Doenças

Ceratose Actínica – O que é, Sintomas e Tratamentos!

Por Alan Costa, em 03/08/2017 (atualizado em 07/11/2019)

Ceratose Actínica – O que é, Sintomas e Tratamentos dessa condição. Além disso, uma Ceratose Actínica, também conhecida como ceratose solar, é um crescimento escamoso na pele causada ​​pela exposição à radiação ultravioleta (UV). Muitas vezes você verá o plural, “queratoses”, porque raramente há apenas um.

AK é considerado um precursor porque, se deixado sozinho, poderia desenvolver um câncer de pele, na maioria das vezes a segunda forma mais comum da doença, carcinoma de células escamosas (SCC). Mais de 419 mil casos de câncer de pele no brasil a cada ano estão ligados ao curtimento interno, incluindo cerca de 168 000 carcinomas de células escamosas. Então, confira agora Ceratose Actínica – O que é, Sintomas e Tratamentos:

O que é Ceratose Actínica: A Ceratose Actínica (ak-TIN-ik ker-uh-TOE-sis) é um remendo escasso e escamoso em sua pele que se desenvolve a partir de anos de exposição ao sol. É mais comum em seu rosto, lábios, orelhas, costas de suas mãos, antebraços, couro cabeludo ou pescoço.

Também conhecida como queratose aórtica, ceratose solar, queratose solar e queratose senil, uma Ceratose Actínica aumenta lentamente e geralmente não causa sinais ou sintomas além de um remendo ou mancha pequena em sua pele.

Esses parches levam anos para se desenvolver, geralmente aparecendo em pessoas com mais de 40 anos. Uma pequena porcentagem de lesões de Ceratose Actínica pode eventualmente se tornar câncer de pele. Você pode reduzir seu risco de ceratídeas actínicas, minimizando a exposição ao sol e protegendo sua pele de raios ultravioleta (UV).

Causas de Ceratose Actínica: A Ceratose Actínica é causada por exposição frequente ou intensa aos raios UV, do sol ou de camas de bronzeamento.

Sintomas de Ceratose Actínica: Os sinais e sintomas de uma Ceratose Actínica incluem:

  • Parede de pele seca, áspera ou escamosa, geralmente com menos de 1 polegada (2,5 centímetros) de diâmetro
  • Parto plano ou ligeiramente levantado ou colisão na camada superior da pele
  • Em alguns casos, uma superfície dura, em forma de verruga
  • Cor variada como rosa, vermelho ou marrom
  • Comichão ou queimação na área afetada

A Ceratose Actínica é encontrada principalmente em áreas expostas ao sol, como seu rosto, lábios, orelhas, mãos, antebraços, couro cabeludo e pescoço. Pode ser difícil distinguir entre manchas não cancerosas e cancerígenas. Portanto, é melhor ter novas alterações cutâneas avaliadas por um médico – especialmente se um local ou lesão persistir, crescer ou sangrar.

Fatores de Risco de Ceratose Actínica: Qualquer um pode desenvolver Ceratose Actínica. Mas você pode ter maior probabilidade de desenvolver a condição se você:

  • Tem idade avançada
  • Viva um clima ensolarado
  • Tem uma história de exposição ao sol ou à queima frequente ou intensa
  • Tem cabelo vermelho ou loiro, e olhos azuis ou de cor clara
  • Tendem a sardas ou queimam quando expostas à luz solar
  • Ter uma história pessoal de uma Ceratose Actínica ou câncer de pele.
  • Tem um sistema imunológico fraco como resultado de quimioterapia, leucemia, AIDS ou medicamentos para transplante de órgãos

Complicações de Ceratose Actínica: Se for tratada com antecedência, quase toda Ceratose Actínica pode ser esvaziadas ou removidas antes de desenvolverem câncer de pele. Se não for tratado, algumas dessas manchas podem progredir para o carcinoma de células escamosas – um tipo de câncer que geralmente não é fatal em caso de detecção e tratamento precoces.

Diagnóstico de Ceratose Actínica: Seu médico provavelmente poderá determinar se você possui uma Ceratose Actínica simplesmente examinando sua pele. Se houver alguma dúvida, ele ou ela pode fazer outros testes, como uma biópsia de pele. Durante uma biópsia cutânea, seu médico toma uma pequena amostra de sua pele para análise em laboratório.

Normalmente, uma biópsia pode ser feita no consultório médico após uma ingesta entorpecente. Mesmo depois do tratamento para a Ceratose Actínica, seu médico provavelmente sugerirá que você tenha sua pele verificada pelo menos uma vez por ano para detectar sinais de câncer de pele.

