Dicas de Saúde

Como o Consumo da Couve Pode Prevenir o Câncer

Por Alan Costa, em 18/04/2017 (atualizado em 09/02/2024)

Como o Consumo da Couve Pode Prevenir o Câncer de uma forma totalmente natural. Além disso, fora todos os benefícios citados anteriormente, a verdura possui ação vermífuga e auxilia no combate a problemas do fígado e do estômago. Porém, os benefícios da Couve não param por aí! Também é possível diminuir as chances de desenvolver câncer, justamente pelo seu alto poder antioxidante.

Alimentos ricos em Vitamina A, Vitamina C e Vitamina E, como a própria Couve, estão exaustivamente relacionados em estudos no mundo todo que explica Como o Consumo da Couve Pode Prevenir o Câncer. Outros componentes também encontrados em frutas e hortaliças são considerados anticarcinogênicos, como as fibras e o Selênio.

Radicais Livres: O termo antioxidante significa que o alimento possui propriedades que atuam contra a oxidação celular, provocada pelos radicais livres, moléculas que se formam ao mesmo tempo em que o organismo transforma o oxigênio do ar em energia para o corpo se manter em funcionamento. Como se nota, embora possam parecer vilões nessa história, os radicais livres desempenham importante função.

No entanto, em quantidade excessivas, são responsáveis por processos patológicos, podendo destruir membranas celulares como o DNA. O estresse oxidativo e a inflamação são fatores de risco para doenças degenerativas crônicas crescentes na população, como diabetes, doenças cardíacas e câncer, além do envelhecimento precoce, alerta nutricionistas.

Ente os fatores que podem aumentar indevidamente a exposição do corpo aos radicais livres estão: má alimentação, poluição, estresse, produtos tóxicos raios ultravioleta e até mesmo o excesso de exercícios físicos. Então, confira Como o Consumo da Couve Pode Prevenir o Câncer:

Como o Consumo da Couve Pode Prevenir o Câncer: Por si só, o organismo já é capaz de se precaver dos radicais livres. As enzimas SOD, catalase e glutationa peroxidase são exemplos de antioxidantes endógenos, ou seja, produzidos naturalmente pelo corpo. Já os antioxidante exógenos devem provir da alimentação.

Inicialmente, havia evidências de que pessoas que consumiam mais frutas e verduras apresentavam menores riscos de câncer e de doenças cardiovasculares. Na busca de explicações para esse fato, observou-se que substâncias contidas nas frutas e verduras poderiam diminuir a oxidação passiva de moléculas de DNA e, com isso, reduzir a probabilidade da transformação inapropriada das células.

Agora, Como o Consumo da Couve Pode Prevenir o Câncer, isso é devido a duas vitaminas em especial que garantem seu potencial antioxidante. A primeira delas é a Vitamina A, Também conhecida como retinol, que se transforma em ácido retinoico e atua especialmente na região dos olhos, na pele e nas mucosas.

Na Couve, ela tem a companhia da Vitamina C, aquela mesma famosa por prevenir gripes e resfriados, também importante para a produção de colágeno, proteína que garante firmeza á pele, músculos e cartilagens, além de ser importante na formação da estrutura de qualquer célula.

Outra forma de Como o Consumo da Couve Pode Prevenir o Câncer é preparando o suco de Couve combinado com outras verduras antioxidantes (abóbora, Berinjela, Tomate) fica ainda melhor para garantir saúde. E tudo isso sem deixar de lado um toque de beleza, que tal?

Nutrientes de Sobra: Rica em vitaminas e repleta de minerais, como o Cálcio, e o Ferro, a Couve é importante para manter o equilíbrio nutricional do corpo. E, para pacientes com câncer, esse benefício é fundamental, uma vez que a desnutrição e a perda de peso são comuns e causadas pelo próprio tumor com o desenvolvimento de um conjunto de sintomas, associados a anorexia, a perda de massa magra corporal, fraqueza muscular, a fadiga e uma alteração nas suas funções de defesa imunológica.

A desnutrição é a causa de óbito em 20% a 40% de portadores de câncer. O estado nutricional desse paciente deve ser avaliado precocemente, iniciando possíveis intervenções, o que melhorará o desfecho de tratamento e a resposta à quimioterapia.

Quanto mais, Melhor: Alimentos verdes são ricos em antioxidantes são um fator importante para explicar Como o Consumo da Couve Pode Prevenir o Câncer e desintoxicar o organismo. Contêm clorofila, Ácido Fólico, Ferro, Cálcio, betacaroteno e isocianatos. Suas principais fontes são CouveEspinafreRepolho e Brócolis.

Aliás a cor é uma boa forma de reconhecer os antioxidantes presentes em cada alimentos: os vermelhos (caso do Tomate, da Goiaba e Melancia) são ricos em licopeno; já os alaranjados (abóbora, Mamão e Manga), em betacaroteno; por fim, os roxos (Amora, BerinjelaUva), em antocianinas. Daí a importância de sempre variar aquilo que você coloca no prato.

Sair da versão mobile