Biblioteca de nutrientes

Betacaroteno: para que serve, benefícios, alimentos ricos e deficiência

Por Alan Costa, em 13/12/2018 (atualizado em 26/02/2024)
Betacaroteno-

O betacaroteno ou beta-caroteno é um tipo de carotenóide, pigmento encontrado nas plantas que lhes confere cor intensa. No corpo, o betacaroteno é transformado em vitamina A, necessária ao organismo para apoiar a visão saudável, a imunidade, a divisão celular e outras funções.

Este artigo abordará a pesquisa atual e a compreensão de como o betacaroteno afeta o corpo e quais alimentos são boas fontes desse antioxidante.

O que é betacaroteno?

O betacaroteno é um tipo de carotenoide, que são pigmentos naturais responsáveis pelas cores vibrantes de certas plantas e seus frutos e legumes.

Os carotenóides são um grupo de pigmentos amarelos, laranja ou vermelhos. Eles podem ser encontrados em frutas, vegetais, fungos e flores, entre outros seres vivos. O betacaroteno é um tipo de carotenóide encontrado em vegetais como cenoura, abóbora, batata doce, espinafre e couve.

Existem muitos tipos de carotenóides que são amplamente considerados como pertencentes a um dos dois grupos chamados xantofilas e carotenos. Os carotenos que são transformados em vitamina A no corpo incluem alfa-caroteno, betacaroteno e beta criptoxantina.

As xantofilas incluem luteína , zeaxantina e licopeno . Esses carotenóides não se convertem em vitamina A.

Para que serve betacaroteno?

Para que serve o betacaroteno? O betacaroteno e a vitamina A desempenham um papel vital no processo reprodutivo. Eles também ajudam a manter a pele, os olhos e o sistema imunológico saudáveis.

As pessoas usam betacaroteno para um distúrbio hereditário marcado pela sensibilidade à luz. Também é usado para prevenir certos tipos de câncer, doenças cardíacas, cataratas , envelhecimento da pele e muitos outros fins, mas não há boas evidências científicas para apoiar a maioria desses usos.

Quais são os benefícios do betacaroteno?

Betacaroteno

Antioxidantes como betacaroteno desempenham papéis cruciais na luta do corpo contra os radicais livres. Há muitas evidências para apoiar a ingestão de antioxidantes, a fim de ajudar a alcançar o bem-estar ideal. A seguir confira os benefícios do betacaroteno para saúde.

1. Função cognitiva

Um estudo envolveu mais de 4.000 homens durante um período de 18 anos. Ligou o consumo a longo prazo do betacaroteno a um abrandamento do declínio cognitivo.

No entanto, nenhuma diferença significativa foi encontrada em um período de curto prazo. Pode ter havido outros fatores contribuintes no grupo que consumiu betacaroteno a longo prazo.

2. Saúde da pele

Tomar betacaroteno pode reduzir a sensibilidade ao sol para certas pessoas que têm a desordem sanguínea protoporfiria eritropoiética. Pode também ter esse efeito para pessoas com outras doenças fotossensíveis.

O betacaroteno também pode reduzir o efeito de drogas fototóxicas. Outra pesquisa mostrou que pode prevenir danos à pele e contribuir para a manutenção da saúde e aparência da pele. Isto é devido às suas propriedades antioxidantes. No entanto, os estudos são inconclusivos e mais pesquisas precisam ser feitas.

3. Saúde pulmonar

Altas doses de betacaroteno (suplementos de 15 miligramas) podem aumentar a probabilidade de câncer de pulmão para fumantes. No entanto, um estudo recente envolvendo mais de 2.700 pessoas sugeriu que comer frutas e vegetais ricos em carotenoides , como o betacaroteno, teve um efeito protetor contra o câncer de pulmão.

4. Prevenção do câncer

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer , os antioxidantes, como o betacaroteno, podem reduzir ou prevenir os danos causados ​​pelos radicais livres. Este tipo de dano tem sido associado ao câncer.

No entanto, muitos estudos observacionais mostraram resultados mistos. Além disso, em geral, recomenda-se uma dieta rica em frutas e vegetais cheios de fitoquímicos e antioxidantes, em vez de suplementar o betacaroteno. Isto é particularmente verdadeiro para aqueles que já têm câncer.

Quais são os alimentos ricos em betacaroteno?

O betacaroteno é predominantemente encontrado em frutas e legumes com uma cor vermelha, laranja ou amarela. No entanto, não se coíbe de verduras de folhas escuras ou outros vegetais verdes, como eles contêm uma boa quantidade deste antioxidante também.

Alguns estudos mostraram que quantidades mais altas de betacaroteno são encontradas em formas cozidas de frutas e vegetais em comparação com a matéria-prima. Como o betacaroteno se converte na vitamina A solúvel em gordura, é importante consumir esse nutriente com uma gordura para melhor absorção.

Os alimentos mais ricos em betacaroteno incluem:

Quais são os sintomas da deficiência do betacaroteno?

A deficiência de betacaroteno podem causar sintomas. Esses incluem:

  • Cegueira noturna
  • Fadiga
  • Problemas de pele
  • Sistema imunológico enfraquecido

Problemas graves da deficiência de betacaroteno (vitamina a) podem levar à cegueira. Esta é uma das principais causas de cegueira em algumas partes do mundo.

Quais são os sinais de excesso de betacaroteno?

Quando o betacaroteno é consumido em excesso, tanto em cápsulas quanto em alimentos, pode provocar uma situação conhecida como carotenemia, que pode fazer com que a pele tenha uma coloração amarelada ou alaranjada. Essa condição pode ser revertida ao diminuir o consumo ou evitar por completo o consumo de alimentos ricos nesse carotenoide.

Quais são os efeitos colaterais do betacaroteno?

Os efeitos colaterais da ingestão do betacaroteno se dividem entre comuns, que não necessitam de atenção médica, ou raros, que podem desaparecer durante o tratamento, mas se continuarem devem ser relatados ao médico ou cuidador da pessoa.

Comuns: Amarelamento de partes da pele como palmas das mãos, mãos, plantas dos pés ou face. Além disso, raros diarreia, dor nas articulações, tontura, hemorragia ou nódoas negras

Bibliografia

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/phpp.12690

https://ods.od.nih.gov/pubs/usdandb/VitA-betaCarotene-Content.pdf

Sair da versão mobile