Dicas de Saúde

5 principais causas e como tratar odor vaginal!

Por Alan Costa, em 05/01/2018 (atualizado em 11/12/2020)
principais causas e como tratar odor vaginal

As principais causas e como tratar odor vaginal, que e um sintoma de infecções, como a vaginose bacteriana, ou doenças sexualmente transmissíveis, como a tricomoníase.

Além disso, ele tem cheiro de peixe pode ser branco, amarelado, esverdeado, acinzentado, acompanhado de coceira, ardência e dor durante a relação sexual, ou mesmo vir acompanhado de sangue.

principais causas e como tratar odor vaginal

Além disso, esse odor merece atenção pois pode indicar a presença de infecções como vaginose bacteriana, candidíase, tricomoníase ou feridas no colo do útero.

O mau cheiro do corrimento Vaginal é semelhante ao cheiro de peixe podre e geralmente vem acompanhado por coceira, ardor ao urinar, cor amarelo-esverdeado e dor durante as relações sexuais, sendo aconselhável procurar um ginecologista para identificação das causas e tratamento do problema.

Principais causas e como tratar odor vaginal:

1. Usar roupas muito justas:

O uso de roupas muito justas, impedem a respiração da região, facilitando assim a impregnação de bactérias e fungos. Os médicos recomendam o uso de roupas mais leves e largas, de preferencia aquelas feitas em algodão para não causar o mau cheiro vaginal.

2. Excesso de higiene:

Os médicos afirmam que os pelos são protetores naturais da região, portanto não é recomendado removê-los totalmente pois podem provocar o mau cheiro vaginal.

As secreções também são essenciais para a proteção da região, ao lavá-la muito, a tendência é que as bactérias e o fungos que antes viviam em harmonia, se proliferem desregradamente e causem doenças.

3. Falta de higiene:

Passar longos períodos sem higienizar a região é um grande problema, já que o suor e a secreção em excesso podem causar coceira e outras doenças.

4. Sabonete inadequado para a região:

É recomendado usar produtos específicos para região, esses produtos ajudam no equilibro do ph diminuindo as chances de infecção. Para evitar essas infecções e o mau cheiro vaginall, opte pelo sabonete neutro, sem cheiro e sem cor.

5. Ducha vaginal:

Um hábito muito comum entre as mulheres, a ducha na região íntima pode ser uma prática muito arriscada, pois dependendo da intensidade, pode causar micro lesões deixando a região vulnerável para a proliferação de bactérias. Vamos às dicas para eliminar o mau cheiro vaginal.

Remédio para o odor vaginal:

O remédio para odor vaginal depende das suas causas. Atualmente as opções de tratamento existentes são as seguintes:

  • Comprimidos via oral;
  • Óvulos vaginais;
  • Pomadas para aplicar diretamente na vagina ou no pênis.
  • É importante referir que a duração do tratamento depende da gravidade e do tipo de
  • corrimento e o parceiro também pode necessitar tratamento e o ginecologista orientará para
  • evitar contato íntimo até que a infecção esteja curada.
Sair da versão mobile