Doenças

Bexiga Hiperativa em Crianças – O que é, Sintomas e Tratamentos!

Por Alan Costa, em 11/07/2017 (atualizado em 05/11/2019)
Bexiga Hiperativa em Crianças

Bexiga Hiperativa em Crianças – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição. Além disso, a Bexiga Hiperativa em Crianças é um tipo específico de incontinência urinária, é uma condição de infância comum definida por um impulso repentino e incontrolável de urinar. Isso pode levar a acidentes durante o dia. Um pai também pode pedir uma criança se eles precisam ir ao banheiro. Mesmo que a criança diga que não, eles terão uma necessidade urgente de ir minutos depois. A Bexiga Hiperativa em Crianças não é o mesmo que molhar a cama, ou enurese noturna. O molhamento das camas é mais comum, particularmente em crianças pequenas.

Bexiga Hiperativa em Crianças

Os sintomas da Bexiga Hiperativa em Crianças podem interferir com as rotinas diárias de uma criança. É importante reagir aos acidentes diurnos com paciência e compreensão. Essas incidências podem afetar o desenvolvimento social e emocional da criança. Outras complicações físicas da Bexiga Hiperativa em Crianças são:

  • Dificuldade em esvaziar completamente a bexiga
  • Um risco aumentado de danos nos rins
  • Um risco aumentado de infecções do trato urinário

Converse com seu médico se suspeitar que seu filho tenha uma OAB. Na maioria dos casos, um OAB desaparece com o tempo. Caso contrário, existem tratamentos e medidas em casa disponíveis para ajudar seu filho a superar ou gerenciar esta condição.

Sintomas da Bexiga Hiperativa em Crianças: O sintoma mais comum da Bexiga Hiperativa em Crianças é o desejo de ir ao banheiro mais frequentemente do que o normal. Um hábito normal de ir ao banheiro é de cerca de quatro a cinco viagens por dia.

Com Bexiga Hiperativa em Crianças, a bexiga pode se contrair e causar a sensação de necessidade de urinar, mesmo quando não está cheia. Seu filho pode não dizer diretamente que eles têm o desejo. Procure sinais como se contorcendo no assento, dançando ou pulando de um pé para o outro.

Outros sinais podem incluir:

  • Ir ao banheiro, mas não pode urinar
  • Experimentar um desejo de urinar, mas não passar urina
  • Infecções freqüentes do trato urinário
  • Acidentes durante o dia
  • Menos comumente, seu filho pode sofrer vazamento, especialmente quando ativo ou quando espirra.

Molhar a cama: A molhagem das camas ocorre quando uma criança não consegue controlar a micção na noite. É um tipo de disfunção que pode acompanhar a bexiga hiperativa, mas geralmente não está relacionada a ela. Este problema é considerado anormal quando ocorre em crianças com mais de 5 a 7. Se esta condição é acompanhada de constipação e acidentes fecais, é chamado de vazamento disfuncional.

Causas da Bexiga Hiperativa em Crianças: Existem várias causas possíveis da Bexiga Hiperativa em Crianças. Algumas causas variam de acordo com a idade de uma criança. Por exemplo, em crianças de 4 a 5 anos, a causa pode ser:

  • Mudança de rotina, como mudar para uma nova cidade ou ter um novo irmão ou irmã na casa
  • Esquecer de usar o banheiro porque estão envolvidas em outras atividades
  • Doenças

Outras causas em crianças de todas as idades podem incluir:

  • Ansiedade
  • Beber bebidas com cafeína ou bebidas efervescentes
  • Transtorno emocional
  • Ter problemas com constipação
  • Infecções freqüentes do trato urinário
  • Dano no nervo ou mau funcionamento que faz com que uma criança tenha dificuldade em reconhecer uma bexiga cheia
  • Abster-se de esvaziar completamente a bexiga quando está no banheiro
  • Apneia do sono subjacente

Em algumas crianças, pode ser um atraso na maturação e eventualmente desaparecerá com a idade. Mas, como as contrações da bexiga são controladas pelos nervos, é possível que a OAB possa ser causada por uma desordem neurológica.

