Doenças

As 5 Piores Doenças Sexualmente Transmissível e Seus Sintomas!

Por Alan Costa, em 19/04/2017 (atualizado em 05/11/2019)

As Piores Doença Sexualmente Transmissível e seus Sintomas. Além disso, a contratação de uma doença sexualmente transmissível não é uma experiência agradável de qualquer forma. Pode ser complicado moralmente se você precisa relatá-lo ao seu parceiro, pode ser exigente financeiramente quando se trata de tratamento . Mas o mais importante, ele pode levar a graves problemas de saúde e nos piores cenários, a morte. É por isso que é extremamente importante fazer o seu melhor na prevenção das doenças.

A moderação nos contatos sexuais, de preferência com relação monogâmica segura, usando preservativos, descartando agulhas após o uso único ao tomar drogas e exames médicos regulares são diretrizes gerais que irão ajudá-lo a reduzir drasticamente o risco de contrair uma DST . Confira agora as 5 Piores Doenças Sexualmente Transmissível e Seus Sintomas:

Clamídia: Embora não seja a doença sexualmente transmissível mais é perigosa em geral, a clamídia é uma das infecções mais difundidas e pode levar a sérias conseqüências se não for tratada adequadamente. Qualquer pessoa que pratique sexo desprotegido pode contrair a infecção, uma vez que é transmitida durante os contatos vaginais, anais e orais. No entanto, se os homens agem mais como empreiteiros e, geralmente, não têm quaisquer sintomas específicos, as mulheres são susceptíveis de sofrer de efeitos Clamídia.

Principais Sintomas de Clamídia são:

  • Ardência ao urinar.
  • Dor abdominal.
  • Corrimento vaginal.
  • Corrimento peniano.
  • Penetração dolorosa durante o ato sexual, no caso de mulheres.
  • Sangramento intermenstrual e após a relação sexual.
  • Dor nos testículos.
  • Dor ou secreção retal.
  • Sintomas de doença inflamatória pélvica.

Se você observar qualquer uma dessas ou outras sensações incomuns, não hesite em visitar o seu médico e passar todos os testes necessários. Se não for tratada oportunamente e adequadamente, Clamídia pode danificar o sistema reprodutivo, comprometendo a capacidade de engravidar. A infecção pode afetar o útero e trompas de Falópio ou causar doença inflamatória pélvica. Como outras doenças sexualmente transmissíveis, a clamídia pode ser prevenida usando preservativos e reduzindo o número de parceiros sexuais.

Gonorreia: A gonorreia é uma doença comum, transmitida durante a relação sexual, incluindo contatos vaginais, anais e orais. É mais popular entre os jovens, com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos, e pode causar várias infecções genitais, retais e da garganta.

No pênis, os sinais mais comuns da Gonorreia são:

  • Dor e ardência ao urinar.
  • Secreção abundante de pus pela uretra.
  • Dor ou inchaço em um dos testículos.

Já na Vagina, os sintomas são:

  • Aumento no corrimento vaginal, que passa a ter cor amarelada e odor desagradável.
  • Dor e ardência ao urinar.
  • Sangramento fora do período menstrual.
  • Dores abdominais
  • Dor pélvica.

Mas a Gonorreia Também Pode Surgir em Outras Partes do Corpo:

Reto: os sintomas comuns da gonorreia na região anal são coceira, secreção de pus e sangramentos.
Olhos: dor, sensibilidade à luz e secreção de pus em um ou nos dois olhos.
Garganta: dor e dificuldade em engolir, presença de placas amareladas na garganta.
Articulações: se a bactéria afetar alguma articulação do corpo, esta poderá ficar quente, vermelha, inchada e muito dolorida.

Gonorreia a deve ser tratada imediatamente caso contrário pode desenvolver graves consequências, especialmente em mulheres, tais como obstruir as trompas de Falópio, infertilidade e gravidez ectópica. Os homens podem desenvolver sensações dolorosas nos testículos e, em casos raros, incapacidade de ter filhos. A Gonorreia é tratada com sucesso com antibióticos, mas é importante localizar a doença nos estágios iniciais.

Hepatite: Hepatite A Hepatite B e a Hepatite C são consideradas doenças sexualmente transmissíveis que levam à inflamação hepática e, em casos graves, à morte. A infecção é bastante semelhante ao vírus HIV enquanto a transmissão está em causa. Geralmente é contraído através de fluidos corporais ou sangue, para que você possa facilmente obter a doença ao ter relações sexuais desprotegidas com uma pessoa infectada ou compartilhar as agulhas ao fazer qualquer injeções. Os sinais e sintomas da hepatite A, B e C geralmente aparecem 2 a 4 semanas após a infecção pelo vírus, que é o período de incubação do vírus.

Os sinais e sintomas da hepatite A, B e C:

  • Fadiga.
  • Náusea e vômitos.
  • Dor ou desconforto abdominal, especialmente na área próxima ao fígado.
  • Perda de apetite.
  • Febre baixa.
  • Urina escura.
  • Dor muscular.
  • Amarelamento da pele e olhos (icterícia).

A doença pode então tornar-se crônica e não têm efeitos visíveis. Em casos graves hepatite se desenvolve em cirrose e pode levar a câncer de fígado. Em muitos países, as vacinas contra a hepatite tornaram-se prática rotineira para as crianças e têm um registro de prevenção próximo ao perfeito. Pessoas que não foram vacinadas, casais gays, usuários de drogas e pessoas que compartilham espaço de vida com pessoas infectadas estão sob risco elevado.

