Gravidez

Corrimento branco pastoso – como tratar? como evitar? causas?

Por Alan Costa, em 03/08/2018 (atualizado em 08/06/2022)
corrimento branco

O corrimento branco pastoso pode ser apenas um excesso de produção de progesterona, mais a primeira coisa que você deve saber sobre o corrimento branco pastoso é que ele é considerado normal, desde que não seja muito abundante ou acompanhado de coceira e odor vaginal. Geralmente ocorre em todas as mulheres de vez em quando, pois faz parte de um processo natural de auto limpeza que ajuda a manter a vagina livre de infecções. Quando expelida da área vaginal, a descarga branca arrasta velhas células e bactérias. No entanto, por vezes, um corrimento branco pastoso pode indicar uma condição que requer cuidados profissionais e tratamento.

corrimento branco pastoso

Causas:

Normalmente, podemos considerar o aparecimento de um problema ginecológico se o corrimento branco pastoso torna-se mais espessa, de repente, se for acompanhada por outro desconforto tais como prurido na área vaginal ou vulvar ou dor durante a relação sexual . E há muitas causas de um corrimento branco pastoso espessura que pode conduzir a um problema de saúde ginecológica, tal como uma infecção bacteriana na vagina, tal como de clamídia, uma infecção fúngica, tais como aftas ou qualquer doença sexualmente transmissível .

Quando expelida da área vaginal, a descarga branca arrasta velhas células e bactérias. No entanto, por vezes, um corrimento branco pastoso pode indicar uma condição que requer cuidados profissionais e tratamento. Continue lendo para saber algumas causas normais e anormais desse corrimento branco pastoso:

1. Ovulação:

No início do ciclo menstrual, a mulher pode experimentar um corrimento branco pastoso. No início, sua quantidade é menor, mas depois pode aumentar. Quando uma mulher ovula , seu corpo experimenta uma série de alterações hormonais. Como regra geral, o processo ocorre entre os dias 10 e 16 do ciclo. Nesta fase, os níveis de progesterona aumentam e causam o aparecimento de um fluxo elástico e escorregadio semelhante ao da clara do ovo. Pode ser transparente, mas também de corrimento branco pastoso.

2. Gravidez:

Em muitos casos, corrimento branco pastoso incomum é o primeiro sinal de gravidez. Isto aparece devido ao aumento da produção de estrogênio, bem como o fluxo sanguíneo para a vagina. O aumento do fluxo branco cria uma barreira protetora no canal cervical. Algumas mulheres têm apenas uma descarga esparsa e gelatinosa. Outros podem notar até um pouco de sangue. Isso é normal, desde que a descarga seja clara e muito fina.

Se você está grávida e tem corrimento sem odor e branco, a primeira pergunta que lhe vem à mente é se ela pode prejudicar seu bebê. Não, eles não afetam o desenvolvimento do bebê. Mas se você quiser garantir uma melhor saúde vaginal nesta fase, certifique-se:

  • Use roupas íntimas de algodão limpo e alterar pelo menos duas vezes por dia;
  • área íntima 2. Limpe por um movimento da frente para trás;
  • Não use tampões como eles podem trazer para os micróbios vagina e desencadear várias infecções;
  • Não auto-tratamento sintomas como vermelhidão, coceira eira ou inchaço, vá ao médico;
  • Não use banhos de espuma ou produtos vaginais muito perfumados.

3. Gonorreia:

A gonorreia é uma das doenças sexualmente transmissíveis que pode levar ao aparecimento de corrimento branco pastoso e odor desagradável. No início, a descarga é branca, depois fica levemente amarela e é acompanhada de sangramento entre os períodos e uma sensação de incontinência urinária. Esta doença requer tratamento imediato. Se não for tratada, pode se espalhar e causar doença inflamatória pélvica.

4. Infecção por Fungos:

A infecção por fungos é outra doença que pode ser corrimento branco pastoso e que requer atenção especial. Os fungos podem proliferar em áreas quentes e úmidas, como a vagina. Alguns dos gatilhos são doenças que afetam o sistema imunológico, estresse, o uso de pílulas anticoncepcionais, entre outros.

