Biblioteca de nutrientes

Beta-Sitosterol – o que é, para que serve, benefícios e deficiência!

Por Alan Costa, em 15/12/2018 (atualizado em 07/02/2024)
beta-sitosterol

O beta-sitosterol é um fitosterol, que é um esterol produzido pelas plantas é quimicamente semelhante ao colesterol e a forma pura é um pó branco ceroso. ele é solúvel em álcoois, mas insolúvel em água. Portanto, ele também pode ser biossintetizado no corpo, geralmente durante o processo de fabricação das membranas celulares.

beta-sitosterol

O processo específico de produção de beta-sitosterol varia entre os organismos, mas normalmente usa o cicloartenol. As vias de desoxicilulose e mevalonato também são importantes na biossíntese.

O que é o beta-sitosterol?

O consumo dietético é a principal fonte de fitoesteróis. Eles não são sintetizados dentro do corpo humano. Margarinas fortificadas usadas para baixar o colesterol contêm 2 g de esteróis de plantas por porção diária. Os sitosteróis geralmente são obtidos de óleo de soja, óleo de amendoim e óleo de abacate.

Preparações contendo beta-sitosterol, derivadas do capim-estrela sul-africano Hypoxis rooperi ou de espécies de Pinus e Picea, estão disponíveis para o tratamento da hipertrofia benigna da próstata. Bagas Saw Palmetto também contêm grandes quantidades de beta-sitosterol e outros esteróis vegetais.

Para que serve o beta sitosterol?

O beta-sitosterol é um aliado da saúde cardiovascular, além de atuar na prevenção de doenças da próstata e no controle da glicemia, auxiliando no tratamento do diabetes. Além disso, auxilia na dieta, reduzindo os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao aumento da compulsão alimentar e ao acúmulo de gordura na região abdominal.

Como resultado, ele ajuda na perda de peso, além de melhorar a imunidade e a prevenção de doenças cardíacas.

Benefícios do beta sitosterol para saúde:

1. Regula colesterol alto:

O tratamento do colesterol alto é provavelmente o seu melhor benefício . Vários estudos são relatados indicando sua capacidade de diminuir os níveis de LDL, ou colesterol ruim. Beta-sitosterol não parece afetar os níveis de HDL ou colesterol bom, ou triglicerídeos.

O esterol da planta funciona reduzindo a absorção do colesterol no intestino em cerca de 50%, produzindo o seu excretado, pelo que há menos circulação na corrente sanguínea.

2 Ajuda na saúde da próstata:

Tem uma longa história de uso na Europa para o tratamento da hiperplasia prostática benigna. Estudos descobriram que o beta-sitosterol reduziu os sintomas do aumento da próstata , como a redução do fluxo urinário. Parece funcionar bloqueando a produção de diidrotestosterona que desencadeia o crescimento das células da próstata.

beta-sitosterol o que é

O relatório também observou que reduziu o crescimento e disseminação de células cancerosas na próstata e induziu a apoptose, que é o processo no qual as células cancerosas se auto destruam. Estes estudos envolveram animais isolados ou células de câncer de próstata, mas o benefício terapêutico em humanos ainda não está firmemente estabelecido.

3. Auxilia o sistema imunológico:

Estudos mostraram que níveis inadequados de beta-sitosterol levam a um sistema imunológico comprometido sobrecarregando seu corpo com anticorpos perigosos que limpam e atacam células saudáveis. Além disso, os esteróis vegetais são as únicas substâncias naturais testadas para estimular as células.

As células T eliminam invasores e infecções exógenas, incluindo células anormais, como as células cancerígenas. Essa superprodução interrompe a resposta auto-imune adequada e causa doenças crônicas, como lúpus, síndrome da fadiga crônica, artrite reumatóide e psoríase.

4. Previne doenças cardíaca:

O colesterol é uma das principais causas de doença cardíaca. O colesterol é necessário para um sistema que funciona corretamente, mas muito é perigoso. Seu fígado só pode eliminar uma certa quantidade de colesterol e, quando há excesso, adere às artérias, contribuindo para o acúmulo de placas que podem causar aterosclerose e endurecer as artérias. Quando as artérias ficam entupidas e a falta de oxigênio no coração produz um ataque cardíaco.

5. Regula os níveis de triglicerídeos:

Os benefícios do beta-sitosterol foram comprovados para diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos, contribuindo assim para um coração saudável e um sistema circulatório eficiente . Eles imitam o colesterol em sua estrutura, mas ele serve uma função biológica muito diferente. Suas semelhanças permitem que você limite a quantidade de colesterol que é absorvida pelo organismo, dando ao fígado mais tempo para capturar e eliminar o colesterol circulante.

6. Combate câncer:

Em um estudo, eles descobriram que o beta-sitosterol isolado da planta de asclepias curassavica inibiu o crescimento de células de câncer de cólon humano . Algumas pesquisas indicam que também pode combater o câncer de mama. Em relatórios oncológicos, verificou-se que induziu a apoptose em células de câncer de mama.

A apoptose é um tipo de morte celular programada que é fundamental para impedir a proliferação de células cancerígenas. É importante ter em mente que mais pesquisas são necessárias antes que possam ser recomendadas para o tratamento ou prevenção de qualquer tipo de câncer.

