Uncategorized

13 dicas para engravidar naturalmente!

Por Alan Costa, em 31/07/2018 (atualizado em 20/11/2020)
Dicas Para Engravidar

Com essas dicas para engravidar naturalmente, você terá mais chances de realizar o sonho de ser mãe. Além disso, o desejo de ter filhos saudáveis ​​pode encorajar algumas mulheres a fazer escolhas mais saudáveis ​​quando querem engravidar. As mulheres podem tornar-se mais conscientes dos alimentos, bebidas e drogas que estão colocando em seus corpos e reservar tempo para se exercitar.

Para otimizar a fertilidade das mulheres, cuidar melhor de seus corpos é um bom primeiro passo. O que mais as mulheres podem fazer para melhorar suas chances de ter um bebê? O conselho mais importante para uma mulher que quer engravidar é conhecer seu corpo, especificamente seu ciclo menstrual.

É importante saber até que ponto seus ciclos estão separados para que ela possa ter relações sexuais com mais precisão para tentar engravidar. Aqui estão algumas dicas para engravidar naturalmente, assumindo que nem ela nem seu parceiro tenham um problema conhecido de fertilidade.

Como alinhar seu plano de gravidez com seu ciclo de ovulação:

As mulheres são férteis apenas por alguns dias por mês, então saber que você está fazendo sexo no momento certo vai certamente melhorar suas chances.

Você já tentou a nossa calculadora de ovulação? Basta colocar no primeiro dia do seu último período e a duração do seu ciclo e ele irá mostrar-lhe os melhores dicas para engravidar naturalmente. Também vale a pena comprar um kit de teste de ovulação sem receita , para que você possa acompanhar sua janela de fertilidade e aumentar suas chances.

1. Faça um check-up:

Antes de começar a tentar oficialmente, faça um checkup. Pergunte ao seu médico sobre vitaminas pré-natais que têm ácido fólico, que ajuda a proteger contra alguns defeitos congênitos, como a espinha bífida.

O ácido fólico funciona durante os primeiros estágios da gravidez, e é por isso que é importante ter certeza de que você está recebendo ácido fólico suficiente antes mesmo de engravidar. Faça o ciclo antes de começar a tentar. Se você tiver quaisquer problemas médicos subjacentes, eles precisam estar sob controle antes que você possa engravidar com segurança.

2. Faça sexo no momento certo:

Uma vez que você saiba o seu período de tempo para a ovulação, planeje fazer sexo durante a sua janela mais fértil , que é de dois a três dias antes da ovulação durante o dia em que você ovula.

Se você não tiver certeza de quando será seu período fértil, procure fazer sexo todos os dias ou em dias alternados durante a segunda e terceira semanas de seu ciclo. Dessa forma, é provável que você tenha esperma saudável nas trompas de Falópio sempre que o corpo liberar um óvulo.

Outra dica para engravidar: se você e seu parceiro estão esperando para fazer sexo até o seu período mais fértil, certifique-se que você não tenha passado por um longo período de seca antecipadamente. Seu parceiro deve ejacular pelo menos uma vez nos dias imediatamente antes do período mais fértil. Caso contrário, poderia haver um acúmulo de espermatozoides mortos em seu sêmen.

(Nota: Muitos lubrificantes vaginais , incluindo produtos comprados em lojas, bem como versões caseiras, como azeite de oliva, podem retardar o esperma. Se você quiser usar um, pergunte ao seu provedor para recomendar um que é fertilidade amigável).

3. Alimentos ricos em antioxidantes:

Antioxidantes como folato e zinco podem melhorar a fertilidade tanto para homens quanto para mulheres. Os antioxidantes desativam os radicais livres em seu corpo, o que pode danificar os espermatozoides e os óvulos. Um estudo de homens jovens e adultos descobriu que comer 75 gramas de nozes ricas em antioxidantes por dia melhorou a qualidade do esperma.

Outro estudo que acompanhou 60 casais submetidos à fertilização in vitro descobriu que tomar um suplemento antioxidante resultou em uma chance 23% maior de concepção. Alimentos como frutas , legumes, nozes e grãos são repletos de antioxidantes benéficos, como vitaminas C e E, folato, beta-caroteno e luteína

3. Mantenha um peso adequado:

Ser muito pesada pode reduzir as chances de uma mulher engravidar, mas ser muito magra pode tornar ainda mais difícil ter um bebê. Então uma das dicas para engravidar naturalmente é manter o peso adequado.

A pesquisa mostrou que uma mulher que está acima do peso (seu índice de massa corporal , ou IMC, é maior que 35) pode levar o dobro do tempo para engravidar do que uma mulher cujo IMC é considerado normal. Uma mulher que está abaixo do peso (seu IMC é menor do que 19) pode levar quatro vezes mais tempo para conceber.

Ter muita gordura corporal produz estrogênio em excesso , o que pode interferir na ovulação. Perder 5 a 10 por cento do peso corporal antes de uma mulher começar a engravidar pode melhorar sua fertilidade, de acordo com a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.

