Doenças

Candidíase na boca – o que é, como tratar e como prevenir!

Por Alan Costa, em 05/06/2018 (atualizado em 25/11/2020)
Candidíase na Boca

A candidíase na boca é um infeção provocada por “Candida albicans” com lesão na boca, com aspeto cremoso branco, mau sabor e desconforto ao comer.

Este fungo, juntamente com outros, é um comensal na mucosa oral e pode ocasionar infeção mais frequente em bebés, quando há terapêutica antibacteriana, nos doentes que utilizam próteses e nos imunodeprimidos.

As lesões são caracterizadas por placas ou nódulos brancos, de consistência variável, podendo suas bordas apresentarem-se eritematosas. Podem ser assintomáticas ou haver queixa de dor ou ardência, com dor intensa, ferida, inflamação da mucosa e tendência para sangramento. Então, confira agora o que é a Candidíase na Boca: Como Tratar? Como Prevenir:

O que é Candidíase na Boca:

O Candidíase na Boca (sapinhos) é uma infecção superficial da levedura da boca que pode envolver a língua, bochecha interna (mucosa bucal), região do lábio interno e, ocasionalmente, as gengivas (gengiva).

Embora seja mais comum em lactentes jovens, o sapinho pode afetar crianças pequenas e, em menor grau, crianças mais velhas e ocasionalmente adultos. O tordo oral diagnosticado em crianças mais velhas, adolescentes e qualquer adulto deve sempre levar a uma busca por uma condição médica subjacente (diabetes, uso de terapia imunossupressora, etc.).

Causas da Candidíase na Boca:

A Candidíase na Boca é uma infecção causada pelo excesso de fungo Candida albicans na boca, que causa infecção, geralmente, em bebês, devido a sua imunidade ainda pouco desenvolvida, ou em adultos com o sistema imune enfraquecido devido a gripes, doenças crônicas ou HIV, por exemplo. O aumento da Candidíase na Boca pode ser o resultado de:

  • Além disso, enfraquecimento do sistema imunitário
  • Fumar
  • Além disso, uma condição de saúde subjacente: Câncer ou HIV
  • Tomar medicação corticoesteroide
  • Além disso, tomar medicamentos que reduzam a quantidade de saliva produzida Lesões na boca Diabetes tipo -1 ou tipo 2

Pode ser causada pelo contacto da pele ou das mucosas com uma zona infectada, sendo a predisposição individual relevante para esta transmissão. Nos bebés os “sapinhos” podem ser transmitidos da mãe para o bebé durante o parto, no caso de a mãe ter candidíase vaginal, ou pela amamentação.

A Candidíase na Boca nos bebés também pode ser causada por um sistema imunitário imaturo (especialmente prematuros) e pelo uso de antibióticos.

Sintomas da Candidíase na Boca:

A Candidíase na Boca geralmente se desenvolve repentinamente, e os sintomas podem se tornar mais sérios e perceptíveis com o tempo:

  • Lesões brancas cremosas na boca – podem estar na língua, no céu da boca ou nas bochechas internas. Essas lesões podem ser dolorosas ou até começar a sangrar quando agitadas pelos. Além disso, dentes, alimentos ou escova de dentes;
  • Inflamação oral;
  • Além disso, perda de paladar;
  • Erosão do esmalte dentário;
  • Além disso, muco Oral.

As crianças que amamentam e as mães podem transmitir a infecção do peito da mãe para a boca do bebê. Durante a gravidez, uma mulher com uma infecção por levedura vaginal também pode passar o fungo para seu bebê durante o parto, fazendo com que o bebê desenvolva Candidíase na Boca.

Bebês com Candidíase na Boca podem apresentar sinais de irritabilidade e agitação; eles também podem ter problemas para se alimentar. Se o seio de uma mulher for infectado com cândida, ela poderá sentir os mamilos vermelhos, coçando e sensíveis, uma aréola brilhante ou seca e dor aguda ou incomum dentro da mama e dos mamilos.

Em casos graves, as lesões podem se espalhar para além da boca, passando pelo esôfago e pelo estômago. Isso é chamado de esofagite por candida e pode causar dificuldade para engolir e sangramento gastrointestinal. Seu corpo também pode mostrar sinais de reação metabólica quando a candida e as toxinas são liberadas.

Os sintomas que podem ser experimentados durante uma candida cleanse incluem função cerebral prejudicada, dor de cabeça, fadiga, tonturas, inchaço, gases, sudorese, sinusite, erupções cutâneas e sintomas gripais. Esses sinais geralmente desaparecem em 7 a 10 dias. Quando a candida deixa seu corpo, você se sentirá mais energizado e focado.