Uma criança também pode aprender a manter a urina, o que pode afetar sua capacidade de esvaziar completamente a bexiga. Os efeitos a longo prazo deste hábito podem ser infecções do trato urinário, aumento da freqüência urinária e danos nos rins. Consulte um médico se estiver preocupado com o fato de o OAB do seu filho não ter se afastado por conta própria.

Diagnósticos da Bexiga Hiperativa em Crianças: Faça uma consulta com o seu pediatra para um check-up se o seu filho tiver sinais de Bexiga Hiperativa em Crianças. Isto é especialmente verdadeiro se seu filho tiver 7 anos de idade ou mais. A maioria das crianças dessa idade terá controle da bexiga.

Quando você vê o médico, eles vão querer dar a sua criança um exame físico e ouvir um histórico de sintomas. O seu médico também pode querer verificar a constipação e tomar uma amostra de urina para analisar a infecção ou outras anormalidades. Seu filho também pode ter que participar de testes de cancelamento.

Esses testes podem incluir a medição do volume de urina e qualquer coisa que resta na bexiga após a micção, ou a medição do caudal. Em alguns casos, seu médico pode querer fazer um ultra-som para determinar se os problemas estruturais da bexiga podem ser a causa.

Bexiga Hiperativa em Crianças

Tratamentos da Bexiga Hiperativa em Crianças: A Bexiga Hiperativa em Crianças geralmente desaparece quando uma criança envelhece. À medida que uma criança cresce:

  • Eles podem segurar mais na bexiga.
  • Os alarmes do corpo natural começam a funcionar.
  • A bexiga Hiperativa se estabelece.
  • A resposta do seu corpo melhora.
  • A produção do corpo de hormônio antidiurético, um produto químico que retarda a produção de urina, estabiliza-se.

Reciclagem da Bexiga: Seu pediatra provavelmente sugerirá estratégias não médicas como a reciclagem da bexiga primeiro. A reciclagem da bexiga significa manter um calendário de urina e resistir ao desejo de entrar no meio. Seu filho aprenderá a manter gradualmente a urina mais longa para esticar a bexiga.

Uma amostra de agendamento de urina seria ir ao banheiro a cada duas horas. Outra opção é chamada de duplo vazamento, o que envolve a tentativa de urinar novamente após a primeira vez para garantir que a bexiga esteja completamente esvaziada.

Algumas crianças também respondem à terapia conhecida como treinamento de bio feedback. Dirigido por um terapeuta, este treinamento ajuda uma criança a aprender como se concentrar nos músculos da bexiga e relaxá-los enquanto urina.

Medicamentos: Seu pediatra provavelmente sugerirá medicamentos se as estratégias não médicas não ajudarem seu filho. Se o seu filho estiver constipado, o seu médico pode prescrever um laxante. Se o seu filho tiver uma infecção, os antibióticos também podem ajudar.

Medicamentos para crianças ajudam a relaxar a bexiga, o que reduz o desejo de ir tão freqüentemente. Um exemplo é a oxibutinina , que tem efeitos colaterais que incluem boca seca e constipação. É importante discutir os possíveis efeitos colaterais destes medicamentos com um médico. É possível que a OAB volte depois que seu filho parar de tomar a medicação.

Remédios Caseiros: Os remédios caseiros que você pode incluir incluem:

  • Peça ao seu filho que evite bebidas e alimentos com cafeína. A cafeína pode estimular a bexiga.
  • Crie um sistema de recompensas para que as crianças tenham um incentivo. É importante não punir uma criança para molhar acidentes, mas recompensar comportamentos positivos.
  • Sirva alimentos e bebidas amigáveis ​​à bexiga . Esses alimentos incluem sementes de abóbora, suco de cranberry, abóbora diluída e água.

Tenha cuidado para observar quando e por que seu filho tem acidentes diurnos. Os sistemas de recompensa podem ajudar a recuperar seu filho de acordo com a programação. Também pode ajudar a criar associações positivas para a comunicação, para que seu filho se sinta confortável deixando você saber quando precisa ir.

Sair da versão mobile