Um estudo feito em 2017 descobriu que casais em que ambos os parceiros são obesos podem levar de 55 a 59% mais tempo para engravidar, em comparação com casais que não são obesos. Mulheres que são muito magras podem não estar recebendo períodos regulares ou podem parar de ovular.

4. Dê um impulso ao esperma:

Esperma forte e saudável tem a melhor chance de fertilizar um óvulo. Seu parceiro pode fazer várias coisas para tentar melhorar sua fertilidade:

  1. Evite o tabaco e drogas recreativas.
  2. Limite de bebidas alcoólicas para não mais que três por dia.
  3. Consiga um peso saudável se estiver significativamente acima do peso.
  4. Obtenha o suficiente de certos nutrientes essenciais – como zinco, ácido fólico e vitamina C – que ajudam a produzir espermatozoides fortes e abundantes.
  5. Não use banheiras de hidromassagem e saunas ou tome banhos quentes porque o calor mata os espermatozoides. (Os testículos funcionam melhor em 34 a 35 graus célsius, alguns graus mais frios do que a temperatura normal do corpo).
  6. Quanto mais cedo o seu parceiro fizer essas mudanças, melhor: o espermatozoide demora um pouco para amadurecer, portanto, qualquer melhoria agora produzirá melhores amostras de esperma em cerca de três meses.

5. Coma mais fibra:

A Fibra ajuda seu corpo a se livrar do excesso de hormônios e mantém o açúcar no sangue equilibrado. Alguns exemplos de alimentos ricos em fibras são grãos integrais , frutas, legumes e feijões. Certos tipos de fibras podem ajudar a remover o excesso de estrogênio, ligando-se a ele nos intestinos. O estrogênio em excesso é então removido do corpo como um resíduo.

Um estudo descobriu que comer 10 gramas a mais de fibras de cereais por dia estava associado a um risco 44% menor de infertilidade ovulatória entre mulheres com mais de 32 anos.

No entanto, a evidência sobre fibra é mista. Em outro estudo com 250 mulheres com idade entre 18 e 44 anos, comer 20 a 35 gramas de fibra por dia foi associado a um risco quase 10 vezes maior de ciclos anormais de ovulação

6. Não use lubrificante:

Uma outra dica para engravidar bem pratica é evitar o lubrificante, eles podem torná-lo mais confortável, mas alguns lubrificantes podem fazer com que os espermatozoides morram mais antes de chegarem ao óvulo. Experimente um lubrificante que seja “amigo do esperma” ou considere o óleo de canola. Ou talvez você só precise aumentar as preliminares para melhorar sua própria lubrificação natural.

7. Coma alimentos saudáveis:

Embora possa não haver uma dieta específica para promoção da fertilidade, a ingestão de uma variedade de alimentos saudáveis ​​pode ajudar a preparar o corpo da mulher para a gravidez, fornecendo-lhe reservas adequadas de nutrientes essenciais, como cálcio, proteína e ferro. Isso significa comer uma variedade de frutas e legumes, proteínas magras, grãos integrais, laticínios e fontes saudáveis ​​de gordura.

Além de tomar um suplemento contendo ácido fólico, uma mulher também pode obter essa vitamina B de alimentos como vegetais de folhas verdes escuras, brócolis, pães fortificados e cereais, feijão, frutas cítricas e suco de laranja.

Ao tentar engravidar, coma quantidades mais baixas de peixe com alto teor de mercúrio, como espadarte, tubarão, cavala e peixe. E limitar o atum albacora (branco) a 6 onças por semana para reduzir a exposição a este metal tóxico, recomenda o Food and Drug Administration .

Além disso, vá com calma na cafeína: consumir mais de 500 miligramas de cafeína por dia tem sido associado a uma diminuição da fertilidade nas mulheres. Uma dicas para engravidar naturalmente é ter de 1 a 2 xícaras de café, ou menos de 250 mg de cafeína, por dia antes de engravidar, parece não ter impacto sobre a probabilidade de concepção, segundo a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.

8. Use um multivitamínico:

As mulheres que tomam multivitaminas podem ter menor probabilidade de sofrer infertilidade ovulatória. De fato, estima-se que 20% da infertilidade ovulatória podem ser evitadas se as mulheres consumirem 3 ou mais multivitaminas por semana.

Além disso, um estudo descobriu que as mulheres que tomavam multivitaminas tinham até 41% menos risco de infertilidade. Para as mulheres que tentam engravidar, um multivitamínico contendo folato pode ser especialmente benéfico.

Outro estudo descobriu que um suplemento dietético, incluindo chasteberry, chá verde, vitamina E e vitamina B6, melhorou as chances de concepção. Após três meses do suplemento, 26% das mulheres engravidaram, em comparação com apenas 10% das que não tomaram o suplemento.

9. Pegue leve no álcool:

É mais seguro para uma mulher evitar o álcool quando ela está esperando engravidar. Uma mulher também deve parar de consumir álcool se parar de usar o controle de natalidade porque quer engravidar.

