Dicas de Saúde

Cisto na Boca – Causas, Sintomas e Tratamentos

Por Alan Costa, em 09/05/2017 (atualizado em 08/02/2024)

Cisto na Boca – Causas, Sintomas e Tratamentos que todos devemos saber. Além disso, o aparecimento de um Cisto na cavidade interna da boca pode causar grande alarme ao doente, e que o primeiro pensamento é que esta é uma condição grave ou maligna que devem ser tratadas imediatamente. No entanto, na maioria dos casos não há nenhuma razão para se preocupar a menos que o ferimento começa a mostrar mudanças perceptíveis. Vamos explicar em detalhes as causas e soluções dos Cisto na Boca e quando é que apropriado para consultar um especialista com urgência.

Principais Causas de Cisto na Boca: Uma das causas mais comuns para o aparecimento de um Cisto na Boca, gengivas, no interior dos lábios ou garganta são fibroides na boca, tumores benignos com um disco redondo e forma bem definida, que são normalmente brilhante.

Comumente aparecem em áreas onde o atrito ocorre, mas pode ir em qualquer parte da cavidade oral. Eles não representam perigo e, em alguns casos, quando eles têm um tamanho pequeno, podem desaparecer por conta própria, no entanto, se eles crescem é adequado que seja removida para maior conforto do paciente.

Cisto Mucoso ou Mucocele: Este tipo de Cisto na Boca é geralmente formado no interior do lábio, as bochechas ou o pavimento da boca, mas também podem estar presentes na goma ou paladar. Esta é uma bola redonda pode variar em tamanho, mas tem uma característica especial: ele é preenchido com líquido nele. Cistos mucosos não são dolorosos, mas dependendo de onde eles estão localizados pode ser incômodo para o paciente.

Estes tipos de lesões podem ocorrer devido ao hábito de chupar as bochechas ou no interior dos lábios e também devido a perfurações e piercings. Normalmente, eles não exigem qualquer tratamento e, eventualmente, explodem por si mesmos, muitas vezes, no entanto, se você gerar um monte de problemas, eles devem ser removidos.

Cisto Brancos na Boca: Se detectar a presença de bolas brancas na boca ou nas amígdalas, é importante prestar atenção porque, ao contrário das patologias acima, neste caso, requer um tratamento médico específico, dependendo de sua origem. As causas mais comuns de bolas brancas na boca e amígdalas são mostrados abaixo:

  • Tordo: Esta infecção é causada pelo fungo Candida caracteriza-se pela presença de bolas brancas em boca acompanhados por deglutição dolorosas e sangramento durante a escovagem. O fungo deve ser controlado e removido para acabar com o problema.
  • O tratamento habitual para esta condição inclui o uso de antifúngicos para combater o crescimento de Candida albicans, bem como bons cuidados de higiene oral. É também recomendado aumentar o consumo de probióticos, que ajudam a equilibrar os níveis de levedura.
  • Herpes Oral: Ela ocorre devido à infecção de herpes simplex tipo 1 do vírus caracterizados pela presença de úlceras brancas, queimadura ou comichão na área onde eles se encontram e dor ao engolir.
  • Em alguns casos, pode haver febre, esta condição geralmente desaparece por si só, mas também pode ser removido com medicação. Medicamentos anti-virais, os quais são administrados por via oral ou por via tópica prescrito.
  • Caseum: Muitas vezes, se forma nas amígdalas e garganta, é uma infecção causada pela acumulação de células mortas, que são caracterizadas pela produção de mau odor da cavidade oral, pode também causar dor de garganta.

 

Para diagnosticar e tratar, você precisa visitar um fonoaudiólogo, que vai cuidar de remover essas formações brancas ou amareladas e ajudar a resolver problemas de mau hálito causado por eles.

Um Cisto na Boca geralmente não é um problema de saúde grave, mas é sempre importante para ir para um otorrinolaringologista ou um dentista para receber um diagnóstico atempado.

No entanto, existem situações em que este tipo de lesão justificam uma visita urgente, por isso você deve sempre recorrer a um especialista imediatamente se ele é:

  • A bola se torna uma úlcera.
  • Se a lesão machucar ou perturbar severamente.
  • Se ocorrerem problemas falar, engolir ou engolir.
  • Quando não é a inflamação na linfa .
  • Se a perda de peso ocorre sem causa aparente.

Este artigo é informativo, não têm poder de prescrever tratamentos médicos ou fazer qualquer diagnóstico. Nós convidamos você a visitar um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou desconforto.

Sair da versão mobile