7. Reduz a diabete alto:

beta-sitosterol benefícios

Alguns estudos em animais sugerem que esteróis e esterolinas podem ajudar a reduzir fatores de risco para o diabetes e ajudar a controlar os sintomas a longo prazo do diabetes . Em hiperglicêmicos (glicemia alta) e ratos de glicose de sangue normal, compostos de esterol e sterolin que ambos reduziram o jejum níveis de glicose do sangue, e aumento dos níveis de insulina jejum. Isto parece ser devido à estimulação das células-beta dentro do pâncreas que produzem insulina.

8. Ajuda na perda de peso:

Além disso, auxilia na dieta, reduzindo os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao aumento da compulsão alimentar e ao acúmulo de gordura na região abdominal. Como resultado, o beta-sitosterol ajuda na perda de peso, além de melhorar a imunidade e a prevenção de doenças cardíacas.

9. Aumenta a imunidade:

Outras funções do beta-sitosterol são melhorar a imunidade aumentando a atividade de células que atuam matando microrganismos invasores, auxiliando no tratamento de infecções e doenças como câncer e HIV.

10. Previne contras as rugas:

Também utilizado como cosmético, pode ser aplicado diretamente sobre a pele, promovendo a prevenção de rugas, reduzindo o relaxamento e imperfeições da pele.

Fontes de beta-sitosterol:

1. Nozes e sementes:

As nozes e sementes ricas em nutrientes são boas fontes de vitamina E, potássio, magnésio e gorduras insaturadas que ajudam a reduzir o colesterol. Eles também contêm beta-sitosterol. Uma das principais fontes pistache nozes fornece 60 miligramas de beta-sitosterol em uma porção.

As próximas melhores opções incluem nozes de macadâmia, amêndoas, castanhas de caju, nozes, nozes e avelãs. Sementes de gergelim também são boas fontes de beta-sitosterol, com 1 colher de sopa fornecendo 19 miligramas.

2. Frutas e vegetais:

Os abacates excedem todas as outras opções nesta categoria. Se você comer metade de um abacate, ou cerca de 2/3 xícara de abacate em cubos, consumirá 76 miligramas de beta-sitosterol. Suas frutas e vegetais favoritos contêm fitoesteróis, mas os valores são tipicamente relatados para fitoesteróis totais, sem uma quantidade separada de beta-sitosterol.

Como diretriz geral, laranjas, beterrabas e couves de Bruxelas têm cerca de 24 miligramas de fitoesteróis totais por 100 gramas de alimentos. A quantidade total em cenouras, couve-flor, repolho, bananas, maçãs, pêssegos e peras é de 8 a 18 miligramas por 100 gramas.

3. Óleos vegetais:

As maiores concentrações de fitoesteróis totais são encontradas em óleos vegetais, de acordo com o Instituto Linus Pauling. Uma colher de sopa de óleo de canola e óleo de milho contém 59 miligramas de beta-sitosterol.

Você vai receber cerca de 23 miligramas em uma colher de sopa de óleo de soja e 28 miligramas na mesma porção de óleo de linhaça. Óleos vegetais, assim como nozes, sementes e abacates, são boas fontes de gorduras insaturadas saudáveis ​​que também reduzem o colesterol.

4. Chocolate escuro:

O chocolate escuro contém os mesmos fitonutrientes antioxidantes das uvas, bagas, maçãs e chá. É também uma fonte natural de beta-sitosterol. Para obter o máximo de fitoesteróis, escolha o chocolate com a maior porcentagem de sólidos de cacau.

Uma porção de 1 onça de chocolate ao leite tem apenas 3 miligramas de beta-sitosterol, em comparação com o chocolate escuro, com 70% a 85% de sólidos de cacau, que contém 24 miligramas.

Deficiência de beta-sitosterol

Esteróis e esterolinas não são consideradas para ser os nutrientes essenciais para os seres humanos. Portanto, não há nenhum sintoma de deficiência conhecida notar. No entanto, geralmente acredita-se que pessoas que não consomem alimentos suficientes vegetais desenvolvem mais problemas de saúde do que aqueles que fazem.

Efeitos colaterais:

Há sinais de náusea, indigestão, gases, diarréia ou constipação. O beta-sitosterol também tem sido associado a casos de disfunção erétil e perda de interesse em sexo. Em sua aplicação na pele, nenhuma restrição foi encontrada, e é considerada possivelmente segura quando aplicada à pele.

Mas, em geral, estudos indicam que é seguro porque não há efeitos colaterais significativos ou interações medicamentosas relatadas e podem ser consumidos pela maioria das pessoas. As exceções são os casos de gravidez e amamentação, que são insuficientes para indicar contraindicações. Portanto, é mais seguro evitar o uso.

benefícios do beta-sitosterol

Já os pacientes com sitosterolemia, uma doença rara hereditária de acumulação de gordura, apresentam altas taxas de beta-sitosterol e gorduras relacionadas em seu sistema. Além disso, eles são propensos a doenças cardíacas precoces e a ingestão de beta-sitosterol agrava essa condição. Portanto, se você for diagnosticado para isso, não tome beta-sitosterol.

Contra indicações:

Evite os esteróis vegetais, como o beta-sitosterol, em pacientes com sitosterolemia, uma doença rara hereditária de armazenamento de esterol vegetal.

Sair da versão mobile