Doenças

As 7 Principais Causas da Afonia!

Por Osmar da Costa Junior, em 22/06/2017 (atualizado em 08/11/2019)
Principais Causas da Afonia

As Principais Causas da Afonia que todos devem ficar atentos. Além disso, a Afonia está relacionada a perda total da voz. Muitas pessoas certamente já passaram por uma desagradável situação de rouquidão, ou passaram alguns dias sem falar, isso ocorre devido a uma inflamação da laringe, ou quando usamos de maneira exagerada a nossa voz. Contudo estes problemas não são considerados doenças graves, uma vez que estas são geralmente temporárias. Então, confira As 7 Principais Causas da Afonia:

O que é Afonia: Se você tem Afonia, sua voz soará ofegante, rouca ou tensa, ou será mais suave em volume ou inferior em tom. A garganta também pode se sentir áspera. A Afonia é muitas vezes um sintoma de problemas nas cordas vocais da laringe que pode ser produzido por uma alteração ou uso excessivo das cordas vocais ou também podem influenciar fatores psicológicos.

Causas da Afonia: Devido a várias causas, pode acontecer da pessoa ter uma espécie de distúrbio de voz, levando a ocorrência de uma espécie de distúrbio de voz ocorrido devido ao impedimento de vibração das cordas vocais, podendo acontecer também a perda da voz instantaneamente por causa de um resfriado, por falar prolongadamente, gritar ou devido ao estresse.

Laringite: A laringite é uma das causas mais comuns de Afonia. Pode ser devido ao inchaço temporário das cordas vocais de um resfriado, uma infecção do trato respiratório superior, ou alergias. O seu médico tratará a laringite de acordo com a sua causa. Se for devido a uma infecção respiratória do trato superior, o médico pode recomendar repouso, líquidos e analgésicos. As alergias podem ser tratadas do mesmo modo, com a adição de um excesso de medicamentos de venda livre para alergia.

Uso Excessivo da Voz: Torcendo em eventos esportivos, falando em voz alta em ambientes ruidosos, falando por muito tempo sem descansar a voz, cantando em voz alta, ou falar com uma voz muito alta ou muito baixa pode causar rouquidão temporária. Descansar, reduzir o uso da voz, e beber muita água te ajudará a aliviar a Afonia pelo abuso ou uso excessivo.

Às vezes as pessoas cujos empregos dependem das suas vozes, como professores, cantores, ou pessoas públicas podem ter mai dificuldade para se recuperar da Afonia. Se você usa sua voz para ganhar a vida e experimenta regularmente rouquidão, o médico pode sugerir ver um fonoaudiólogo para terapia de voz. Na terapia de voz, te darão exercício vocais e conselhos para evitar a Afonia mudando as formas em que utiliza a voz.

Refluxo Gastroesofágico: Comumente chamado de azia, o refluxo gastroesofágico pode causar Afonia quando o ácido do estômago sobe pela garganta e irritar os tecidos. Geralmente, a Afonia causada pelo refluxo é pior pela manhã e melhora ao longo do dia. Em algumas pessoas, o ácido do estômago sobe todo o caminho até a garganta e a laringe e irrita as cordas vocais. Isto é conhecido como refluxo laringo-faríngeo (LPR). Esta doença pode ocorrer durante o dia ou noite.

Algumas pessoas não têm azia com LPR, mas podem sentir como se constantemente tivessem que tossir para limpar a garganta e podem chegar a sofrer de Afonia. Neste caso, se trata com modificações na dieta para consumir medicamentos que reduzam a acidez do estômago.

Nódulos Vocais, Pólipos e Cistos: Os nódulos vocais, pólipos e cistos são crescimentos benignos (não cancerosos) ao longo das cordas vocais. Os nódulos vocais são às vezes chamados “nódulos do cantor”, porque são um problema frequente entre os cantores profissionais. São formados em pares em lados opostos das cordas vocais, como resultado de um excesso de pressão ou atrito, formando um calo.

