Doenças

As 8 Principais Causas de Dor de Estomago Após Comer

Por Alan Costa, em 17/06/2017 (atualizado em 07/02/2024)
Principais Causas de Dor de Estomago Após Comer

As Principais Causas de Dor de Estomago Após Comer que não de deve ignorar. Além disso, a dor estomacal ou uma dor na região abdominal podem ser difíceis de lidar com passar do tempo. Mas quando isso lhe aflige toda vez que consome uma refeição ou lanche, isso afeta seu apetite e até seu interesse por comida. Os motivos para dor de estômago após comer podem ser numerosos, mas aqui estão algumas das principais causas. Os remédios naturais e o tratamento estão disponíveis para esses problemas e podem aliviar a dor e até mesmo chegar ao cerne do problema. Então, confira As 8 Principais Causas de Dor de Estomago Após Comer.

Intolerância Alimentar: A intolerância ao glúten é uma das Principais Causas de Dor de Estomago Após Comer, a doença celíaca e a sensibilidade ao glúten não celíaca podem resultar em dor e cólicas após o consumo de qualquer produto que contém glúten. Seu corpo pode reagir negativamente ao trigo, cuscuz, cevada, centeio e produtos feitos deles, como pão, macarrão ou farinha.

Seu corpo vê essa proteína alimentar como uma ameaça e inicia uma resposta ao estresse ou uma resposta imunológica ao alimento ofensivo. A dor de estomago não é duradoura e diminui à medida que os alimentos se movem para fora de seu corpo. Os sintomas de todos estes problemas são semelhantes e podem incluir diarreia ou constipação, náuseas e vômitos, além de cólicas e dor no estômago.

A intolerância à lactose é um problema semelhante desencadeado por alimentos que contém lactose, como leite, queijo, Iogurte ou sorvete. A lactose, o açúcar encontrado no leite, pode causar dor e cãibras no estômago e também pode causar inchaço, flatulência e diarreia. O melhor método para gerenciar a intolerância alimentar é evitar alimentos cujo você é sensível.

Alergias: Essa é uma das Principais Causas de Dor de Estomago Após Comer. As alergias alimentares fazem com que seu corpo entre no modo de “luta”, provocando respostas do sistema imunológico. Isso, às vezes, causa reações muito graves – ao contrário da intolerância alimentar, onde as reações tendem a ser mais leves. Se um alimento não concorda com seu corpo, você poderá experimentar uma reação alérgica que pode ser dor no estômago e cãibras.

Na verdade, a dor de estomago é um dos sintomas mais leves, e também podem ser: erupções cutâneas leves, corrimento nasal ou olhos aquosos, diarreia, vômitos e náuseas. Caso sinta reações mais severas como sibilância/falta de ar, dificuldade de deglutição, inchaço da língua, lábios ou garganta, dificuldade na respiração, queda de pressão sanguínea, sensação de fraqueza ou dor no peito, procure um auxílio médico com emergência. Os alimentos alérgenos comuns incluem nozes, amendoim, gergelim, trigo, soja, leite, peixe e marisco.

Intoxicação Alimentar: A intoxicação alimentar é uma das Principais Causas de Dor de Estomago Após Comer. Comer alimentos contaminados por bactérias ou vírus podem trazer o que todos conhecemos como “intoxicação alimentar”. Este problema é marcado por todos ou alguns desses sintomas – cólicas ou dor de abdomen, náuseas, diarreia, vômitos, desidratação e febre. Você pode contrair esse problema de alimentos não cozidos/crus, alimentos que não foram devidamente preparados ou cozidos, ou até mesmo água ou sucos contaminados.

A bactéria E. coli é uma das infratoras mais comuns encontrados na carne crua/pouco cozida, especialmente a carne bovina, vegetais crus ou frutas, sucos, leite não pasteurizado e água contaminada. Pode causar dor e diarreia grave dentro de um dia de consumo de alimentos contaminados. B. cereus, outro culpado das infecções bacterianas, causa sintomas parecidos quando você consome aves de capoeira crua/pouco cozidas, água contaminada ou leite não pasteurizado.

