Bulas e Remédios

Beta-sitosterol – O que é, benefícios e efeitos colaterais!

Por Alan Costa, em 11/08/2018 (atualizado em 07/02/2024)

O Beta-Sitosterol é uma substância encontrada em plantas. Os químicos chamam de “éster de esterol vegetal”. É encontrado em frutas, legumes, sementes e nozes. É usado para fazer remédio.

O Beta-Sitosterol é usado para colesterol alto e doenças cardíacas. Ele também é usado para estimular o sistema imunológico e para prevenir o câncer de cólon, bem como para cálculos biliares, resfriados comuns e gripes, HIV/AIDS, artrite reumatoide, tuberculose, psoríase, alergias, câncer cervical, fibromialgia, lúpus sistêmicos, asma, perda de cabelo, bronquite, enxaqueca e síndrome da fadiga crônica.

Alguns homens usam Beta-Sitosterol para próstata aumentada (hiperplasia prostática benigna ou BPH). Algumas mulheres usam para sintomas da menopausa. Ele também é usado para melhorar a atividade sexual.

Corredores de maratona às vezes usam Beta-Sitosterol para reduzir a dor e o inchaço após uma corrida. Algumas pessoas aplicam Beta-Sitosterol na pele para o tratamento de feridas e queimaduras.

Nos alimentos, o Beta-Sitosterol é adicionado em algumas margarinas, que são projetadas para serem usadas inclusa numa dieta para baixar o colesterol e para prevenir doenças cardíacas. Algumas agências de alimentos, inclusive a americana, permite que os fabricantes aleguem que os alimentos contendo ésteres de esterol vegetal, como o Beta-Sitosterol, podem reduzir o risco de doença cardíaca coronária.

Não confunda o beta sitosterol com o sitostanol, uma substância similar contida no produto chamado Benecol. Tanto o sitostanol como o beta sitosterol são usados para baixar os níveis de colesterol em pessoas com colesterol alto e parecem ser igualmente eficazes.

Como Funciona o Beta-Sitosterol?

O beta sitosterol é uma substância vegetal semelhante ao colesterol. Pode reduzir os níveis do mesmo, limitando a quantidade de colesterol que é capaz de entrar no corpo. Também pode se ligar à próstata para reduzir o inchaço (inflamação).

Usos e Eficácia do Beta Sitosterol:

Tomar Beta-Sitosterol reduz significativamente os níveis de colesterol total e ruim (LDL), mas não aumenta os níveis de colesterol bom (HDL). Tomar beta sitosterol ajuda os sintomas da HBP, mas na verdade não diminui o tamanho da próstata.

Beta Sitosterol é Ineficaz Para: 

  • Cálculos Biliares;

O Beta Sitosterol é Insuficiente Para:

Alguns homens relatam que o uso de beta-sitosterol com Saw Palmetto pode promover o crescimento do cabelo.

Queimaduras:

Existem algumas evidências de que o tratamento de queimaduras de segundo grau com pomada de beta sitosterol e berberina funciona tão bem quanto o tratamento convencional com sulfadiazina de prata.

Ressaltando Alguns Benefícios do Beta Sitosterol:

  • Infecções da próstata;
  • Problemas de desempenho sexual;
  • Prevenindo o câncer de cólon;
  • Artrite reumatoide;
  • Psoríase;
  • Alergias;
  • Câncer cervical;
  • Fibromialgia;
  • Lúpus eritematoso sistêmico (LES);
  • Asma;
  • Enxaquecas;
  • Síndrome da fadiga crônica;
  • Menopausa.

Dosagem do Beta-Sitosterol:

As seguintes doses foram estudadas em pesquisas científicas:

Oral:

  • Para hiperplasia prostática benigna (BPH): 60 a 130 mg de beta sitosterol divididos em 2-3 doses diárias;
  • Para colesterol alto: 800 mg a 6 gramas por dia dividido e administrado antes das refeições;
  • Beta sitosterol é geralmente tomado juntamente com uma dieta baixa em gordura.

Precauções Especiais e Advertências:

Gravidez e Amamentação: Ainda não se sabe o suficiente sobre o uso de beta sitosterol durante a gravidez e a amamentação. Fique do lado seguro e evite o seu uso.

Sitosterolemia: Pessoas com esse problema têm muito beta sitosterol e gorduras em seu sistema. Essas pessoas são propensas a doenças cardíacas precoces. Tomar beta sitosterol agrava esse problema. Não tome beta sitosterol caso tenha sitosterolemia.

Efeitos Colaterais do Beta-Sitosterol:

O beta-sitosterol é adequado para a maioria das pessoas quando tomado por via oral. Pode causar alguns efeitos colaterais, como náusea, indigestão, gases, diarreia ou constipação. Beta-sitosterol também tem sido associado a relatos de disfunção erétil (DE) e perda de interesse em sexo. O beta sitosterol é seguro quando aplicado na pele.

Sair da versão mobile