Um pólipo vocal normalmente ocorre somente em um lado da corda vocal. Um cisto vocal é uma massa dura de tecido fechado em um saco da membrana interna da corda vocal. Os tratamentos mais comuns para nódulos, pólipos e cistos são repouso vocal, terapia da voz, e uma cirurgia para remover o tecido.

Hemorragia das Cordas Vocais: A hemorragia das cordas vocais ocorre quando um vaso sanguíneo na superfície das rupturas das cordas vocais e os tecidos se enchem de sangue. Se você perde sua voz de repente durante o uso vocal intenso (como gritar), é possível que tenha uma hemorragia das cordas vocais. Às vezes uma hemorragia das cordas vocais pode causar Afonia que se desenvolve rapidamente durante um curto período de tempo e afeta apenas a sua música, mas não a fala. A hemorragia das cordas vocais deve ser tratada imediatamente com descanso total de voz e uma visita ao médico.

Paralisia das Cordas Vocais: Este é um distúrbio da voz que ocorre quando uma ou ambas das cordas vocais não se abrem ou fecham corretamente. Pode ser causada por uma lesão na cabeça, pescoço ou peito; câncer de pulmão ou da tireoide; tumores da base do crânio, pescoço ou peito; ou infecção (por exemplo, doença de Lyme). As pessoas com certas doenças neurológicas, como a esclerose múltipla ou doença de Parkinson ou que tenham tido um acidente vascular cerebral podem experimentar paralisia das cordas vocais. Em muitos casos, no entanto, a causa é desconhecida. A paralisia das cordas vocais se trata com terapia de voz e, em alguns casos, a cirurgia.

Doenças e Distúrbios Neurológicos: As doenças neurológicas que afetam as áreas do cérebro que controlam os músculos da laringe ou garganta também podem causar Afonia. A Afonia é, por vezes, um sintoma da doença de Parkinson ou acidente vascular cerebral. A disfonia espasmódica é uma doença neurológica rara que provoca Afonia e pode também afetar a respiração. O tratamento nestes casos dependerá do tipo de doença ou transtorno.

Tratamento da Afonia: Tem várias maneiras de se livrar deste problema, caso você seja afônico, siga algumas dicas que ajudam a prevenir você deste problema:

  • O ideal é beber bastante líquido durante todo o dia, procurando deixar a água em temperatura ambiente para a garganta não sofrer choque térmico;
  • Evite suco de frutas e vegetais, pois contribui na eliminação do excesso de muco;
  • Caso tenha dor de garganta deve evitar comer alimentos muito duros, dando assim preferência a alimentos moles e líquidos, tendo em conta que são mais fáceis de
  • engolir;
  • Procure fazer gargarejos com vinagre de maçã ou com água que contenha uma concentração significativa de sais dissolvidos;
  • Não fume e evite ficar próximo de fumantes;
  • Tome chás de preferência de mel e limão;
  • Evite falar alto ou gritando;
  • Em alguns casos é comum apresentarem dor de garganta, desta forma é recomendado o uso de analgésicos para aliviar a dor;
  • Evite falar e sussurrar quando se encontrar com Afonia, pois estes atos só forçam ainda mais suas cordas vocais, agravando ainda mais o problema;
  • Respire somente pelo nariz, evitando abrir completamente a boca, pois a respiração pela boca deixa-a seca.

OBS: Procure seguir essas dicas para dá um fim neste, porém se o problema persistir, procure um médico, para que este o examine e determine a origem do transtorno, e lhe propicie o tratamento mais eficaz no intuito que a sua voz volte à normalidade. O problema varia de acordo com o quadro de Afonia, podendo ser um tratamento feito por um simples repouso, ou tendo que ter ajuda de um especialista e em alguns casos se a Afonia já estiver num estágio avançado pode-se se optar até mesmo por uma cirurgia.

Sair da versão mobile