Dicas de Saúde

As 4 Razões Pelas Quais Você Deve Usar o Óleo de Bálsamo

Por Alan Costa, em 23/06/2017 (atualizado em 08/02/2024)

As Razões Pelas Quais Você Deve Usar o Óleo de Bálsamo que você deve saber. Além disso, o bálsamo (Sedum dendroideum) é uma planta da família das Crassulaceae. É também popularmente conhecido como pau-de-bálsamo, balso, cabraiba, óleo-vermelho, cabureiba, pau-vermelho. A planta suculenta é largamente conhecida por suas qualidades ornamentais e medicinais. Possui caule ramificado, de textura herbácea e porte subarbustivo; as folhas são carnosas, glabras, brilhantes, de formato espatulado a ovado, de cor verde a bronzeada. As inflorescências dão-se no outono e inverno. É uma herbácea de folhas suculentas, com flores amareladas e de sabor levemente ácido. A planta atinge de 0,30 a0,50 metros de altura. É originária da África do Sul e da Ásia e a parte utilizada são as folhas frescas. As formas farmacêuticas habituais são o óleo extraído do tronco, sumo e suco.

Embora os benefícios listados abaixo sejam comuns no óleo citado acima, eles foram confirmados com pesquisas para apenas um dos tipos – o óleo de bálsamo. Então, confira As 4 Razões Pelas Quais Você Deve Usar o Óleo de Bálsamo.

1# Óleo de Bálsamo Combate Infecções: As propriedades antibacterianas e antissépticas do óleo de bálsamo previnem as infecções microbianas. Então, este óleo é ótimo para fortalecer o sistema imunológico e proteger as feridas de germes e bactérias. Também previne o crescimento de mosquitos e pulgas, protegendo-o das doenças causadas por mosquitos.

2# Óleo de Bálsamo Limpa a Pele: O óleo de balsamo provou ser imensamente benéfico para pessoas com problemas de pele. Aplicar o óleo em sua pele eliminas as bolhas, manchas de espinhas – principalmente quando estiver propenso a acne. Também acelera a cicatrização e torna as cicatrizes na pele menos visíveis. Não só isso, o óleo de balsamo também possui antioxidantes que eliminam os radicais livres e, portanto, reduzem as rugas, tornando a pele mais jovem.

3# Óleo de Bálsamo Controla os Tumores e o Câncer: O óleo de bálsamo contém um fitoquímico conhecido como abieslactona, que controla o crescimento de determinadas linhagens celulares tumorais e cancerosas. Diz-se que é útil nos casos de câncer de fígado e mama.

4# Óleo de Bálsamo Reduz a Inflamação: O óleo de bálsamo pode ser aplicado topicamente quando sentir uma dor severa em suas articulações. O óleo tem propriedades anti-inflamatórias, que têm um efeito terapêutico e reduzem a inflamação e a dor, até mesmo em doenças crônicas, como artrite e reumatismo.

Além disso, o óleo de bálsamo também é ótimo para aliviar ansiedade e estresse; sua fragrância agradável é uma escolha popular para ser usada durante as sessões de aromaterapia.

Nota Cautelosa: Enquanto todos os tipos de óleo de bálsamo são seguros, é melhor evitar a sua utilização em quantidades excessivas. Além disso, dilua-os em um óleo base antes de utilizá-lo. Algumas pessoas tendem a ter reações alérgicas ao óleo de bálsamo. Então, é melhor fazer um teste de remendo após consultar o médico.

Sair da versão mobile