Nutrição

Dieta da sonda: o que é? como fazer, benefícios e cardápio

Por Alan Costa, em 14/03/2022 (atualizado em 26/04/2022)
dieta da sonda (1)

A dieta da sonda também tem seu lado impactante, já que ambos os profissionais de saúde dizem que você pode perder peso em apenas dez dias, sem efeito rebote e os pacientes aprendem uma nova maneira de comer para não ganhar os quilos perdidos.

 

Dieta da sonda: o que é? como fazer, benefícios e cardápio

 

Com duas fases ou fases para a sua realização, a dieta da sonda é baseada fundamentalmente em fornecer ao corpo apenas as gorduras e proteínas necessárias para eliminar os carboidratos, portanto, para muitos especialistas em saúde é um plano de perder peso insalubre.

O que é a dieta da sonda?

A dieta da sonda é um plano para perder peso muito agressivo porque força o corpo à cetose, ou seja, o corpo queima gordura.

Este método inovador e também controverso de perder peso e porque promete que você pode perder cerca de 10 quilos em 10 dias, muitas pessoas consideram seguir este plano e buscar informações sobre ele.

Como é um plano para perder peso que deixa os parâmetros conhecidos, porque é necessário colocar uma sonda nasogástrica, requer supervisão médica constante e é geralmente recomendado que todo o tratamento seja realizado em uma clínica.

Uma dieta que ganha mais adeptos a cada dia e alguns especialistas descrevem como “extrema, mas não nocivo” pode ser um método simples de dieta, organizações como a Associação Espanhola de Dietistas Nutricionistas (AEDN) que desencorajado existente, porque é uma dieta milagrosa que pode causar efeitos prejudiciais à saúde.

Como fazer a dieta da sonda?

Para que o paciente possa se alimentar, mas, por sua vez, emagrecer, é colocada uma sonda nasogástrica conectada a uma mochila.

O tubo é colocado através do nariz e chega ao estômago e com isso o corpo recebe os nutrientes de que necessita diariamente através de uma bomba.

Durante a primeira fase da dieta da sonda, o paciente não come nenhum alimento, mas para compensar recebe suplementos equivalentes a cerca de 800 calorias por dia.

A Dieta da Sonda tem uma duração total de 24 dias divididos em duas etapas, embora não seja obrigatório realizar a segunda fase e o mais importante é que você não consuma nenhum alimento sólido.

De acordo com especialistas em questões de saúde, a colocação do cateter é indolor e não causa desconforto.

A sonda pode ser separada da mochila por cerca de 15 minutos por dia para realizar atividades básicas, como tomar banho.

Tal como para as duas fases da dieta da sonda, é claro que a primeira fase dura cerca de 10 dias e a sonda é ligada a uma mochila que o paciente leva sempre.

E aqueles que não querem apenas perder peso, mas também querem ter certeza de que não sofrem o temido “efeito rebote” ou retornam a ter gordura, devem fazer a segunda fase.

Nele, o tubo torácico é retirado e, aos poucos, retoma um alimento normal ou sólido, e o paciente é instruído com informações especiais sobre os conceitos de alimentação saudável.

Durante a segunda fase da reabilitação, o paciente começa a ingerir alimentos sólidos e suplementos nutricionais. Com esse plano, espera-se que a pessoa crie novos hábitos alimentares, como aprender a mastigar, ou como e o que comer, para não sofrer o temido “efeito rebote”.

Como funciona a dieta da sonda?

 

A sonda é conectada a uma mochila (é por isso que também é conhecida como a dieta mochila), onde a solução que é introduzida pela sonda é realizada, composta principalmente de proteínas, vitaminas e aminoácidos.

Além disso, essa solução é de 24 horas e, uma vez terminada, é recarregada. As gorduras e carboidratos são totalmente dispensados da dieta da sonda.

Durante dez dias, o transportador da sonda não come nenhum alimento.

Sim, você ouviu corretamente, toda a nutrição é realizada através da sonda.

Além disso, durante este período, nenhum alimento sólido é mastigado, apenas a mochila é removida em curtos períodos de tempo, que não excedem 15 minutos e algumas vezes por dia.

O que comer na dieta da sonda?

Na verdade quem segue a dieta da sonda não ingere, durante o tempo que durar o tratamento, qualquer alimento sólido, por isso os médicos em sua maioria falam de uma dieta extrema.

Este sistema de alimentação é geralmente usado para alimentar pacientes em coma, bem como em alguns casos de anorexia ou para pacientes com câncer que recebem quimioterapia e têm dificuldade em comer.

Com base neste tipo de alimento e desta forma a ingerir nutrientes sonda Diet conhecido pela sigla KE (Ketogenic Enteral) tornou-se popular graças a Oliver di Pietro, que a partir de sua clínica em Miami, que defende o princípio de que os pacientes eles não passam fome porque o suprimento de comida é constante.

 

Dieta da sonda: o que é? como fazer, benefícios e cardápio

Vantagens e desvantagens da dieta da sonda

Deve ser lembrado que nos primeiros dias da dieta da sonda, como com todos os planos para perder peso por um curto período de tempo, o corpo perde gordura, mas também água e proteínas vitais.

Como resultado do acima exposto, uma vez completada a dieta da sonda, o peso pode ser recuperado rapidamente, a menos que seja efetuado um bom plano de reeducação alimentar.

A consequência é que pode haver um ganho de peso maior do que quando se inicia a dieta e, geralmente, a recuperação do peso é geralmente tão rápida quanto a perda. Mas vamos olhar para as vantagens e desvantagens:

Vantagens da dieta da sonda:

Desvantagens da dieta da sonda:

  • Eles suprimem nutrientes necessários, como vitaminas ou minerais.
  • É uma dieta dos chamados dissociados, mas tão agressiva que força o corpo a cetose, o que significa que o corpo queima gordura.
  • Tem riscos derivados do transporte de sonda nasogástrica e pode causar trauma pós-implante e estreitamento do esôfago devido à cicatrização.
Sair da versão mobile