Doenças

Barotraumatismo – O que é, Sintomas e Tratamento

Por Osmar da Costa Junior, em 22/06/2017 (atualizado em 09/02/2024)

Barotraumatismo – O que é, Sintomas e Tratamento que todos devem ficar atentos. Além disso, o Barotraumatismo é causado por uma diferença de pressão que provoca danos nos tecidos do corpo. O trauma acontece quando o indivíduo experimenta alterações abruptas de atmosfera. A pressão do ambiente exterior está desequilibrada em relação à pressão do organismo, gerando uma série de problemas, como, por exemplo, lesões no ouvido médio. Então, confira Barotraumatismo – O que é, Sintomas e Tratamento:

Causas do Barotraumatismo: O aparelho auditivo humano precisa de um equilíbrio para funcionar plenamente. Tanto o ouvido externo quanto o ouvido médio necessitam de uma pressão de igual magnitude para que a membrana elástica possa receber as ondas sonoras e as tornar identificáveis.

A trompa de Eustáquio tem a função de equilibrar a pressão quando ela está desajustada, mesmo se há uma grande diferença na pressão externa. Ela permite que o ar passe da faringe para a caixa timpânica, fazendo com que o ouvido médio esteja em um nível igual ao do ouvido externo.

Sintomas do Barotraumatismo: O Barotraumatismo faz com que seu portador sinta constantes incômodos no ouvido.

Dores no ouvido
• Entupimento do ouvido
• Incômodos gerais
• Perda gradativa da audição

Tratamento do Barotraumatismo: O tratamento depende da gravidade do paciente. Na maioria dos casos de barotrauma a recuperação ocorre sem nenhuma intervenção médica ou tratamento específico. No entanto, existem formas de aliviar a pressão:

• Bocejar
• Fazer exercícios para a respiração
• Ingerir anti histamínicos ou descongestionantes
• Mascar chiclete

Em casos mais graves, o médico pode receitar alguns antibióticos e esteroides para tratar o problema. Existem tratamentos avançados para os casos de Barotraumatismo crônico. São colocados tubos de ventilação no ouvido para estimular o fluxo de ar. Esses tubos são pequenos cilindros que protegem o ouvido de qualquer infecção, e são recomendados, principalmente, para crianças.

Os casos mais graves, nos quais há perfuração do tímpano, podem necessitar de cirurgia. Uma lesão desse porte leva em torno de 2 meses para ser curada. Normalmente o médico recomendará o auto tratamento, mas se os sintomas continuarem pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para evitar um dano permanente no ouvido.

Sair da versão mobile