação não é recomendada.

Isso porque, apesar de possuírem a frutose de maneira natural, elas não costumam apresentar uma quantidade de calorias e oferecem nutrientes como vitaminas e minerais, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Assim, a orientação é livrar-se de itens industrializados ou comidas não saudáveis e pouco nutritivas que possuam o composto no lugar de deixar de ingerir as frutas.

Sair da versão mobile