Sífilis: A menos que tratado oportunamente e adequadamente Sífilis pode causar complicações graves e, eventualmente, a morte. Combinado com o fato de que a infecção é difícil de diagnosticar, torna a sífilis uma das doenças mais perigosas transmitidas sexualmente. Causada pela bactéria Treponema Pallidum, a infecção é normalmente contraída das feridas de uma pessoa infectada durante a relação sexual, incluindo sexo anal, vaginal e oral. A sífilis é muitas vezes chamado de “um grande imitador”, como é difícil de distinguir de outras DSTs.

Sintomas da Sífilis: Os sintomas da sífilis dependem muito com o estágio em que a doença se encontra. Veja quais são as características de cada fase de contaminação:

Sífilis Primária: Ocorre em torno de algumas semanas depois do contágio por meio de contato sexual desprotegido ou que  e pode ser assintomática. Nesse estágio, há a formação de feridas indolores onde há a infecção. Essas feridas não são visíveis, especialmente quando localizadas no colo do útero ou no reto. Após quatro a seis semanas, essas feridas desaparecem, mesmo sem o paciente ter percebido ou procurado tratamento. Após esse período, a bactéria Treponema permanece inativa no organismo.

Sífilis Secundária: ocorre até oito semanas depois da formação das feridas. Em torno de 33% dos indivíduos que não cuidaram da sífilis primária acabam desenvolvendo a secundária. seus sintomas são:

  • Febre.
  • Dores musculares.
  • Dor de garganta com dificuldade para engolir.
  • Manchas vermelhas pela pele.
  • Íngua nas axilas, entre outras regiões.

Sífilis Terciária: O estágio seguinte trata-se da sífilis terciária, que pode atingir em torno de 15% dos indivíduos com sífilis que não fizeram nenhum tipo de tratamento. O estágio terciário pode se manifestar muitos anos após a infecção. Nesse estágio, a doença pode causar danos a diversos órgãos, como o cérebro, coração, fígado, nervos, ossos, vasos sanguíneos e articulações. Algumas das consequências são:

  • Problemas nervosos.
  • Demência.
  • Paralisia.
  • Cegueira.

A maioria dos sintomas desaparece, mas a infecção pode começar a desenvolver complicações, prejudicando diferentes funções do corpo. Problemas mentais e neurológicos, doenças cardíacas, cegueira e eventualmente morte são as consequências possíveis mais comuns. Existe também um elevado risco de transmissão de sífilis a crianças recém-nascidas de uma mãe infectada . Como a maioria das outras doenças sexualmente transmissíveis, a sífilis é melhor prevenida por se abster de contatos sexuais casuais e usar preservativos. Mesmo se você seguir estas orientações simples, não hesite em ter seu sangue testado de vez em quando para se certificar de que você está livre de DSTs.

HIV / AIDS HIV: HIV / AIDS HIV, ou Vírus da Imunodeficiência Humana , é sem dúvida a doença sexualmente transmissível mais perigosa. Levando à AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida), o vírus é incurável e resulta em danos graves ao sistema imunológico e, eventualmente, a morte. O vírus em si não é letal, no entanto, afeta o sistema imunológico a tal ponto que o corpo é incapaz de resistir até mesmo infecções e doenças menores.

O vírus pode ser contraído através de fluidos corporais como sangue, fluidos vaginais e retais, sêmen, líquido pré-sêmen e leite materno. Não é passado através de saliva ou suor. O HIV é tipicamente transmitido através de contatos sexuais, tornando-se uma DST , e via multi-pessoa drogas injeções. A relação sexual anal é o contato sexual de maior risco, o que torna os casais gays particularmente suscetíveis ao vírus. Vaginal sexo vem em seguida.

O HIV também pode ser transmitido através do sexo oral, mas somente se uma das pessoas envolvidas tiver feridas ou cortes na boca, ou ocorrer ejaculação. Em casos raros o vírus pode ser contraído através de beijos profundos, sangramento feridas ou cortes, mordidas e de mãe infectada para recém-nascidos. Outra forma comum de contrair a doenças é compartilhar agulhas enquanto estiver tomando drogas ou durante outros procedimentos médicos, se uma das pessoas envolvidas estiver infectada.

Apesar de suas conseqüências graves, o HIV pode ser evitado relativamente fácil. Geralmente é suficiente usar preservativos durante o sexo e não compartilhar agulhas enquanto estiver tomando medicamentos para prevenir a transmissão do HIV. Ter um número limitado de parceiros sexuais e confiar neles desempenha um papel importante em se manter saudável, também. Faça testes de DST de vez em quando. Mesmo se você pegar a doença, quanto mais cedo você descobrir – mais chances você terá.

Sintomas do HIV / AIDS:

  • Febres persistentes.
  • Herpes labial ou genital.
  • Erupções cutâneas.
  • Formigueiro no pé.
  • Alterações das unhas.
  • Rápida perda de peso.
  • Gânglios linfáticos inchados.
  • Suores noturno.
  • Diarreia, náuseas e vômitos.
  • Dor de cabeça e garganta.
  • Fadiga.
  • Menstruação irregular.
  • Pneumonia.
  • Infecções fúngicas.
  • Confusão ou dificuldades de concentração.
  • Tosse seca constante.
Sair da versão mobile