Legumes e Vegetais

As 9 Dicas de Como Escolher os Melhores Vegetais no Supermercado

Por Alan Costa, em 19/01/2017 (atualizado em 09/01/2018)

As 9 Dicas de Como Escolher os Melhores Vegetais no Supermercado Alguns cuidados são essenciais  evite os produtos com pontos pretos (podem indicar podridão) e rachaduras podem ter sido contaminados por bactérias ou produtos químicos. Confira sinais específicos de cada alimento É importante que o cuidado comece desde a sua compra no supermercado. Checar se existem manchas é um dos passos. Saber se elas estão frescas também vai ajudar na hora de conservá-lo em casa.

Na hora de ir ao supermercado ou feira, mais do que ter à mão a lista de itens a ser comprados, é preciso saber como escolher carnes, frutas, verduras e legumes. Além de economizar, saber escolher os alimentos evita o desperdício. Então Confira As 9 Dicas de Como Escolher os Melhores Vegetais no Supermercado.

Alface: as folhas devem estar brilhantes, firmes e sem marcas escuras. As bordas amarelas indicam que a alface esta velha

Beterraba: a casca deve ser uniforme, sem manchas ou rachaduras e a raiz deve ser firme. Se estiver com consistência esponjosa, é sinal de que esta velha e fibrosa. O melhor é comprar beterraba de tamanho pequeno ou médio e com folhas.

Brócolis: ele é vendido em maço, com talos, folhas e flores. Os brócolis devem apresentar cor verde-escura, botões das flores fechados, talos firmes e folhas frescas. Flores amareladas e botões abertos significam que o produto já passou do ponto

Cenoura: procure raízes firmes e de cor intensa, sem pigmentação esverdeada na parte superior. O ideal é que tenham até 20cm de comprimento e 4cm de diâmetro em média, pois cenouras muito pequena são mais fibrosas.

Couve: ela costuma ser oferecida no mercado já cortada em tiras. Apesar de prática, essa forma não é a ideal, pois, assim que é cortada, a couve começa a perder nutrientes, especialmente a vitamina C.

Pepino: a casca deve estar lustrosa e brilhante, com cor viva. Se estiver rugosa, o pepino já passou do ponto. Para saber se ele está bom para o consumo, dê pequenas batidas com nó dos dedos na parte central do fruto – o som produzido não deve ser oco.

Repolho: escolha repolhos firmes e pesados. As folhas exteriores não devem ter manchas escuras e sua cor deve ser viva. A parte central externa deve ser firme e clara, pois o contrário indica que o vegetal está velho.

Rúcula: prefira as com folhas bem verdes e firmes. Os talos devem estar intactos, pois quando estão quebrados as folhas murcham mais facilmente.

Tomate: escolha os firmes, lisos, sem furos, machas ou ferimentos, prefira aqueles com aroma agradável, que permitam uma leve pressão dos dedos. Evite comprar os frutos totalmente verdes, pois eles podem não amadurecer.

Sair da versão mobile