Nutrição

Cacau emagrece ou engorda? como consumir, benefícios!

Por Alan Costa, em 11/01/2018 (atualizado em 07/06/2022)
Cacau Emagrece ou Engorda

Se o cacau emagrece ou engorda e como usar para emagrecer são as principais dúvidas pois seu consumo no Brasil é muito grande. Veja essa analise completa!  O cacau é o fruto da árvore do cacaueiro, que possui origem Amazônia. Devido a uma série de estudos, passou-se a considerar o fruto como um alimento funcional, pois além de desempenhar uma série de funções nutricionais, ainda é capaz de trazer uma série de benefícios a seus consumidores.

Mas, a maioria dos seus consumidores possuem uma grande dúvida, o cacau emagrece ou engorda? Foi pensando em você que sofre com esta dúvida que preparamos este artigo, por isso, permaneça lendo até o final e descubra agora mesmo. Antes de descobrir se o cacau emagrece ou engorda, confira os seus valores nutricionais.

Valores nutricionais do cacau:

Para se ter uma ideia, em 2 colheres de sopa de cacau em pó, encontraremos apenas 25 calorias e 1,5 grama de gordura. Além de 3,6 gramas de fibras, o que corresponde a 14% dos valores diários. Teremos também 8% dos valores diários em ferro e 14% em magnésio.

O cacau em pó é obtido através do processamento dos grãos do cacau. A maior parte de sua gordura é removida para outros preparos, restando uma pasta seca, que é liofilizada, se transformando em pó.

Em uma xícara de cacau em pó teremos aproximadamente 12 gramas de gorduras totais, sendo que 7 gramas serão saturadas, 4 gramas monoinsaturadas e o restante serão gorduras poli-insaturadas. E sim, cacau emagrece ou engorda? Calma, vamos chega lá já.

Benefícios do cacau para saúde:

Na cicatrização:

O cacau contém propriedades terapêuticas e curativas de feridas. Os extratos ajudam na prevenção do desenvolvimento de vários tipos de infecções no organismo.

Contra a obesidade:

Um estudo mostrou os potenciais benefícios do cacau na prevenção da obesidade. Sua ingestão ajuda na modulação do metabolismo lipídico e na redução da síntese e transporte de ácidos graxos.

Melhorar o humor:

O consumo de cacau mostrou efeitos semelhantes aos antidepressivos em certos processos fisiológicos. Estudos demonstraram que os flavonóis ajudam a melhorar o humor.

Contra a asma:

Os grãos de cacau contêm xantina e teofilina, que ajudam a relaxar espasmos brônquicos e a abertura de brônquios obstruídos. Isso facilita um fluxo fácil de ar e é valioso para curar várias alergias, incluindo asma e falta de ar.

Saúde cardiovascular:

O cacau exerce efeitos benéficos sobre a saúde cardiovascular, por ser Ele rico em flavonoides, que contribuem para boa saúde do coração.

Outros benefícios do cacau para saúde:

  • Ainda em decorrência de seus flavonoides, um dos benefícios do cacau em pó é seu efeito anti-inflamatório, com suas funções vasodilatadoras.
  • O cacau em pó também ajuda a diminuir as taxas de colesterol ruim, além de minimizar os riscos de formação de coágulos.
  • Agindo diretamente sobre a memória, seus flavonoides ajudam muito no processo de oxigenação cerebral.
  • O cacau, aliado ao leite, poderá ajudar muito os atletas e praticantes de exercícios a se recuperarem após os treinamentos. Seus carboidratos e proteínas são os principais elementos presentes nessa recuperação, fazendo com que o aumento da resistência física seja um dos benefícios do cacau em pó.
  • As procianidinas do cacau protegem as células intestinais, impedindo que se instalem tumores.

Agora que conhecemos todos os benefícios do cacau, Afinal cacau emagrece ou engorda?

O cacau engorda?

Eis a questão, cacau engorda ou não? Estudos recentes afirmam que o cacau possui carboidratos em sua composição, mas, este mesmo estudo confirmou, que o mesmo possui quantidades ainda maiores de propriedades sedativas que promovem saciedade no organismo, ou seja, ele pode está inteiramente conectado ao emagrecimento, Por isso, podemos responder a sua dúvida se o cacau engorda, “NÃO” o cacau não engorda.

Porém é tudo uma questão de equilíbrio. Só fará bem a sua saúde se não consumir em excesso. Considere comer pequenas porções de 3 a 5 vezes por semana. Assim você irá satisfazer a sua vontade e não terá tanto peso na consciência.

Afinal, cacau emagrece?

Por ser considerado um alimento termogênico e estimulante, muitos ligam o consumo do fruto, principalmente na versão em pó, ao processo de emagrecimento. Por isso muitas pessoas questionam, cacau emagrece?

Primeiramente é preciso mostrar que embora seja considerado um alimento funcional, possui quantidades relativamente altas de carboidrato em sua composição, portanto o recomendado para que quem for consumir o alimento, o faça de maneira moderada.

O carboidrato pode ser um verdadeiro vilão para quem quer emagrecer e buscar saúde. Basta uma quantidade mínima em nossa corrente sanguínea para que a insulina entre em ação, transformando-o rapidamente em gordura corporal.

Porém, quando consumido de maneira correta e adequada, o alimento pode sim dar um pequeno auxilio no que diz respeito ao processo de emagrecimento. Mas precisamos afirmar, que não existe ainda nenhum tipo de alimento milagroso. Então, o cacau emagrece? “SIM” o cacau emagrece, mas lembre-se sempre de consultar um nutricionista especializado antes de iniciar qualquer dieta de emagrecimento.

Receita de biscoito de cacau para emagrecer:

INGREDIENTES:

  • 2/3 chávena de manteiga
  • 3/4 chávena de açúcar
  • 1 ovo
  • 1+1/4 chávena de farinha
  • 1/3 chávena de Cacau
  • 1 colher café bicarbonato de sódio

MODO DE PREPARO:

  • Bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. adicione o ovo e bata mais um pouco.
  • Peneire a farinha, o Cacau e o bicarbonato de sódio e adicione aos poucos ao creme de manteiga.
  • Forme pequenas bolinhas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal.
  • Achate as bolinhas e leve ao forno pré-aquecido a 190ºC por cerca de 12 minutos.
  • Se a massa estiver difícil de moldar leve ao frigorífico por 15 minutos. Após, está pronto para o consumo.
  • Consuma somente uma vez por semana.

Contra-indicações do cacau:

Apesar dos muitos benefícios do cacau, você deve ter cuidado para não exagerar, especialmente para evitar o excesso de estimulação do sistema nervoso que pode levar à taquicardia, ansiedade, pressão alta e outros sintomas desagradáveis. Em alguns casos, em seguida, o cacau pode ser alergênico, se você observar reações estranhas melhor evitar o consumo.

Sair da versão mobile