Dicas de Saúde

10 dicas básicas para se proteger do coronavírus, de acordo com a OMS!

Por Alan Costa, em 31/03/2020 (atualizado em 04/05/2020)
dicas básicas para se proteger do coronavírus

Dicas básicas para se proteger do coronavírus, de acordo com a OMS, pois foram emitidos 10 dicas específicas de como proteger do coronavírus pela Organização Mundial da Saúde para os cidadãos. Veja agora a lista com as 10 Dicas Básicas Para se Proteger do Coronavírus, de Acordo com a OMS.

dicas básicas para se proteger do coronavírus

Dicas básicas para se proteger do coronavírus, de acordo com a OMS:

1. Lavar as mãos:

Lave as mãos regularmente com água e sabão ou com um desinfetante à base de álcool. Tocar no rosto depois de tocar em superfícies contaminadas ou doentes é uma das maneiras pelas quais o vírus pode ser transmitido. Limpar as mãos pode reduzir o risco.

2. Limpeza de superfícies:

Limpe regularmente superfícies como bancos de cozinha e mesas de trabalho com um desinfetante.

3. Informe-se:

Aprenda sobre o COVID-19 de fontes confiáveis: sua agência de saúde pública local ou nacional , o site da OMS ou seu profissional de saúde local. Todos devem estar cientes dos sintomas: para a maioria das pessoas, começa com febre e tosse seca, não com o nariz escorrendo. A maioria das pessoas tem uma doença leve e melhora sem nenhum cuidado especial.

4. Evite viajar:

Evite viajar se tiver febre ou tosse e se ficar doente durante o voo, informe a tripulação imediatamente. Quando chegar em casa, entre em contato com um profissional de saúde e diga a ele onde esteve.

5. Tenha cuidado ao tossir ou espirrar:

Esta é uma das mais importantes dicas básicas para se proteger do coronavírus, de Acordo com a OMSSe tossir ou espirrar, faça na manga ou use um lenço de papel. Descarte o tecido imediatamente em um recipiente de lixo fechado e lave as mãos.

6. Se for idoso ou possui doenças crônicas, evite áreas lotadas:

Se você tem mais de 60 anos ou tem uma condição subjacente, como doença cardiovascular , respiratória ou diabetes, você corre um risco maior de desenvolver uma doença grave. Você pode tomar precauções extras para evitar áreas lotadas ou locais onde possa interagir com pessoas doentes.

7. Fique em casa se estiver doente:

Se você não se sentir bem, fique em casa e ligue para seu médico ou profissional de saúde local. Ele ou ela fará algumas perguntas sobre seus sintomas, onde você esteve e com quem teve contato. Isso ajudará a garantir que você receba os conselhos certos, vá ao centro de saúde certo e evite que outros infectem.

8. Assistência domiciliar:

Se estiver doente, fique em casa, coma e durma separadamente da família, use diferentes utensílios e talheres.

9. Consulte o médico:

Se você tiver problemas para respirar, chame seu médico e procure atendimento médico imediatamente.

10. Converse com a comunidade e trabalhe:

É normal e compreensível sentir-se ansioso, especialmente se você mora em um país ou comunidade que foi afetada. Descubra o que você pode fazer em sua comunidade. Discuta como se manter seguro com seu local de trabalho, escola ou local de culto.

Mais conselhos da OMS:

O diretor da OMS, Tedros Adhanom Gebreyesus, emitiu alguns conselhos extras:

1. Evite tocar nos olhos, nariz e boca:

Esta é uma das mais importantes dicas básicas para se proteger do coronavírus, de Acordo com a OMSPorque As mãos tocam muitas superfícies que podem estar contaminadas com o vírus. Se você tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos contaminadas, poderá transferir o vírus da superfície para si mesmo.

2. Mantenha distância social:

Mantenha pelo menos 1 metro de distância de você e de outras pessoas, principalmente aqueles que tossem, espirram e têm febre.

Porque Quando alguém com uma doença respiratória, como uma infecção por 2019-nCoV, tosse ou espirra, projeta pequenas gotículas que contêm o vírus. Se estiver muito perto, você pode inalar o vírus.

3. Não importa se não há álcool em gel:

Continue lavando as mãos com frequência e seguindo as diretrizes da Organização, com sabão ou desinfetante para as mãos. “O sabão é muito bom, então não importa se a sua farmácia ou loja local não tem mais desinfetantes”, disse ele.

4. Não visite familiares doentes, especialmente se forem mais velhos:

Se seu amigo ou membro da família se sentir mal, não os visite, especialmente se eles estiverem em um local para idosos. “Você sempre pode ligar para eles ou se comunicar digitalmente”, diz Tedros.

5. Mude sua maneira de cumprimentar:

Ao cumprimentar as pessoas, é melhor ficar a mais de um metro de distância. “Gosto de colocar a mão no coração hoje em dia quando saúdo”, disse o diretor da OMS.

Outras Medidas:

Tedros também parabenizou aqueles que tomaram medidas sérias, mas proporcionadas: como colocar em quarentena se você estiver doente ou tiver estado com alguém infectado com COVID-19.

Cancelar reuniões ou conferências e alterá-las para reuniões virtuais ou trabalhar em casa são outras medidas que o médico elogiou.

Eu tenho que usar uma máscara?

Quanto ao uso de máscaras, o diretor de emergências da OMS, Mike Ryan, disse que a Organização apóia aqueles que desejam usá-las se isso as faz sentir mais seguras, mas que não usá-las não aumenta o risco de contágio para ninguém.

“As máscaras podem impedir que você infecte outras pessoas, mas nada mais”, disse ele, acrescentando que, para os profissionais de saúde, era importante usar máscaras especiais ao lidar com pacientes infectados.

Sair da versão mobile