Tratamento da Candidíase na Boca:

Em alguns bebês, nenhum tratamento é necessário. Muitos casos leves de Candidíase na Boca duram apenas um curto período de tempo – apenas alguns dias mais ou menos – e claro sem qualquer tratamento.

Se o tratamento for iniciado, o seu médico irá prescrever normalmente um gel que contenha um medicamento anti-sapos chamado miconazol . Você esfrega esse gel nas áreas afetadas na boca do bebê, usando um dedo limpo, com a frequência prescrita pelo seu médico.

Siga as instruções cuidadosamente. Use o gel depois de um feed. Para evitar o risco muito pequeno de asfixia, aplique um pouco de cada vez e não para o fundo da garganta. O remédio funciona matando os germes do cândido dentro da boca do bebê.

Estritamente falando, o gel de miconazol não está licenciado para ser usado em bebês com menos de 4 meses de idade. No entanto, muitos médicos estão felizes em recomendar seu uso em bebês de todas as idades.

Um tratamento alternativo para Candidíase na Boca é gotas que contêm um medicamento anti-sapos chamado nistatina . Você usa um conta-gotas que vem com as gotas para colocar o líquido nas áreas afetadas dentro da boca do bebê. As gotas de nistatina tendem a ser usadas se o miconazol não for adequado para o seu bebê por algum motivo, ou se o gel de miconazol não tiver sido eficaz.

Deve continuar com o tratamento que o seu médico prescreve, durante dois dias depois de o sabiá ter desaparecido. Consulte o seu médico se o sapinho não tiver desaparecido dentro de sete dias após o início do tratamento.

Como é Feito o Tratamento da Candidíase na Boca:

No adulto, o tratamento para Candidíase na Boca deve ser orientado por um clínico geral ou um dentista, podendo ser feito em casa com a aplicação de antifúngicos na forma de gel, líquido ou enxaguante bucal, como a Nistatina, durante 5 a 7 dias. Além disso, durante o tratamento é importante ter alguns cuidados, como:

  • Escovar os dentes 3 vezes por dia com escova de dentes com cerdas macias;
  • Evitar comer alimentos gordurosos ou com açúcar, como bolos, doces, bolachas ou balas;
  • Lavar a boca após comer ou usar remédios por boca, como spray nasal ou xarope.
  • Um ótimo tratamento caseiro para a Candidíase na Boca é o chá de poejo, porque possui propriedades que diminuem a proliferação dos fungos e ajudam a acelerar o combate à infecção.

Nos casos mais graves, o tratamento para Candidíase na Boca pode ser feito com a ingestão de remédios antifúngicos orais, como o Fluconazol, até 14 dias ou segundo indicação do médico.

No bebê e na criança a Candidíase na Boca, também conhecida como sapinho, o tratamento pode ser feito colocando um antifúngico em forma de liquido, creme ou gel, como a nistatina ou o miconazol, sob indicação do pediatra.

Prevenção da Candidíase na Boca:

A Candidíase na Boca é uma doença bastante comum e muitas pessoas já a tiveram uma vez ou outra. A Candidíase na Boca é mais comum em crianças, mas os adultos também podem ter este problema após o uso de antibióticos ou quando tem o sistema imunológico debilitado.

Existem vários passos práticos que você pode seguir para prevenir a Candidíase na Boca e na garganta, mesmo quando está a tomar antibióticos. Estas são as melhores formas de prevenir a Candidíase na Boca:

  • Deve lavar os dentes e a língua pelo menos duas vezes por dia. Existem sempre células de candida presentes na sua boca, por isso é importante manter a sua boca limpa para prevenir o desenvolvimento excessivo do candida.
  • Não utilize elixir bucal ou sprays para a garganta. Apesar de estes ajudarem a tratar do mau hálito e da dor de garganta, também matam as boas bactérias da sua boca mas não matam o candida albicans. Quando isto acontece torna-se muito mais fácil para a Candidíase na Boca ocorrer.
  • Limite a ingestão de alimentos e bebidas açucaradas que consome. O açúcar é o alimento favorito da Candidíase na Boca.
  • Beba um chá de extrato de folhas de oliva várias vezes por dia.
  • Visite o seu dentista com regularidade para uma lavagem bucal profissional e exames regulares.

Por vezes é inevitável tomar antibióticos e estes passos ajudam a prevenir o aparecimento da Candidíase na Boca. Estas dicas também são seguras para crianças, por isso também pode prevenir a candidíase em crianças pois tomam antibióticos com mais frequência que os adultos. A prevenção vale mais que as dores e o tratamento da Candidíase na Boca!

Sair da versão mobile