Chás

Chá de guaco – Para que serve, benefícios e como fazer!

Por Alan Costa, em 21/09/2018 (atualizado em 13/11/2020)
Chá de Guaco

O chá de guaco é pertencente de uma planta medicinal pertencente à família Asteraceae. O guaco é uma planta nativa da América do Sul. As raízes desta planta medicinal têm sido usadas pelos nativos para curar picadas de animais venenosos e para remédios caseiros por séculos.

Esta planta medicinal é uma videira com folhas em forma de coração, que atinge tamanho grande e cobre cercas ou arbustos. Existem cerca de 180 espécies de guaco e a maioria delas é selvagem.

Propriedades:

O chá de guaco possui propriedades medicinais expectorantes e broncodilatadoras, sendo indicado no combate à tosse, asma, bronquite, rouquidão e outros sintomas associados à gripes e resfriados.

Para que serve:

O Chá de Guaco serve para tratar infecção na garganta, bronquite, alergias, infecções na pele, gripe, tosse, rouquidão e reumatismo. Além desses benefícios, o chá de guaco ajuda a tratar os tipos de condições. Confira abaixo detalhadamente para que serve o chá de guaco.

Benefícios do chá de guaco:

O chá de guaco possibilita que nos beneficiemos de todas as propriedades do guaco, que não são poucas. Enumeramos a seguir alguns desses benefícios:

1. Acelera a Perda de Peso:

Embora seja de pouco conhecimento, o chá de guaco ajuda na perda de peso. Por possuir propriedades sudoríferas, consegue eliminar líquidos pelo corpo e com ele, junto também são eliminadas toxinas e bactérias.

Líquidos que deixam o corpo inchado e visualmente com excesso de peso, que é mais conhecido como retenção de líquido também são eliminados. É importante frisar que seu efeito sozinho não conseguirá eliminar os quilos desejados, por tanto não se esqueça de fazer uso de alimentação saudável e exercícios físicos.

2. Trata a Bronquite:

A bronquite se caracteriza pela inflamação dos brônquios, os canais que levam o ar até os pulmões. A ação broncodilatadora do chá de guaco provém de uma substância presente na planta, chamada cumarina, que provoca o relaxamento do músculo bronquial, permitindo assim o aumento da passagem de ar pelos brônquios

3. Trata Dores Reumáticas:

Dores reumáticas referem-se, de uma forma geral, a inflamações ou dores nas articulações, decorrentes de diferentes causas. As propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antirreumáticas do chá de guaco ajudam no alívio dessas dores.

4. Combate o Inchaço:

O inchaço é resultado da formação de fluidos pobres em proteínas que deixam a corrente sanguínea e se acumulam no tecido subcutâneo. As propriedades sudoríferas presentes no chá de guaco estimulam a eliminação deste excesso de líquido através da transpiração.

5. Combate a Cólicas e Diarreias:

As propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias do chá de guaco também agem sobre o sistema gastrointestinal, ajudando a combater cólicas e diarreias.

6. Previne o Envelhecimento da Pele:

O chá de guaco também contém antioxidantes, responsáveis por combater os radicais livres que aceleram o envelhecimento da pele. Veja no vídeo abaixo e confira outros os benefícios do Chá de Guaco:

Receitas de chá de guaco:

Veja a seguir receitas de chá de guaco. Aprenda como fazer o chá de guaco para aproveitar o máximo em benefícios:

1. Chá de guaco:

Ingredientes:

– 200 ml de água;
– 1 colher de guaco seco.

Modo de Preparo:

  1. Leve a água para ferver em uma leiteira e adicione o guaco seco.
  2. Desligue o fogo, tampe e reserve por aproximadamente 10 minutos.
  3. Em seguida é só coar e adoçar com mel.
  4. Se for preparar com a planta utilize duas folhas da planta para 500 ml de água.

2. Guaco com gengibre:

Ingredientes:

– Folhas de guaco secas ou frescas;
– 1 canela em pau;
– um limão com a casca separada da parte interna;
– 1 dente de alho;
– 1 xícara de gengibre em lascas;
– 500 ml de água.

Modo de Preparo:

  • Leve a água para ferver com a canela, alho e gengibre.
  • Depois, desligue e adicione o limão e as folhas de guaco.
  • Deixe em infusão por 30 minutos. Sirva.

3. Guaco com eucalipto:

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de guaco;
– 2 colheres de sopa de folhas secas de eucalipto;
– 1 litro de água fervente.

Modo de Preparo:

  1. Adicione o guaco e as folhas secas na água fervente, tampe e deixe repousar durante aproximadamente 15 minutos.
  2. Coe e sirva.

4. Guaco com mel:

Ingredientes:

– 8 folhas de guaco;
– 1 colher de sopa de mel;
– 500 ml de água.

Modo de Preparo:

  1. Leve a água para ferver, então adicione as folhas de guaco, desligue, tampe e deixe descansar por 15 minutos.
  2. Adicione mel e sirva.

Onde encontrar o guaco?

Você encontrará facilmente as folhas de guaco maceradas em farmácias de manipulação ou lojas que vendem produtos naturais.

Efeitos colaterais:

Os efeitos adversos ou contraindicações do chá de guaco podem ser náuseas, diarreia e vômitos, isso ocorre quando a dose é excedida. Não é recomendado para gestantes, pois pode ter uma ação abortiva, nem para aqueles que seguem tratamentos anticoagulantes e apresentam doenças no fígado.

Sair da versão mobile