Tratamentos de Ceratose Actínica: A Ceratose Actínica às vezes desaparece por conta própria, mas geralmente retorna depois de mais exposição ao sol. Porque é impossível dizer quais manchas ou lesões se desenvolverão em câncer de pele, a Ceratose Actínica  geralmente são removidas como precaução.

Medicamentos: Se você tiver várias Ceratose Actínica, você pode ser melhor servido tratando toda a área afetada. Os produtos de prescrição que podem ser aplicados na sua pele para este fim incluem:

  • Creme de fluorouracilo (Carac, Fluoroplex, Efudex)
  • Creme Imiquimod (Aldara, Zyclara)
  • Gel de hidrogênio Ingenol (Picato)
  • Gel Diclofenac (Voltaren, Solaraze)

Esses cremes podem causar vermelhidão, descamação ou sensação de queimação por algumas semanas.

Terapia Fotodinâmica: Na terapia fotodinâmica, seu médico aplica uma solução química à pele afetada que a torna sensível à luz. Ele ou ela então expõe a área à luz artificial para destruir as células da pele danificadas. Os efeitos colaterais podem incluir vermelhidão, inchaço e sensação de queimação durante a terapia.

Procedimentos Cirúrgicos e Outros: Se você tiver Ceratose Actínica, seu médico pode recomendar removê-las. Os métodos mais comuns incluem:

  • Congelamento (crioterapia).Ceratose Actínica podem ser removidas congelando-as com nitrogênio líquido. Seu médico aplica a substância à pele afetada, o que causa bolhas ou descamação. À medida que sua pele cura, as lesões diminuem, permitindo que apareça nova pele. A crioterapia é o tratamento mais comum. Leva apenas alguns minutos e pode ser feito no consultório do seu médico. Os efeitos colaterais podem incluir bolhas, cicatrizes, alterações na textura da pele, infecção e escurecimento da pele no local do tratamento.
  • Raspagem (curetagem). Neste procedimento, seu cirurgião usa um dispositivo chamado curetagem para raspar células danificadas. A raspagem pode ser seguida por eletrocirurgia, em que o médico usa um instrumento em forma de lápis para cortar e destruir o tecido afetado com uma corrente elétrica. Este procedimento requer um anestésico local. Os efeitos secundários podem incluir infecções, cicatrizes e alterações na coloração da pele no local do tratamento.

Prevenção de Ceratose Actínica: A prevenção de Ceratose Actínica é importante porque a condição pode preceder o câncer ou ser uma forma precoce de câncer de pele. A segurança do sol é necessária para ajudar a prevenir o desenvolvimento e a recorrência de manchas e manchas de Ceratose Actínica. Faça estes passos para proteger a sua pele do sol:

  • Limite seu tempo ao sol. Especialmente evite o tempo no sol entre as 10 da manhã e as 2 da noite. E evite ficar no sol por tanto tempo que você tenha uma queimadura solar ou um bronzeado. Ambos resultam em danos na pele que podem aumentar o risco de desenvolver Ceratose Actínica e câncer de pele. A exposição ao sol acumulada ao longo do tempo também pode causar Ceratose Actínica.
  • Use protetor solar. O uso diário de protetor solar reduz o desenvolvimento de Ceratose Actínica. Antes de passar tempo ao ar livre, aplique um protetor solar de amplo espectro com um fator de proteção solar (SPF) de pelo menos 15. A American Academy of Dermatology recomenda o uso de um protetor solar resistente a água de amplo espectro com um SPF de pelo menos 30. Use protetor solar em toda a pele exposta e use bálsamo labial com protetor solar em seus lábios. Aplicar protetor solar 15 minutos antes da exposição ao sol e reaplicá-lo a cada duas horas ou mais frequentemente se você nadar ou suar.
  • Cubra- se. Para uma proteção extra do sol, use roupas bem tecidas que cobrem seus braços e pernas. Também use um chapéu de abas largas, que oferece mais proteção do que uma boné de baseball ou uma viseira de golfe. Você também pode considerar usar roupas ou equipamentos ao ar livre especialmente projetados para fornecer proteção solar.
  • Evite camas de bronzeamento. A exposição UV de uma cama de bronzeamento causa tanto dano na pele como um bronzeado adquirido do sol. E porque a radiação de um leito de bronzeamento é absorvida em um curto espaço de tempo, o processo de fotoenvelhecimento é acelerado e aumenta seu risco de câncer de pele.
  • Verifique sua pele regularmente e relate mudanças ao seu médico. Examine sua pele regularmente, procurando o desenvolvimento de novos crescimentos cutâneos ou mudanças em moles existentes, sardas, solavancos e marcas de nascença. Com a ajuda de espelhos, verifique seu rosto, pescoço, orelha e couro cabeludo. Examine as partes superiores e as partes inferiores dos braços e das mãos.
Sair da versão mobile