Doenças

Dermatomiosite – O que é, sintomas e Tratamentos!

Por Alan Costa, em 21/06/2017 (atualizado em 11/11/2019)

Dermatomiosite – O que é, sintomas e Tratamentos desta inflamação. Além disso, a Dermatomiosite é uma doença inflamatória rara. Os sintomas comuns de Dermatomiosite incluem uma erupção cutânea distinta, fraqueza muscular e miopatia inflamatória, ou músculos inflamados.

É uma das únicas três miopatias inflamatórias conhecidas. Dermatomiosite pode afetar adultos e crianças. Não há cura para esta condição, mas os sintomas podem ser gerenciados.

Dermatomiosite

A etiologia Dermatomiosite não é conhecida. O desenvolvimento dessa afecção está relacionado a um problema imunológico e ligado a uma predisposição genética, que leva a um processo conhecido como vasculite crônica.

Anteriormente ao surgimento das manifestações clínicas, podem aparecer infecções virais ou bacterianas. Todavia, não foi elucidado ainda o papel desses agentes no desencadeamento da Dermatomiosite.

Causas da Dermatomiosite: A causa exata da Dermatomiosite não é conhecida. No entanto, tem muitas semelhanças com uma doença auto-imune. Uma doença auto-imune ocorre quando as células que combatem a doença do seu corpo, chamadas de anticorpos, atacam suas células saudáveis.

Ter um sistema imunológico comprometido também pode contribuir. Por exemplo, ter uma infecção viral ou câncer pode comprometer seu sistema imunológico e levar ao desenvolvimento de Dermatomiosite.

Sintomas da Dermatomiosite: Na maioria dos casos, o primeiro sintoma da Dermatomiosite é uma erupção cutânea distintiva no rosto, no peito, nas unhas ou nos cotovelos. A erupção cutânea é irregular e geralmente com uma cor azul-púrpura.

Você também pode ter fraqueza muscular que piora durante semanas ou meses. Essa fraqueza muscular geralmente começa em seu pescoço, braços ou quadris e pode ser sentida em ambos os lados do seu corpo.

Outros Sintomas que Você Pode Experimentar São:

  • dor muscular
  • Sensibilidade muscular
  • Problemas de deglutição
  • Problemas de pulmão
  • Depósitos de cálcio duros debaixo da pele, que é principalmente visto em crianças
  • fadiga
  • Perda de peso involuntária
  • febre

Existe um subtipo de dermatomiosite que inclui a erupção cutânea, mas não a fraqueza muscular. Isto é conhecido como Dermatomiosite.

Tratamentos da Dermatomiosite: Não há cura para Dermatomiosite para a maioria das pessoas. O tratamento pode melhorar a condição de sua pele e fraqueza muscular. Os tratamentos disponíveis incluem medicação, fisioterapia e cirurgia.

Os medicamentos para corticosteroides, como a prednisona, são o método preferido de tratamento na maioria dos casos. Você pode toma-los pela boca ou aplicá-los à sua pele. Os corticosteroides diminuem a resposta do seu sistema imunológico, o que reduz a quantidade de anticorpos causadores de inflamação.

Para algumas pessoas, especialmente crianças, os sintomas podem se resolver completamente após um curso de tratamento com corticosteroides. Isso é chamado de remissão. A remissão pode ser duradoura e às vezes até permanente.

Os corticosteroides, especialmente em alta, não devem ser usados ​​por longos períodos de tempo devido aos seus efeitos colaterais potenciais. O seu médico provavelmente irá começar com uma dose elevada e, em seguida, baixá-la gradualmente. Algumas pessoas podem parar de tomar corticosteroides completamente após um período de tempo se seus sintomas se afastarem e ficar afastado depois de parar a medicação.

Sair da versão mobile