Doenças

Câncer de Boca – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos!

Por Alan Costa, em 26/06/2017 (atualizado em 11/11/2019)
Câncer de Boca

Câncer de Boca – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que muitos desconhecem. Além disso, o Câncer de Boca refere-se a câncer que se desenvolve em qualquer uma das partes que compõem a boca. O Câncer de Boca pode ocorrer no: Lábios, Gengivas, Língua, Forro interno das bochechas, Céu da boca e no Chão da boca.

O câncer que ocorre no interior da boca às vezes é chamado câncer bucal ou câncer de cavidade oral. O Câncer de Boca é um dos vários tipos de câncer agrupados em uma categoria chamada de câncer de cabeça e pescoço. O Câncer de Boca e outros cânceres de cabeça e pescoço são frequentemente tratados de forma semelhante.

Causas de Câncer de Boca: O Câncer de Boca ocorre quando as células nos seus lábios ou na boca desenvolvem alterações (mutações) em seu DNA. Essas mutações permitem que as células cancerígenas continuem crescendo e se dividindo quando as células saudáveis ​​morreriam.

A acumulação de células anormais de Câncer de Boca pode formar um tumor. Com o tempo eles podem se espalhar dentro da boca e para outras áreas da cabeça e pescoço ou outras partes do corpo.

Os cânceres da boca geralmente começam nas células planas e finas (células escamosas) que alinham os lábios e o interior da boca. A maioria dos cânceres orais são carcinomas de células escamosas. Não está claro o que causa as mutações em células escamosas que levam ao Câncer de Boca. Mas os médicos identificaram fatores que podem aumentar o risco de Câncer de Boca.

Sintomas de Câncer de Boca: Sinais e sintomas do Câncer de Boca podem incluir:

  • Uma ferida que não cura
  • Uma ferida que sangra
  • Um crescimento, nódulo ou espessamento da pele ou revestimento da boca
  • Dentes soltos
  • Próteses mal ajustadas
  • Dor na língua
  • caroço no pescoço.
  • Perda de peso
  • Mau hálito.
  • Dor ou rigidez da mandíbula
  • Mastigação difícil ou dolorosa
  • Dica difícil ou dolorosa
  • Dor de garganta

Quando Consultar um Médico: Faça uma consulta com o seu médico ou dentista se tiver quaisquer sinais e sintomas persistentes que o incomodem e durarem mais de duas semanas. O seu médico provavelmente irá investigar outras causas mais comuns para os seus sinais e sintomas em primeiro lugar, como uma infecção.

Fatores de Risco de Câncer de Boca: Fatores que podem aumentar seu risco de Câncer de Boca incluem:

  • Uso de tabaco de qualquer tipo, incluindo cigarros, charutos, tubulações, mastigação de tabaco e tabaco, entre outros
  • Uso intenso de álcool
  • Excessiva exposição solar aos seus lábios
  • Um vírus de transmissão sexual chamado vírus do papiloma humano (HPV)
  • Um sistema imunológico enfraquecido

Diagnóstico de Câncer de Boca: Testes e procedimentos utilizados para diagnosticar o Câncer de Boca incluem:

  • Exame físico. Seu médico ou dentista examinará seus lábios e boca para procurar anormalidades – áreas de irritação, como feridas e manchas brancas (leucoplasia).
  • Remoção de tecido para teste. Se uma área suspeita for encontrada, seu médico ou dentista pode remover uma amostra de células para testes laboratoriais em um procedimento chamado biópsia. As células incomuns podem ser removidas usando técnicas diferentes, mas são geralmente cortadas usando um bisturi, uma tesoura ou outra ferramenta cirúrgica. No laboratório, as células são analisadas quanto ao câncer ou alterações precancerosas que indicam um risco de câncer no futuro.

