Chás

7 benefícios do chá de cardamomo para saúde!

Por Alan Costa, em 09/08/2018 (atualizado em 16/11/2020)
Chá de Cardamomo

O chá de cardamomo ocupa um lugar especial em muitos dos nossos corações. Não é? Alguns gostam de açúcar, e alguns querem preto. Algum de nós adiciono folhas de manjericão (tulsi), enquanto outros gostam de limão e gengibre. Cardamomo são normalmente em duas cores preto e verde. As sementes desta planta são consumidos e é usado principalmente para decorar no caril e legumes quentes. Ele também ainda é usado em sobremesas e sorvetes para ganhar o seu sabor distinto.

Antigamente, os egípcios mastigavam as sementes com o objetivo de eliminar o mau hálito e limpar os dentes. Somente após algum tempo as propriedades medicinais do cardamomo foram descobertas e ele passou a ser largamente utilizado no preparo de alimentos e chás.

chá de cardamomo

O que é o chá de cardamomo?

O chá de cardamomo é preparado fervendo sementes de cardamomo moídas em água, às vezes junto com folhas de chá. Essas sementes liberam seus ingredientes bioativos na água, o que confere a essa infusão um alto valor terapêutico.

Além disso, o cardamomo é uma especiaria aromática tradicional amplamente cultivada em países como Sri Lanka, Índia, Nepal, Indonésia, Guatemala e Tanzânia. As vagens e sementes de cardamomo são usadas extensivamente nas cozinhas indiana e libanesa.

Mais comumente, é usado como agente aromatizante em produtos de panificação e bebidas – como este chá. Você pode se perguntar o que os índios ou os libaneses vêem nessas sementes de cardamomo para incorporá-las em sua culinária e bebidas. Leia para descobrir quais são esses ingredientes bioativos secretos que tornam o chá de cardamomo medicinal ainda tão saboroso.

Benefícios do chá de Cardamomo para saúde:

1. Melhora a saúde digestiva:

Ter uma pequena xícara de chá de cardamomo pós-refeições é um bom hábito. Adicionando sementes de cardamomo a esta bebida torna ainda melhor! Além disso, beber este chá ajuda na completa digestão e assimilação do alimento ingerido. Previne a indigestão e flatulência depois de ter uma refeição pesada, estimulando a secreção de ácido gástrico. Se você se sentir nauseado, o chá de cardamomo pode lhe dar alívio rápido. Também pode tratar a constipação e as cólicas estomacais agudas que a acompanham com bastante eficácia.

2. Promove a saúde do coração:

O chá de cardamomo é rico em antioxidantes como pineno, linalol, limoneno e outros compostos fenólicos que podem reduzir os radicais livres que causam hipertensão. Além disso, os flavonoides do chá evitam o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos sem alterar os níveis de HDL (bom colesterol) no soro. Certos componentes também modificam ou bloqueiam o transporte de cálcio através dos vasos sanguíneos para que permaneçam dilatados.

Como resultado, o sangue circula livremente pelos vasos e exerce menos estresse no coração e nas paredes dos vasos. Isso ajuda a manter a saúde do coração e protege contra doenças cardiovasculares.

3. Ajuda no tratamento da gripe:

Níveis elevados de esteróis, polialcoóis e vitamina A e vitamina C conferem propriedades antivirais, antifúngicas, antimicrobianas, anti-inflamatórias e imunomoduladoras ao chá de cardamomo.

Além disso, o chá de cardamomo pode tratar uma dor de garganta e secar a tosse e limpar a fleuma excessiva gerada devido a infecções microbianas (por exemplo, gripe) ou hipersensibilidade (por exemplo, alergia ao pólen) aumentando sua imunidade. Portanto, ele também pode reduzir a gravidade da inflamação nos pulmões e órgãos associados em condições como asma, bronquite e pneumonia, desencadeando a produção de enzimas anti-inflamatórias, como inibidores da COX.

