Dicas de Saúde

As 10 Principais Causas do Mau Hálito

Por Alan Costa, em 18/06/2017 (atualizado em 08/02/2024)

As Principais Causas do Mau Hálito que você deve conhecer para poder evitar. Além disso, As Principais Causas do Mau Hálito podem ser evitadas e tratadas para uma melhor saúde oral. O hálito é o cheiro do ar que a pessoa expira pela boca. O hálito indesejável, característico ou repulsivo é chamado de mau hálito ou halitose. O mau hálito não é uma doença, mas sim um sintoma de que algo está errado com seu organismo. Geralmente, as pessoas não conseguem sentir seu próprio mau hálito. Por isso, é legal ter um amigo em quem você confie ou tenha intimidade para lhe avisar do mau cheiro. O sintoma de boca seca também pode indicar mau hálito.

Há um mito muito difundido de que o mau hálito vem do estômago, mas na maioria dos casos isso não é verdade, e acontece apenas em raros casos de diverticulose esofágica, uma doença que pode deixar o hálito do paciente com um odor caracteristicamente ácido, mas de forma passageira. Então, confira As 10 Principais Causas do Mau Hálito:

Úlcera: Em alguns casos, as úlceras são causadas por bactérias que causam mau hálito. Pesquisadores relataram na ScienceDaily, importante publicação científica no mundo, a confirmação de que a bactéria conhecida como Helicobacter pylori (H. pylori), que causa úlcera no estômago, pode causar mau hálito na boca. Felizmente os antibióticos oferecem um tratamento eficaz para eliminar a bactéria que causa úlcera no estômago.

Há informações conflitantes de que a úlcera por si não causa mau hálito, uma vez que a H. pyori não possui odor desagradável. No entanto, o estudo acima demonstrou que pacientes com a H. pylori também tinham Prevotella intermédia, uma das mais conhecidas bactérias periodontais. Se você tem mau hálito e úlcera, verifique com o seu médico se eles estão relacionados, pois este é uma das Principais Causas do Mau Hálito.

Doenças Sistêmicas: As Doenças sistêmicas são umas das Causas do Mau Hálito, elas são problemas mais graves que devem ser acompanhados junto ao médico. Como exemplo temos diabetes, problemas pulmonares , insuficiência renal / hepática e o distúrbio gastrointestinal.

Tabagismo: O cigarro contém mais de 4 mil substâncias, entre elas o tabaco que possui um cheiro muito específico difícil de ser eliminado até mesmo pelos métodos de higiene bucal mais severas, pois isso ele é uma das Causas do Mau Hálito.

Sujeira na Língua: Sujeiras acumuladas na língua são uma das Causas do Mau Hálito, na maior parte das vezes o mau hálito é causado pelo acumulo de bactérias na língua que deixa sua superfície com uma cor esbranquiçada, amarelada, de cor marrom ou cinza. Mais de 70% das pessoas com mau hálito, ao limparem a língua adequadamente, conseguem um hálito puro.

Ficar Muitas Horas Sem Comer: Ficas muitas horas sem comer pode ser também uma das Causas do Mau Hálito. Ao passar mais de 5 horas sem comer nada é normal ficar com mau hálito e é por isso que ao acordar pela manhã este odor está sempre presente. Isso acontece porque assim as glândulas salivares produzem menos saliva, que serve para ajudar a digerir os alimentos e a manter a boca limpa.

Infecção na Garganta ou Sinusite: Quando a pessoa está com a garganta inflamada e tem pus na garganta, ou quando está com sinusite, é normal ter mau hálito porque nesse caso existem muitas bactérias que exalam este mau cheiro na região da boca e da cavidade nasal. As bactérias que causam infecção também são agentes das Causas do Mau Hálito.

Amigdalite: A amigdalite é uma inflamação que se dá nas amígdalas e que pode ser uma das Causas do Mau Hálito devido a grande circulação de líquido no local.

Próteses Mal Adaptadas: As próteses dentárias quando mal colocadas podem resultar em pequenas lesões nas gengivas e até inflamações que podem ser Causas do Mau Hálito, por isso e por outro motivos precisam ser combatidas. Todo tipo de lesão dentro da boca pode causar mau cheiro, afinal, o machucado é pouco oxigenado já que a boca fica a maior parte do tempo fechada.

Placa Bacteriana: Essa também é uma das Principais Causas do Mau Hálito, a placa bacteriana é formada por bactérias que se alimentam do resto de alimentos que ficam acima e entre os dentes e gengiva. Caso os dentes não sejam escovados corretamente as bactérias se instalam no dente e podem causar mau cheiro.

Problemas de Refluxo: Outra das Causas do Mau Hálito decorrente do estômago é o problema de refluxo gastresofágico. Esse problema é provocado pelo ácido que vem do estômago causando uma sensação de ardência no peito e na garganta. De acordo com Nemours, um dos sintomas do GERD (refluxo gastroesofágico) é o mau hálito. Ele também pode causar desmineralização dentária pelo fato de o ácido proveniente do estômago ir para boca e enfraquecer os dentes. O dano causado à garganta e às estruturas bucais também pode fazer com que bactérias cresçam na boca.

Sair da versão mobile