Chás

Chá de Erva-Doce – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais

Por Alan Costa, em 07/11/2017 (atualizado em 04/11/2019)
chá de erva doce

Chá de Erva-Doce – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais! O Chá de Erva-Doce dispõe de nutrientes primordiais para o bem-estar da saúde. Além disso, a origem do Chá de Erva-Doce vem da região do Mediterrâneo, de onde a planta é originária. Em função da fácil adaptação a outros ambientes, esta planta passou a ser cultivada ao redor do mundo.

O Chá de Erva-Doce é utilizado desde a Grécia antiga, quando era parte de rituais e celebrações. Na mitologia grega, Prometheus roubou o fogo dos deuses com um talo desta erva, o que demonstra sua importância. A Erva-Doce pertence a apiacaea família e é conhecido por seu aroma e a mistura única de sabor que traz para vários pratos, inclusive chás, por isso esta erva é amplamente utilizada com objetivo terapêutico. O Chá de Erva-Doce – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais, são eles:

Valores nutricionais:

Vitaminas no Chá de Erva-Doce:

  • Retinol (cmg): –
  • Vitamina A (RAE) (cmg): 6,67
  • Tiamina (mg): 0,01
  • Riboflavina (mg): 0,03
  • Niacina (mg): 0,64
  • Niacina (NE) (mg): 0,64
  • Piridoxina (mg): 0,05
  • Cobalamina (mcg): –
  • Folato (DFE) (mcg): 27,00
  • Vitamina D (cmg): –
  • Vitamina E (mg): 0,02
  • Vitamina C (mg): 12,00

Agora que conhecemos os valores nutricionais, veja também os benefícios do Chá de Erva-Doce para saúde:

Benefício do Chá de Erva-Doce Para Saúde do Coração: Ele também pode contribuir com o fortalecimento do coração.

Isso devido ao fato dele ser fonte de antioxidantes e vitaminas.

Benefícios do Chá de Erva-Doce Para o Sistema Digestivo: Este chá é utilizado para auxiliar o sistema digestivo desde os tempos antigos pelos ancestrais romanos e egípcios.

Benefício do Chá de Erva-Doce Para Tratar Problemas Respiratórios: Ele também é utilizado como um remédio caseiro para tratar sintomas de problemas como bronquite e tosse crônica.

Benefícios da Erva-doce Para Saúde:

Saúde dos Olhos: Ele pode ajudar a tratar olhos doloridos ou inchados pela manhã, além de infecções no local.

A receita é molhar uma bolinha de algodão no Chá e aplicar nos olhos.

Benefício do Chá de Erva-Doce Contra o Câncer: Este chá é rico em compostos anti-cancerígenos, como antioxidantes, flavonoides, alcaloides e fenóis. O extrato das sementes são conhecidas por terem essas propriedades.

O Chá de Erva-Doce contêm anethole, que possui propriedades anti-inflamatórias e é considerado por inibir o desenvolvimento do câncer.

Benefícios do Chá de Erva-Doce Para Aliviar o Sintomas Menstruais: O Chá de Erva-Doce também é tradicionalmente utilizado como um medicamento natural e popular para tratar a dismenorreia, que são as cólicas que surgem durante o período menstrual das mulheres.

Isso porque as propriedades presentes no Chá de Erva-Doce, como antiespasmódicas, fitoestrogênicas e anti-inflamatórias atuam juntas acalmando os músculos uterinos.

Benefícios da Erva-doce Para o Corpo:

Benefícios do Chá de Erva-Doce Contra o Colesterol: A absorção do colesterol nas artérias é impedida pela ação da ligação das fibras com os sais biliares. A fibra encontrada no Chá de Erva-Doce diminuem a reabsorção do colesterol, evitando assim quaisquer doenças relacionadas com o coração.

Benefícios do Chá de Erva-Doce Para Tratar a Anemia: O ferro e a histidina, são aminoácidos encontrados no Benefícios do Chá de Erva-Doce, e são úteis no tratamento da anemia. Considerando que o ferro é o principal componente da hemoglobina.

Outros Benefícios do Chá de Erva-Doce: O Chá de Erva-Doce possui muitos beneficios para a saúde, além dos citados acimas, o Chá de Erva-Doce possui muitas outras vantagens para o corpo. Assista o vídeo abaixo e confira:

Usos do Chá de Erva-Doce:

O Chá de Erva-Doce serve para tratar dor de barriga, indigestão, inchaço, acidez estomacal, asma, bronquite, espasmos, cólicas, dor de barriga, dor de cabeça, inflamações, tosse, gases, palpitações, gripe e coriza.

Receita do  Chá de Erva-Doce:

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de sementes secas de Erva-Doce;
  • 1 l de água.

Modo de Preparo:

  • Ferver a água;
  • Adicionar a Erva-Doce, desligar o fogo e deixar a mistura descansar ao longo de cinco minutos;
  • Coar, adoçar (se assim achar necessário) e servir-se.

Efeitos colaterais do Chá de Erva-Doce:

Os efeitos colaterais do Chá de Erva-Doce incluem náuseas, vômitos e reações alérgicas, quando consumido em excesso.

Contraindicações do Chá de Erva-Doce:

O Chá de Erva-Doce está contraindicado em pacientes com úlcera duodenal, refluxo, colite ulcerosa ou diverticulite, devendo também ser evitado por pacientes fazendo suplementação de ferro.

Sair da versão mobile