Fases de Câncer de Boca: Uma vez que o Câncer de Boca é diagnosticado, seu médico trabalha para determinar a extensão ou o estágio do seu câncer. Testes de teste de Câncer de Boca podem incluir:

  • Usando uma pequena câmera para inspecionar sua garganta. Durante um procedimento chamado endoscopia, seu médico pode passar por uma câmera pequena e flexível, equipada com uma luz através do nariz para examinar sua garganta e caixa de voz. O seu médico procura sinais de que o câncer se espalhou além da boca . A endoscopia pode ser feita no consultório do médico e causa muito pouco desconforto.
  • Testes de imagem. Uma variedade de exames de imagem podem ajudar a determinar se o câncer se espalhou além da boca . Os testes de imagem podem incluir raios-X, tomografia computadorizada (tomografia computadorizada), ressonância magnética (MRI) e tomografia por emissão de positrões (PET), entre outros. Nem todos precisam de cada teste. Seu médico determina quais testes são apropriados com base em sua condição.

Os estágios de Câncer de Boca são indicados usando os números romanos I a IV. Um estágio inferior, como o estágio I, indica um menor câncer confinado a uma área. Um estágio mais alto, como o estágio IV, indica um tumor maior ou o câncer se espalhou para outras áreas da cabeça ou pescoço, ou para outras áreas do corpo. O estágio do seu câncer ajuda seu médico a determinar suas opções de tratamento.

Tratamentos de Câncer de Boca: O tratamento para o Câncer de Boca depende da localização e do estágio do seu câncer, bem como sua saúde geral e preferências pessoais. Você pode ter apenas um tipo de tratamento, ou você pode sofrer uma combinação de tratamentos contra o câncer. As opções de tratamento incluem cirurgia, radiação e quimioterapia. Discuta suas opções com seu médico.

Cirurgia: A cirurgia para o Câncer de Boca pode incluir:

  • Cirurgia para remover o tumor. Seu cirurgião pode cortar o tumor e uma margem de tecido saudável que o rodeia para garantir que todas as células cancerosas tenham sido removidas. Os cânceres menores podem ser removidos por cirurgia menor. Tumores maiores podem exigir procedimentos mais extensos. Por exemplo, remover um tumor maior pode envolver a remoção de uma seção da mandíbula ou uma porção da língua.
  • Cirurgia para remover câncer que se espalhou pelo pescoço. Se as células cancerosas se espalharam para os gânglios linfáticos no pescoço ou se houver um risco elevado de que isso tenha acontecido com base no tamanho do seu câncer, seu cirurgião pode recomendar um procedimento para remover linfonodos cancerosos e tecido relacionado no pescoço (dissecção do pescoço ). A dissecção do pescoço remove as células cancerosas que podem ter se espalhado para seus gânglios linfáticos. A cirurgia de dissecação do pescoço deixará uma cicatriz no pescoço. Isso não afetará a capacidade do seu corpo de combater infecções no futuro.
  • Cirurgia para reconstruir a boca. Após uma operação para remover seu câncer, seu cirurgião pode recomendar uma cirurgia reconstrutiva para reconstruir a boca para ajudá-lo a recuperar a capacidade de conversar e comer. Seu cirurgião pode transplantar enxertos de pele, músculo ou osso de outras partes do seu corpo para reconstruir sua boca. Os implantes dentários podem ser usados ​​para substituir seus dentes naturais. Os implantes podem ser colocados no momento do tratamento do câncer ou depois de curar. A cirurgia comporta risco de sangramento e infecção. A cirurgia para Câncer de Boca geralmente afeta sua aparência, bem como a sua capacidade de falar, comer e engolir. Você pode precisar de um tubo para ajudá-lo a comer, beber e tomar remédios. Para uso em curto prazo, o tubo pode ser inserido através do nariz e no estômago. A longo prazo, um tubo pode ser inserido através da sua pele e no seu estômago. Você também pode exigir um procedimento para inserir um tubo de respiração através do pescoço (traqueostomia). Este tubo de respiração geralmente é temporário. Seu médico pode encaminhá-lo para especialistas que podem ajudá-lo a lidar com essas mudanças. A maioria das pessoas é capaz de falar, comer, engolir e respirar normalmente após o tratamento.

Terapia de Radiação: A radioterapia usa feixes de alta energia, como raios-X e prótons, para matar células cancerosas. A terapia de radiação é mais freqüentemente entregue de uma máquina fora do seu corpo (radiação de feixe externo), embora também possa vir de sementes radioactivas e fios colocados perto de seu câncer (braquiterapia).

