Chás

Chá de cebola – para que serve, benefícios e como fazer!

Por Alan Costa, em 21/09/2018 (atualizado em 13/11/2020)
como fazer cha de cebola

O chá de cebola tem sido usado como um remédio popular para o resfriado comum, gripe e tosse. pois a cebola contém nutrientes para ajudar a combater um resfriado e chás de ervas fornecem um efeito relaxante durante a recuperação.

Embora não haja cura para o resfriado comum e a pesquisa não mostre resultados conclusivos para os efeitos benéficos do chá de cebola pois contêm substâncias que podem impulsionar o sistema imunológico. Consulte o seu médico para aconselhamento médico se estiver preocupado com o resfriado ou a tosse.

Propriedades:

As propriedades do chá de cebola são contribuídos pelo nutriente saudável e benéfico contido nele. Embora não seja fácil comer cebola como um todo, podemos facilitar a ingestão utilizando este chá. Além disso, um copo contém os Seguintes nutrientes:

  1. fibra;
  2. Vitamina B6;
  3. Vitamina C;
  4. Flavonoides;
  5. Cálcio;
  6. Magnésio;
  7. Sódio;
  8. Potássio;
  9. Selênio;
  10. Fósforo;

A concentração de cada nutriente pode depender dos tipos e quantas cebola você usa. Podemos usar a cebola branca, vermelha ou roxa, pois elas contêm uma nutrição semelhante.

Para que serve o chá de cebola?

  1. De início, melhora o  sistema imunológico do organismo;
  2. Excelente para a circulação do sangue;
  3. Com isso, previne as tromboses;
  4. É excelente diurético, agindo sobre vários órgãos;
  5. Combate especialmente problemas tanto nos rins como bexiga;
  6. Isso reduz o inchaço do corpo e ajuda a perder peso;
  7. Muito bom para a saúde das gestantes;
  8. É eficaz para combater a fadiga;
  9. Muito bom para prevenir gripes e resfriados;
  10. Hidrata e protege a queda de cabelos;
  11. Hidrata e protege a pele das rugas.

Chá de cebola alivia a tosse?

O xarope de cebola é uma excelente opção caseira para aliviar a tosse pois possui propriedades expectorantes que ajudam a descongestionar as vias aéreas, eliminando mais rapidamente a tosse persistente e o catarro.

Este xarope de cebola pode ser preparado em casa, sendo útil contra gripe e resfriado em adultos e crianças, no entanto, não é recomendado para bebês e crianças com menos de 1 ano, por causa da contraindicação do mel nessa fase.

O mel é indicado porque é considerado anti-séptico, antioxidante expectorante e calmante. Ele ainda ajuda a fortalecer o sistema de defesa natural do corpo, combatendo vírus e bactérias. Já a cebola contem quercetina, que ajuda a combater gripes, resfriados, amigdalite e tosse, asma e alergias, de forma natural. Juntos esses ingredientes ajudam a eliminar o catarro, e a pessoa a se recuperar mais rápido.

Benefícios do chá de cebola para saúde:

benefícios do chá de cebola

1. Ajuda a perder peso:

O teor de flavonoides no chá de cebola é capaz de aumentar o hormônio que desempenha um papel na manutenção do metabolismo normal e queima de gordura excessiva. Desta forma, o consumo regular deste chá é, sem dúvida, capaz de perder alguns quilos e ainda inibir o processo de ganho de peso. Se considerarmos ter chá para o nosso programa de perda de peso, não se esqueça de adicionar alguma dose de benefícios para a saúde do chá Tulsi para o plano de emagrecimento .

2. Bom para a pele e cabelo:

O teor de vitamina C no chá de cebola é capaz de estimular a formação de colágeno. Como sabemos, o colágeno é o elemento importante da formação das células da pele e do cabelo. Além disso, a vitamina E também pode combater os danos causados ​​pela exposição nociva aos raios UV e pela contaminação dos radicais livres. Os minerais da cebola também podem ser eficazes na prevenção do crescimento da acne.

3. Melhora a saúde do coração:

Os tiossulfinatos presentes no chá podem impedir que os glóbulos vermelhos formem aglomerados, ajudando assim a reduzir as possibilidades de formação de bloqueios ou coágulos, uma das principais razões para os distúrbios do coração. O dissulfeto de dialilo (DADS), que está contido nas cebolas, pode reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, ajudando a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.

4. Ajuda na prevenção da asma:

Altos níveis de flavonoides, a quercetina encontrada no chá pode provocar um relaxamento considerável dos músculos das vias aéreas e, assim, gerar alívio em pessoas que sofrem de asma e bronquite. Compostos ricos em enxofre prevalentes no chá também parecem obstruir a reação em cadeia bioquímica responsável por condições asmáticas.

5. Previne o câncer:

De acordo com vários estudos, consumir chá de cebola vermelha que tem um alto teor de quercetina pode efetivamente diminuir os riscos de ter vários tipos de câncer, como pulmão, ovário, mama, próstata ou cólon.

Este antioxidante, juntamente com a vitamina C, está inclinado a diminuir o impacto mortal dos radicais livres no corpo, inibindo a enzima xantina oxidase, responsável pela produção de radicais livres. No entanto, mais pesquisas são necessárias para validar o mesmo.

6. Melhora a saúde digestiva:

O chá de cebola contém fibras que promovem o movimento do intestino, ajudando assim na digestão adequada. Principalmente, oligofrutose, uma fibra solúvel parece ajudar a um bom crescimento bacteriano no intestino e, portanto, lida eficientemente com vários tipos de diarreia. O conteúdo de chás das saponinas antibacterianas trabalha no sentido de prevenir problemas de estômago.

Conheça outros benefícios do chá de cebola:

 

Como fazer o chá de cebola?

Ingredientes:

– 1 cebola;
– 1 xícara de água;
– mel a gosto.

Modo de preparo:

  1. Retire a casca da cebola, lave com cuidado e pique.
  2. Separe uma colher de sopa de cebola picada.
  3. Ferva a água, em seguida coloque a cebola e deixe em fogo baixo por alguns minutos.
  4. Espere amornar, coe e sirva com mel.
  5. Pode ser tomado até 3 vezes ao dia.

Recomendações dietéticas:

A cebola faz parte de uma dieta bem balanceada que deve incluir muitas frutas, verduras e grãos para ajudar a fortalecer o sistema imunológico quando há resfriado ou gripe. Descanse bastante e beba pelo menos 8 onças de líquidos claros a cada duas horas, juntamente com o chá de cebola, para acalmar a garganta e aliviar a congestão nasal, sugere os Serviços de Saúde da Universidade de Princeton.

Efeitos colaterais do chá de cebola:

Embora o chá não pareça ter nenhum efeito colateral conhecido, consumi-lo em grandes quantidades pode causar inchaço e diarreia. Além disso, de acordo com vários estudos, acredita-se que o chá de cebola vermelha tenha propriedades indutoras do trabalho. Uma xícara deste chá também é dito para fornecer alívio do frio e tosse durante a gravidez.

No entanto, apesar desses benefícios, é melhor consumir o chá somente após consulta com um médico. As mães que amamentam também devem seguir os conselhos dos médicos antes de tomar.

Sair da versão mobile