No entanto, um estudo de 2017 descobriu que cerca de metade das mulheres grávidas nos Estados Unidos bebem álcool na época em que engravidam ou no início da gravidez, geralmente antes de saberem que estão esperando.

Beber álcool moderado (um a dois drinques por dia) ou níveis elevados (mais de dois drinques por dia) podem dificultar a gravidez da mulher, segundo o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas. Uma vez que uma mulher engravida, não há quantidade segura de álcool.

10. Evite o hábito de fumar:

Fumar pode levar a problemas de fertilidade em mulheres e homens. Os produtos químicos encontrados na fumaça do cigarro, como a nicotina e o monóxido de carbono, aceleram a taxa de perda dos óvulos da mulher.

Fumar envelhece os ovários de uma mulher e esgota seu suprimento de óvulos prematuramente. Também é uma das dicas para engravidar naturalmente é as mulheres ficarem longe do fumo passivo, o que pode afetar suas chances de engravidar. A maconha e outras drogas recreativas também devem ser evitadas enquanto se tenta engravidar.

11. Cortar a cafeína:

A cafeína pode afetar negativamente a fertilidade feminina. Um estudo sugere que mulheres que consomem mais de 500 mg de cafeína diariamente levam até 9,5 meses a mais para engravidar.

Uma alta ingestão de cafeína antes da gravidez também está ligada a um risco aumentado de aborto espontâneo. No entanto, outros estudos não encontraram uma forte ligação entre a ingestão de cafeína e um aumento do risco de infertilidade

Suplementos naturais:

Uma das dicas para engravidar naturalmente é apostar em certos suplementos naturais que foram ligados ao aumento da fertilidade. Esses incluem:

1. Maca:

A Maca vem de uma planta cultivada no centro do Peru. Alguns estudos em animais descobriram que melhorou a fertilidade, mas os resultados de estudos em humanos são mistos. Alguns relatam melhorias na qualidade do esperma, enquanto outros não acham efeito.

2. Pólen de abelha:

O pólen de abelha tem sido associado à melhoria da imunidade, fertilidade e nutrição geral. Um estudo em animais descobriu que o consumo de pólen de abelha estava ligado à melhora na qualidade dos espermatozoides e fertilidade masculina.

3. Própolis de abelha:

Um estudo de mulheres com endometriose descobriu que tomar própolis de abelha duas vezes ao dia resultou em uma chance 40% maior de engravidar após 9 meses.

4. Geleia real:

A geleia real, também produzida pelas abelhas, contém aminoácidos, lipídios, açúcares, vitaminas, ácidos graxos, ferro e cálcio. Estudos em animais descobriram que isso pode melhorar a saúde reprodutiva em ratos

Quanto tempo leva para engravidar?

A maioria dos casais saudáveis ​​que pratica sexo freqüente e desprotegido engravidam dentro de um ano. De acordo com um estudo , 38% foram concebidos após um mês, 68% após três meses, 81% após seis meses e 92% após 12 meses. Ainda assim, às vezes você pode precisar de ajuda para conceber.

Se você está com pouco mais de 30 anos e você e seu parceiro estão saudáveis, não há problema em tentar ativamente por um ano sem usar o controle de natalidade antes de falar com seu obstetra ou um especialista em fertilidade. Afinal, é importante ter em mente que, mesmo no auge da fertilidade, as chances de engravidar em qualquer mês são de apenas 1 em 5.

Uma vez que a fertilidade diminui à medida que envelhece, pode querer obter ajuda aos seis meses se tiver mais de 35 anos. Quanto mais cedo vir um médico, maior a probabilidade de engravidar rapidamente. Algumas causas de infertilidade pioram com o tempo. E, esperando, você pode estar reduzindo as chances de sucesso com tratamentos de fertilidade.

A chave é não se culpar se você não estiver grávida. A infertilidade é comum – um em cada oito casais tem dificuldade em engravidar ou sustentar uma gravidez, de acordo com uma pesquisa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

E não pense que você é o “problema”; dificuldade em conceber pode estar ligada à mulher, ao homem ou a uma combinação de fatores. Se tentar engravidar for estressante, procure um amigo ou membro da família de confiança. Além disso, considere juntar-se a um grupo de apoio presencial ou on – line , para poder compartilhar seus sentimentos com outras pessoas que passam pela mesma experiência.

Quando obter ajuda

A maioria dos casais saudáveis ​​conceberá dentro de um ano a tentativa de engravidar ativamente. Se você não engravidar dentro de um ano e tiver menos de 35 anos, deverá consultar o seu médico para uma avaliação da fertilidade.

Se tiver mais de 35 anos, espere apenas seis meses antes de consultar um médico. Os casais também devem consultar um especialista em fertilidade se tiverem um histórico de vários abortos espontâneos ou se souberem que têm uma condição genética ou médica que pode afetar sua fertilidade.

Sair da versão mobile