doenças oftalmologica

Ceratite – O que é, Sintomas e Tratamento

Por Osmar da Costa Junior, em 04/05/2017 (atualizado em 07/02/2024)

Ceratite – O que é, Sintomas e Tratamento. que não devem ser ignorado pois é preciso estar atento. Além disso, Ceratite é a inflamação da parte mais externa dos olhos, conhecida como córnea, que surge, especialmente, quando se utiliza incorretamente lentes de contato, causando uma infecção por micro-organismos.

O que é Ceratite: A Ceratite é a inflamação da córnea que pode ser provocada por uma lesão ou infeção originada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas, onde os sinais e sintomas mais frequentes são a dor nos olhos que pode ir de moderada a forte, a fotofobia (sensibilidade à luz), a vermelhidão e o ardor nos olhos, a visão turva, entre outros. Os termos “ceratomalacia” e “queratite” são também utilizados, por vezes, para nos referirmos à Ceratite.

A Ceratite ocular quando tratada de forma correta e atempada, habitualmente, evolui de forma favorável sem qualquer perda de visão, contudo, em alguns casos, a Ceratite pode levar a complicações graves, como é exemplo a inflamação crónica da córnea, úlcera de córnea, edema da córnea, redução temporária ou permanente da capacidade de visão, entre outras.

A Ceratite, geralmente, afeta apenas um olho (Ceratite unilateral), mas em determinadas situações ambos os olhos podem ser afetados (Ceratite bilateral). Em alguns casos, a doença pode afetar apenas um dos olhos (esquerdo ou direito) e mais tarde ocorrer a transmissão da doença para o outro olho, originando doença nos dois olhos.

Sintomas de Ceratite: Os sintomas de Ceratite surgem, principalmente, em indivíduos que utilizam constantemente lentes de contato, com sistema imune enfraquecido ou que foram submetidos a cirurgias oculares. É recomendado consultar o oftalmologista o mais rápido possível após surgimento dos sintomas, para evitar complicações graves como perda de visão.

Os Principais Sintomas de Ceratite Incluem:

  • Vermelhidão no olho;
  • Dor intensa ou queimação no olho;
  • Produção excessiva de lágrimas;
  • Dificuldade em abrir os olhos;
  • Visão embaçada ou piora de visão;
  • Hipersensibilidade à luz.

Como Tratar a Ceratite: O tratamento para Ceratite deve ser orientado por um oftalmologista e, geralmente, é feito com a aplicação diária de pomadas oftálmicas ou colírios, que variam de acordo com a causa da Ceratite.

Assim, no caso de Ceratite bacteriana pode ser usada uma pomada oftálmica antibiótica ou colírio enquanto no caso de Ceratite herpética ou viral, o médico, pode recomendar o uso de colírios antivirais, como Aciclovir. Já na Ceratite fúngica, o tratamento é feito com colírios antifúngicos.

Durante o tratamento é aconselhado que o paciente use óculos de sol quando sair na rua, para evitar irritação do olho, e evite utilizar lentes de contato.
Nos casos mais graves, em que a Ceratite não desaparece com o uso de remédios ou é causada por Acanthamoeba, o problema pode provocar alterações graves na visão e, por isso, pode ser necessário fazer uma cirurgia de transplante de córnea.

Sair da versão mobile