A radioterapia pode ser o único tratamento que você recebe se você tiver um Câncer de Boca em estágio inicial. A radioterapia também pode ser usada após a cirurgia. Em outros casos, a radioterapia pode ser combinada com quimioterapia.

Esta combinação aumenta a eficácia da terapia de radiação, mas também aumenta os efeitos colaterais que você pode experimentar. Nos casos de Câncer de Boca avançado, a terapia de radiação pode ajudar a aliviar sinais e sintomas causados ​​pelo câncer, como a dor.

Os efeitos colaterais da radioterapia na boca podem incluir boca seca, cárie dentária, dano ao osso do maxilar, feridas na boca, sangrando gengivas, rigidez do maxilar, fadiga e reações cutâneas vermelhas e queimadas. Seu médico recomendará que você visite um dentista antes de iniciar a radioterapia para garantir que seus dentes estejam tão saudáveis ​​quanto possível.

Qualquer dente não saudável pode precisar de tratamento ou remoção. Um dentista também pode ajudá-lo a entender a melhor forma de cuidar dos dentes durante e após a terapia de radiação para reduzir o risco de complicações.

Quimioterapia: A quimioterapia é um tratamento que usa produtos químicos para matar células cancerígenas. Os medicamentos de quimioterapia podem ser administrados sozinhos, em combinação com outros medicamentos de quimioterapia ou em combinação com outros tratamentos contra o câncer. A quimioterapia pode aumentar a eficácia da radioterapia, de modo que as duas são muitas vezes combinadas.

Os efeitos colaterais da quimioterapia dependem de quais medicamentos você recebe. Os efeitos colaterais comuns incluem náuseas, vômitos e perda de cabelo. Pergunte ao seu médico quais efeitos secundários são prováveis ​​para os medicamentos de quimioterapia que você receberá.

Terapia de Drogas Direcionada: Os medicamentos direcionados tratam o Câncer de Boca alterando aspectos específicos das células cancerosas que alimentam seu crescimento. Cetuximab (Erbitux) é uma terapia direcionada aprovada para o tratamento de câncer de cabeça e pescoço em certas situações. Cetuximab interrompe a ação de uma proteína que é encontrada em muitos tipos de células saudáveis, mas é mais prevalente em certos tipos de células cancerígenas.

Os medicamentos direcionados podem ser usados ​​em combinação com quimioterapia ou radioterapia. Outros medicamentos direcionados estão sendo estudados em ensaios clínicos, incluindo medicamentos que visam o sistema imunológico (imunoterapia).

Medicina Alternativa: Nenhum tratamento de medicina complementar ou alternativa pode curar Câncer de Boca. Mas os tratamentos complementares e de medicina alternativa podem ajudá-lo a lidar com o Câncer de Boca e os efeitos colaterais do tratamento do câncer, como a fadiga.

Muitas pessoas submetidas a terapia de radiação para câncer experimentam fadiga. Seu médico pode tratar as causas subjacentes da fadiga, mas a sensação de estar completamente desgastada pode persistir apesar dos tratamentos. As terapias complementares podem ajudá-lo a lidar com a fadiga. Pergunte ao seu médico sobre tentar:

  • Exercício. Experimente um exercício suave durante 30 minutos na maioria dos dias da semana. O exercício moderado, como a caminhada rápida, durante e após o tratamento do câncer, reduz a fadiga. Fale com o seu médico antes de começar a exercer, para se certificar de que é seguro para você.
  • Massagem terapêutica. Durante uma massagem, um terapeuta de massagem usa as mãos para aplicar pressão sobre a pele e os músculos. Alguns terapeutas de massagem são especialmente treinados para trabalhar com pessoas que sofrem de câncer. Pergunte ao seu médico os nomes de massoterapeutas da sua comunidade.
  • Relaxamento. Atividades que o ajudam a se sentir relaxado podem ajudá-lo a lidar. Tente ouvir música ou escrever em um diário.
  • Acupuntura. Durante uma sessão de acupuntura, um profissional treinado insere agulhas finas em pontos precisos em seu corpo. Algumas pessoas relatam que a acupuntura reduz suas dores, fadiga, náuseas e vômitos. Alguns acupuntores são especialmente treinados para trabalhar com pessoas com câncer. Peça ao seu médico para recomendar alguém na sua comunidade.
Sair da versão mobile