Dicas de Saúde

Canela – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais!

Por Alan Costa, em 03/11/2017 (atualizado em 19/10/2018)
Canela

Canela – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais! O Canela dispõe de nutrientes primordiais para o bem-estar da saúde. Além disso, a Canela é um tempero poderoso que tem sido usado medicinalmente em todo o mundo há milhares de anos. Ainda é usado diariamente em muitas culturas por causa de seus amplos benefícios para a saúde, para não mencionar o seu gosto distintamente doce e aquecedor e facilidade de uso em receitas. Segundo os pesquisadores, das vinte e seis das mais populares ervas e especiarias medicinais do mundo, a Canela na verdade ocupa o n. ° 1 em termos de níveis antioxidantes protetores!

O único cheiro, cor e sabor da Canela é devido à parte oleosa da árvore de que cresce. Os benefícios para a saúde da Canela vêm da casca da árvore Cinnamomum . Esta casca contém vários compostos especiais que são responsáveis ​​por suas muitas propriedades promotoras da saúde – incluindo cinamaldeído, ácido cinâmico e cinamato.

Os pesquisadores concluíram que os benefícios para a saúde da Canela podem ser obtidos sob a forma de sua casca pura, óleos essenciais, na forma de especiarias molhadas (que é o pó de casca) ou na forma de extrato quando seus compostos fenólicos especiais, flavonoides e antioxidantes estão isolados.

Esses compostos tornam a Canela uma das especiarias mais benéficas da Terra, dando-lhe habilidades antioxidantes, anti-inflamatórias , anti-diabéticas, antimicrobianas, de imunidade , câncer e doenças cardíacas.  Então, veja agora tudo sobre a Canela – Benefícios, Usos e Efeitos Colaterais! confira:

  • Ajuda a acelerar a perda de peso;
  • É ótimo para baixar o colesterol;
  • Ajuda no funcionamento do sistema digestivo;
  • Ajuda a neutralizar os radicais livres.
  • É indicado para problemas no coração, como arritmia cardíaca;
  • É excelente contra resfriado e bronquite;
  • Ajuda a diminuir o triglicérides.

Informação Nutricional da Canela: Quantidade por 100 g de Canela:

  • Energia 252 calorias;
  • Água 10 g;
  • Proteínas 3,9 g;
  • Gorduras 3,2 g;
  • Carboidratos 55,5 g;
  • Fibras 24,4 g;
  • Vitamina A 26 mcg;
  • Vitamina C 28 mg;
  • Cálcio 1228 mg;
  • Ferro 38 mg.

Para ter todos os benefícios da Canela para saúde basta o consumo de 1 colher de café de Canela em pó por dia. Então, confira agora os benefícios da Canela para saúde:

Benefícios da Canela Para Acelerar a Perda de Peso: A Canela funciona como um termogênico natural, e é capaz de acelerar o metabolismo e potencializar o processo de queima de gordura no organismo. Ela também controla os níveis de açúcar no sangue e os mantêm estáveis, prevenindo picos de insulina que fazem com que o corpo queira acumular carboidratos em forma de gordura.

Além disso, o chá de Canela promove uma sensação de saciedade e satisfação que previne exageros nas refeições e reduz os desejos por alimentos ricos em açúcar e farinha branca.

Benefícios da Canela Para Baixar o Colesterol: Um estudo publicado pela American Diabetes Association, dos Estados Unidos, com 60 pessoas observou que o consumo de Canela por 40 dias contribuiu para a diminuição do colesterol total, a redução variou entre 12 e 26%, enquanto do colesterol ruim, LDL, a redução variou de 7 a 27%.

Acredita-se que este benefício ocorra devido às ações antioxidante e anti-inflamatória da Canela. Porém, especialistas afirmam que ainda são necessários mais estudos para poder afirmar que a Canela de fato contribui para a redução do colesterol.

Benefícios da Canela Para o Funcionamento do Sistema Digestivo: A Canela possui uma substância capaz de acalmar o estômago e ajudar no processo digestivo, prevenindo a indigestão e atenuando dores e desconfortos estomacais, gases e a sensação de inchaço abdominal. Ela também contribui para a boa saúde do intestino, e costuma ser eficaz no combate aos sintomas da síndrome do intestino irritável ao matar as bactérias causadoras do desconforto e curar infecções.