Úlceras: Uma úlcera péptica no estômago (úlcera gástrica) ou na seção do intestino delgado (úlcera duodenal) é outra das Principais Causas de Dor de Estomago Após Comer. Além da dor e desconforto após as refeições ou durante o dia, você pode acordar várias vezes durante a noite. Dependendo de quanto tempo depois de uma refeição você sente a dor, pode-se distinguir se é uma úlcera gástrica ou duodenal.

Uma úlcera gástrica geralmente é experimentada quase imediatamente após comer algo (dentro de uma hora), mas uma duodenal levará mais tempo para doer. Isso ocorre porque a comida precisará de, no mínimo, 45 minutos a uma hora para atravessar o sistema digestivo até o intestino delgado. Quando você tem uma úlcera, o revestimento do estômago ou intestino fica inchado ou inflamado. Quando a comida é pressionada contra a úlcera enquanto passa, isso causa dor.

Essas úlceras geralmente são resultadas de bactérias de H. pylori, infecções de estômago, consumo de tabaco / tabagismo, consumo excessivo de álcool, tratamento de radiação ou uso regular de drogas anti-inflamatórias não esteroides, como o ibuprofeno ou a aspirina.

Doença de Refluxo Gastresofágico: Essa é outra das Principais Causas de Dor de Estomago Após Comer. Se a dor é na parte superior do abdômen, pode ser dor na parte inferior do tórax e parte superior do estômago devido a refluxo gastresofágico. Essa dor ou “azia” pode ocorrer quando você consome certos alimentos, como alimentos gordurosos. O problema é devido à uma válvula fraca, que liga o estômago e o esôfago. Isso permite que os alimentos e os ácidos do estômago respaldem e salpiquem, causando refluxo ácido e dor no tórax e na parte superior do estômago.

Síndrome do Intestino Irritável: A Síndrome do Intestino Irritável (IBS) envolve desconforto e dor na área abdominal sendo uma das Principais Causas de Dor de Estomago Após Comer, bem como padrões alterados dos movimentos intestinais. Certas coisas, como alimentos gordurosos ou fibras inadequadas na sua dieta, podem piorar a constipação e aumentar a dor. A cafeína e os adoçantes artificiais também podem causar problemas, com a piora dos sintomas após o consumo desses alimentos problemáticos. Porções grandes ou enormes refeições também podem piorar as coisas.

Doença de Crohn: A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal que causa a inflamação crônica no trato gastrointestinal por isso ela é uma das Principais Causas de Dor de Estomago Após Comer. Entre os sintomas, há dor e cólicas que podem passar de leve a grave, dependendo de quão ruim seja sua condição. Se portar doença de Crohn, você também sentirá fadiga e perderá o apetite. Além disso, poderá perder peso sem razão e ter diarreia muitas vezes, às vezes acompanhado de sangramento retal e febre.

Grandes refeições e alimentos ricos em fibras podem estimular contrações no intestino grosso e causar a dor. A lactose e gordura também podem ser difíceis de digerir para algumas pessoas com Crohn.

Cálculos Biliares: Cálculos biliares são as Principais Causas de Dor de Estomago Após Comer Se sua dor  de estomago é desencadeada por alimentos gordurosos e está localizada na parte central do abdômen ou logo abaixo das costelas, à direita, pode ser devido a cálculos biliares. Essas minúsculas pedras formadas por colesterol podem ficar presas no duto que leva ao intestino, causando muita dor e deixando a vesícula biliar inflamada.

Você pode experimentá-lo uma vez e depois nunca sofrer de dor por alguns meses. Mas outros sintomas, como náuseas, vômitos ou transpiração excessiva podem estar presentes. Se a dor durar mais de 8 horas, pode precisar de cuidados médicos imediatos. Quando fica mais grave, a dor se intensifica e você também pode ter uma febre de 38 ° C ou mais.

Sair da versão mobile