5. Vaginose Bacteriana:

A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal muito comum e causa corrimento branco pastoso. A condição é acompanhada pelo aparecimento de uma descarga branca, amarelada ou cinzenta com um odor de peixe. O cheiro fica intenso depois de ter um relacionamento sexual. Se não tratada, pode aumentar o risco de contrair outras doenças mais graves e sofrer complicações futuras.

6. Cervicite:

A cervicite é uma condição na qual o colo do útero fica inflamado como resultado de uma infecção . Corrimento branco pastoso anormal é um sinal típico nestes casos.

7. Verrugas Genitais:

As verrugas genitais também podem ser acompanhadas por corrimento branco pastoso. É uma doença sexualmente transmissível, que requer atenção médica imediata devido ao risco representado pelo HPV para uma boa saúde ginecológica.

Por que acontece?

Após a ovulação, a progesterona é novamente estimulada pelo corpo. O corpo lúteo (cicatriz onde o folículo rompido esteve presente) passa a produzir altas doses de progesterona, que por consequência trará novamente este corrimento branco pastoso. Para saber se este corrimento branco pastoso pode ser gravidez, é preciso que o organismo continue a produzir este muco mesmo depois do atraso menstrual. Algumas mulheres podem ter um sinal de sangramento neste meio tempo. Isto pode querer dizer 3 coisas:

  • A menstruação está antecipando;
  • É um sangramento de nidação;
  • É um sangramento de escape.

Uma mulher com ciclo saudável deve ter ao menos 12 dias de fase lútea, ou seja, fase em que o corpo lúteo predomina com sua elevação hormonal. Mas afinal, corrimento branco pastoso o que pode ser? A presença deste corrimento branco pastoso sugere fortemente que o organismo funcionou como deveria e a mulher ovulou. Porém, a presença deste muco constante, sem alterações perceptíveis, pode significar que a mulher tem um ciclo anovulatório.

corrimento branco

Cuidados para evitar:

Para evitar o corrimento branco pastoso e o aparecimento de infecções vaginais, como candidíase ou alterações na flora vaginal, existem alguns hábitos de higiene muito importantes que incluem:

  • Evite ter roupas íntimas molhadas ou molhadas;
  • Não use roupas íntimas feitas de material sintético, escolhendo peças de algodão;
  • Use roupas leves, evitando calças apertadas e shorts;
  • Evite alimentos doces ricos em carboidratos, pois eles reduzem a imunidade e promovem o surgimento de infecções ;
  • Não use a ducha diretamente na área genital e lave a região externa da vagina com um sabonete íntimo;
  • Dormir sem roupas íntimas;
  • Após a evacuação, limpe sempre de frente para trás, evitando assim a entrada de bactérias fecais na vagina e causando infecções .
  • Além disso, lenços umedecidos e papel higiênico perfumado também podem prejudicar a saúde da mulher, promovendo o surgimento de infecções ou alergias.

Quando se preocupar:

Uma grande dúvida das leitoras é em relação a textura do corrimento branco pastoso. Muitas acreditam que é através dela que é indicado algum problema ou infecção na área vaginal e não é bem assim. O corrimento sem estar acompanhado de mau cheiro e coceira vaginal não indica problema algum. Normalmente o corrimento branco pastoso indica que está uma concentração maior de progesterona, por isso tem uma aparência mais firme. Quanto mais duro o muco ser mais concentração de hormônio progesterona ele tem.

Tratamento:

As infecções que causas corrimento são tratadas com antibióticos. Muitas vezes, apenas uma dose de antibiótico por via oral é suficiente para tratar o que pode estar causando corrimento branco pastoso. Outra opção é usar antibióticos na forma de creme ou gel vaginal, especialmente se você tiver efeitos colaterais significativos ao tomar antibióticos por via oral. Além disso, o creme vaginal pode ser mais suave para o revestimento vaginal dolorido e inflamado.

Se você tem infecções fúngicas e isso esta causando corrimento branco pastoso recorrentes e reconhecer os sintomas, você pode usar cremes antifúngicos sem receita médica. Se os seus sintomas não melhorarem, consulte o seu médico para um exame para confirmar o diagnóstico e mudar o tratamento.

Sair da versão mobile