Dicas de Saúde

As 12 Dicas Para Sair do Sedentarismo

Por Alan Costa, em 11/01/2016 (atualizado em 11/07/2021)

As dicas para sair do sedentarismo são algumas alternativas de sair da rotina e truques para ajuda-ló nesse passo.

O sedentarismo é um mal cada vez mais presente em nossa sociedade e ele tem origem em diversas causas.

Vivemos numa era em que esforços físicos são cada vez menos necessários e tudo está a apenas um clique de nós.

Então, para que se movimentar? Esse é o perigo, pois acabamos tornando isto um hábito e esquecemos que o nosso corpo precisa de certas tarefas para ficar em perfeito funcionamento.

Espante a preguiça com atividades que, além de ajudarem a eliminar os quilinhos extras, beneficiam outras áreas da saúde.

Assim como um carro parado por muito tempo acaba enferrujando, o corpo humano não foge à regra. Isso porque manter o sedentarismo por anos pode comprometer varias áreas do organismo, fazendo com que ele sofra com o envelhecimento precoce, ou seja, a pessoa pode ter 50 anos, mas aparentar um corpo – e disposição – de um individuo de 70, por exemplo.

A boa noticia é que nunca é tarde par começar a se mexer: desde crianças até idosos podem (e devem!) praticar atividades físicas. Pensando nisso, selecioneu alguns exercícios físicos que colaboram para o processo de emagrecimento e, de quebra, evitam o aparecimento de uma serie de doenças. Confira, as 12 Dicas Para Sair do Sedentarismo.

Caminhada: A Caminhada é uma das principais dicas para sair do sedentarismo. Pois, Você conhece algum exercício mais fácil do que a caminhada? Podendo ser praticada em qualquer idade, a modalidade é a atividade mais democrática que existe. Além disso, Ela ajuda a manter a forma muscular de membros Inferiores e, para as pessoas que são muito sedentárias, ela pode auxiliar na melhora da capacidade cardiorrespiratória, mas apenas para aqueles que realmente não praticam nada de atividade física há pelo menos três anos.

Corrida: A Corrida é outra boa alternativa para sair do sedentarismo. Pois, Para quem deseja perder peso, a atividade é ideal. Por ser um exercício aeróbico – o corpo usa o oxigênio e os nutrientes como glicose, gordura e carboidrato para produzir energia para o músculo, a corrida ajuda a eliminar muitas calorias. Além disso, Ela melhora o condicionamento cardiovascular e, se for realizada de maneira intervalada, aumenta e potencializa a redução de gordura.

Natação: Para espantar o calor, a atividade é muito bem-vinda. Além disso, ela diminui o impacto sobre as articulações, o que é benéfico para quem sofre com dores nos joelhos, por exemplo. A modalidade ainda estimula a tonicidade muscular e permite que braços, pernas, cabeça, tronco e quadril trabalhem juntos. A adequação física gerada pela natação é muito parecida com a da corrida: aumento do condicionamento cardiovascular e do metabolismo. E, se a natação for realizada de maneira intervalada, isso é, em vez de você nadar continuamente, você dar tiros na mais alta intensidade, potencializa a queima de gordura e melhora ainda mais o condicionamento cardiovascular.

Dança: Quer se divertir e, ao mesmo tempo, perder peso? Pois saiba que a dança é a modalidade perfeita para você. Além de estreitar amizades, ela é benéfica à saúde. Além disso, A modalidade está relacionada ao beneficio mental, de as pessoas fazerem, se alegrarem e terem um momento de descontração.

Artes marciais: O Judô, jiu-jítsu, Kung fu… as opções são muitas e os benefícios também. Se elas forem realizadas de maneira alternada, isto é, com estímulos de baixa intensidade, elas, ajudam a melhorar o condicionamento cardiovascular, a potencializar a redução de gordura e a aumentar a massa muscular. Além disso, pessoas que praticam artes de maneira constante – de duas a três vezes por semana – são mais confiantes.

Musculação: Quem tem “um pé atrás” com essa modalidade deve mudar de opinião. Isso porque os benefícios proporcionados pela prática são visíveis. Além disso, A musculação aumenta a massa muscular e o metabolismo de repouso, por isso, as pessoas consomem mais gordura no momento de repouso. A atividade ajuda a emagrecer porque aumenta o potencial de oxidação, ou seja, a queima de gordura. Na terceira idade, ela pode contribuir para que pessoas fiquem muito mais independentes, já que um indivíduo idoso, que pratica musculação, terá mais autonomia para subir escadas e diminuir as chances de uma queda. Por isso, é o suprassumo das atividades físicas.

Outras Dicas Para Sair do Sedentarismo:

  • Escolha uma atividade que dê prazer e que possa ser praticada em um ambiente que te deixe mais à vontade.
  • Comece gradativamente. Nada de correr se não está preparado para isso. Iniciar com atividades de alta intensidade poderá causar lesões e desmotivar.
  • Utilize roupas adequadas. Não vista agasalhos quando a temperatura estiver a pino. Isso levará à desidratação e não ao emagrecimento.
  • Procure amigos para acompanhar na prática dos exercícios. Assim, criará uma fonte de motivação a mais para treinar.
  • Não faça atividade física em jejum e hidrate-se bem antes, durante e após os treinos. Para um bom rendimento, é preciso estar alimentado e bem hidratado.
Sair da versão mobile