4. Trata a má respiração:

Ter sementes de cardamomo, seja no chá de cardamomo ou diretamente, pode ajudar a combater o mau hálito (halitose). Mau hálito pode ser causado por má higiene oral, mastigar ou fumar tabaco, doenças que levam à boca seca, dietas radicais, etc. No entanto, os alimentos presos em seus dentes e gengivas são quebrados por certas bactérias para produzir compostos de enxofre, que dão o mau cheiro à sua respiração.

Mas algumas infecções fúngicas ou bacterianas nas gengivas e nos bolsos dos dentes também causam halitose. Além disso, os componentes antissépticos e antimicrobianos das sementes de cardamomo, como o cineol e o pineno, matam essas bactérias e cicatrizam as gengivas e as gengivas infectadas.

5. Preveni acúmulo de colesterol:

Os componentes ativos das folhas de chá e sementes de cardamomo, juntos, expulsam todos os resíduos que circulam na corrente sanguínea.chá de cardamomo tem terpenos essenciais como mirceno, sabineno, careno, limoneno, desmelene, cedrense e terpinoleno, juntamente com polialcoóis como linalol, geraniol, verbenol, acetato de terpinol e seus derivados em abundância.

Esses componentes eliminam os radicais livres, os intermediários tóxicos e os íons de metais pesados de seu sangue, descarregando-os na urina. Devido à sua suave atividade diurética e lipolítica, este chá reduz o inchaço e a retenção de água nos tecidos e nas articulações, previne o acúmulo de colesterol no corpo e, por fim, leva à perda de peso.

6. Deixa a pele saudável:

O sangue impuro ou desoxigenado com radicais livres dá origem a espinhas, acne, psoríase, tom de pele irregular, erupções cutâneas, pigmentação e muitos outros problemas de pele.

Adicionando sementes de cardamomo em pó aumenta seus níveis de flavonoides e glutamina. Além disso, os flavonoides são potentes antioxidantes que eliminam os radicais livres no sangue. Além disso, este chá também tem propriedades anti-inflamatórias e estimulantes do crescimento. Por isso, pode curar erupções cutâneas, feridas, mordidas, cicatrizes e contusões.

chá de cardamomo

Como fazer chá de cardamomo?

Ingredientes:

– Cardamomo em pó: 1 colher de sopa;
Água: 4 xícaras;
– Mel ou açúcar ou adoçante;
– Bule ou panela pequena.

Modo de preparo:

  1. Leve a água para ferver em uma panela ou bule;
  2. Enquanto a água ferve, descasque os cardamomos e recolha as sementes;
  3. Moê-los em um pó fino ou esmagá-los usando almofariz e pilão para pó grosso;
  4. Em seguida, adicione este pó à água fervente;
  5. Abaixe o fogo para ferver por 15 minutos;
  6. Retire do fogo e deixe em infusão por 1-2 minutos;
  7. Em seguida, coe a mistura em uma xícara de chá;
  8. Adicione mel ou o seu adoçante normal;
  9. Sente-se e divirta-se!

Riscos e efeitos colaterais de beber chá de cardamomo:

Existem muito poucos riscos e efeitos colaterais associados ao chá de cardamomo. Além disso, estes efeitos surgem apenas se você é alérgico a sementes de cardamomo ou vagens inteiras ou qualquer um dos temperos que entram em seu chá ou se eles são de qualidade abaixo do padrão.

  • Poderia agravar a formação de cálculos biliares: Se você é diagnosticado com cálculos biliares, é melhor ter cardamomo em pequenas quantidades – pode ser como um aditivo de tempero na comida, mas não como um chá forte. Pode causar espasmos dolorosos e graves que podem ser letais.
  • Pode causar hipersensibilidade: Beber este chá forte frequentemente pode causar reações alérgicas se você for alérgico aos membros dos gêneros Elletaria e Amomum. Isso ocorre muito raramente, mas em caso afirmativo, você pode ter náusea, diarreia, dermatite e inflamação dos lábios, língua e garganta.
  • Arriscado para mulheres grávidas e amamentando: Diz-se que ter quantidades elevadas de cardamomo (na forma de chá) pode causar aborto em mulheres grávidas e pode ser letal para o recém-nascido se a mãe o tiver durante a amamentação. No entanto, não há informações suficientes para apoiar essa preocupação.
Sair da versão mobile