Benefícios da Canela Para Reduzir o Colesterol: Evidências mostram que esta especiaria poderosa ajuda a reduzir o colesterol ruim e o nível de triglicérides no organismo. Além disso, a sua concentração significativa de manganês, ferro e cálcio ajuda a desenvolver os tecidos conjuntivos, melhora o funcionamento da tireoide, controla os níveis de açúcar no sangue e regula a síntese metabólica das gorduras e carboidratos.

Dessa forma, o chá de Canela contribui para estabilizar a pressão arterial e pode inclusive ajudar pacientes que sofram com a doença da artéria coronária.

Benefícios da Canela Para Prevenir o Vírus HIV: Um estudo de várias plantas medicinais na Índia revelou que a Canela pode ser eficaz contra o vírus VIH-1 e VIH-2. Ele pode ser usado em conjunto com tratamentos antirretrovirais para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas que sofrem de AIDS. Pesquisadores conseguiram extrair uma molécula conhecida como IND-02 que acredita-se poder ajudar na prevenção da replicação do vírus e manter a doença sob controle.

Benefícios da Canela Para Diminuir o Triglicérides: O mesmo estudo publicado pela American Diabetes Association, dos Estados Unidos também observou a redução dos níveis de triglicérides, diminuição que variou de 23 a 30%, após 40 dias consumindo a Canela. Os altos níveis de triglicérides aumentam os riscos de desenvolver diabetes e doenças coronarianas.

Assim como no caso do colesterol, os especialistas também afirmam que ainda são necessários mais estudos para poder afirmar que a Canela de fato contribui para a redução dos níveis de triglicérides.

Benefícios da Canela Para Combater o Resfriado: É interessante consumir a Canela quando estiver resfriado. Isto porque ela possui um efeito imunomodulador que contribui para melhorar a resposta do organismo contra o vírus causador de gripes. Então, pode-se dizer que essa especiaria estimula o sistema imunológico.

Benefícios da Canela Para o Combate ao Câncer: A Canela é um tempero que foi considerado muito benéfica na prevenção e tratamento do câncer. Isso reduz o crescimento e proliferação de células cancerosas e impede a formação de vasos sanguíneos nessas células. Além disso, ela induz a morte das células cancerosas, um processo conhecido como apoptose.

Canela estimula a produção de enzimas que produz um efeito desintoxicante e previne o crescimento de células cancerígenas do cólon. Além de eliminar o excesso de bílis no trato digestivo, diminuindo assim o risco de câncer do cólon. De acordo com um estudo, a Canela reduziu o crescimento de células de câncer do linfoma e leucemia.

Benefícios da Canela Para Neutralizar os Radicais Livres: A Canela possui compostos fenólicos que possuem atividade antioxidante ou seja, neutralizam os radicais livres. Entre os benefícios que esta ação proporciona estão prevenir o envelhecimento precoce, doenças degenerativas como o Alzheimer e tumores.

Benefícios da Canela Para o Coração: Canela possui propriedades anti-inflamatórias potentes que ajudam na prevenção de doenças cardíacas. Ela contém compostos que ajudam a aumentar a circulação de sangue, que, por sua vez, assegura o fornecimento adequado de oxigênio para todas as partes do corpo. O cinamaldeído encontrado na Canela tem efeitos anticoagulantes que impedem a agregação de plaquetas em conjunto.

Esta especiaria também ajuda na redução dos níveis de colesterol LDL, colesterol total e triglicerídeos. Ela também ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom ou HDL. Os estudos em animais indicam que a Canela é capaz de reduzir a pressão sanguínea elevada. Todas estas propriedades de Canela torná-la um alimento saudável.

Como Consumir a Canela: Não há diferenças nutricionais entre a ingestão da Canela em pó ou em pau. Esta especiaria pode ser consumida polvilhada sobre frutas, legumes e carnes e também pode ser incluída em chás e sucos. O alimento também fica muito bem polvilhado sobre doces, como arroz doce, cural de milho e mingau de aveia, entre outros.

Efeitos Colaterais e Contraindicações: Os efeitos colaterais da Canela incluem alergias e irritação na pele, e não deve ser consumida em caso de úlceras gástricas ou intestinais. A Canela também não deve ser consumida durante a gravidez porque favorece a contração uterina que pode levar ao aborto ou parto prematuro. Gostou do artigo? Se você gostou, temos muito mais. Então, veja outros benefícios da Canela:

Sair da versão mobile