Diabetes

As 10 Principais Causas do Diabetes que Muitos Ignoram

Por Alan Costa, em 06/06/2017 (atualizado em 19/11/2019)

As Principais Causas do Diabetes que Muitos Ignoram, mas é preciso estar atento a todos os detalhes e causas dessa doença. Além disso, o desenvolvimento da doença é multifatorial, porém, em algumas situações, ela pode ser evitada, se as devidas precauções forem tomadas. É o caso do tipo 2 do distúrbio, que tem como principais motivos a obesidade e o sedentarismo.

Esse tipo é uma doença metabólica crônica, que frequentemente está associada á obesidade e ao sobrepeso. Ela afeta milhões de pessoas em todo o mundo e sua incidência e sua prevalência têm aumentado rapidamente. A seguir, você confere como alguns fatores acarretam no Diabetes. Então, confira As 10 Principais Causas do Diabetes que Muitos Ignoram:

Obesidade: Esse fator não esta relacionado ao tipo 1 da doença, porém é um determinante para o diabetes tipo 2, além do diabetes gestacional. A obesidade é um fator tão importante entre as Principais Causas do Diabetes que Muitos Ignoram que muitos pacientes deixam de ser diabéticos só pelo fato de emagrecerem.Com o aumento de tamanho das células de gordura, diminui o número de seus receptores e elas respondem menos a uma quantidade de insulina que antes era insuficientes. Para vencer essa resistência, é necessária uma maior quantidade do hormônio.

Resumindo, quando se está acima do peso, maiores quantidades de insulinas precisam ser liberadas, o que faz com que os órgãos criem uma resistência a ela, impedindo-a de desenvolver o seu papel no organismo fazendo dessa uma das Principais Causas do Diabetes que Muitos Ignoram.

Idade e Sexo: A maior incidência de diabetes tipo 1 ocorre entre os 10 e 15 anos de idade, e é semelhantes para ambos os sexos. Já a prevalência do tipo 2 aumenta acentuadamente com a idade, com mais casos após os 40 anos, sendo mais frequente nas mulheres do que nos homens. Fazendo do aumento de idade uma das Principais Causas do Diabetes que Muitos Ignoram.

Sedentarismo: Pessoas sedentárias tem o gasto de calorias reduzidas, o que promove o ganho de peso e, consequentemente, o aparecimento do diabetes tipo 2. Além disso, a inatividade reduz a intolerância à glicose gerando uma das Principais Causas do Diabetes que Muitos Ignoram, enquanto a pratica de atividades físicas a aumenta. Por isso, o ideal é deixar a preguiça de lado e se exercitar!

Diabetes Gestacional: Mulheres que apresentam o problema durante a gravidez possuem elevado risco de desenvolver a doença posteriormente. Alguns estudos demonstram que 6% das mulheres com diabetes gestacional progrediram para a doença em um período de 16 anos.

Cigarro: Pessoas que fumam apresentam 40% mais chances de desenvolver o diabetes tipo 2. Para se ter noção, são necessários cinco anos sem fumar para que o risco de diabetes comece a cair.

Fatores Ambientais: Eles podem ter um papel importante no desenvolvimento de diabetes tipo 1. Tem se observado, em diversos países, uma variação sazonal de sua incidência. Assim, sugere-se que um fator ambiental com vírus (sarampo, rubéola, caxumba) ou uma resposta imune ao fator ambiental pode estar entre as Principais Causas do Diabetes que Muitos Ignoram, em indivíduos geneticamente predispostos.

Fatores Genéticos e Familiares: Pessoas que possuem certos marcadores genéticos (como o genes do sistema HLA), apresentam um risco de quatro a nove vezes maior de desenvolver o diabetes tipo 1.

Entretanto a recorrência familiar não é um determinante nesse caso. Quando se trata do diabetes tipo 2, isso muda de figura, já que os familiares de primeiro grau de pessoas diabéticas apresentam de duas a seis vezes mais chances de desenvolver o tipo 2 do distúrbio. Por isso, o fator genético está entre as Principais Causas do Diabetes que Muitos Ignoram.

Estresse: Há muitos especialistas que indicam esse fator como determinante para o desenvolvimento da doença. Em situações de estresse e de depressão há um aumento na secreção de alguns hormônios, principalmente o cortisol, que agem contra a insulina e ajudam a manifestar o Diabetes.

Segundo pesquisas, a prevalência de depressão ou de problemas emocionais em portadores de Diabetes é cerca de duas a quatro vezes maior que na população geral. Portanto, esta é uma das as Principais Causas do Diabetes que Muitos Ignoram.

Gordura Abdominal: O modo como a gordura é distribuída pelo corpo é um determinante para o desencadeamento do Diabetes. O risco é ainda mais elevado em indivíduos com obesidade central, ou seja, aqueles que acumulam a gordura na barriga apresentam uma das Principais Causas do Diabetes que Muitos Ignoram. Homens com medidas maiores que 102cm e mulheres com cintura maior que 88cm apresentam risco elevado.

Consumo Excessivo de Açúcar: Investir um carboidratos simples, como doces e bolos, não é uma boa opção. Isso porque o excesso acaba resultando no desenvolvimento da doença. Em demasia, o açúcar pode provocar obesidade e diabetes tipo 2, doenças que são facilmente evitadas com atividades físicas e reeducação alimentar.

Quem ingere mais glicose que o necessário acaba armazenando a substancia sob a forma de gordura. A insulina também faz com que a glicose entre nas células do tecido adiposo, por isso, o excesso desse hormônio acarreta no ganho de peso e é uma das Principais Causas do Diabetes que Muitos Ignoram.

Diabéticos X Doces: Quando há a descoberta da doença, logo vem à cabeça que os doces deverão ser excluídos. No entanto, não é bem isso que acontece. Esses alimentos não precisam ser eliminados mas devem ser consumidos com moderação. O tipo de carboidrato (massa, açúcar grãos) influencia na velocidade com que a glicose aumenta no sangue, mas a quantidade de carboidratos ingerido influencia ainda mais na glicemia.

Como qualquer pessoa, o diabético deve evitar alimentos que contenham açúcar demais e poucos nutrientes. Consumir grandes quantidades de carboidratos prejudica o tratamento, pois aumenta de uma só vez a glicemia, então o melhor é ter moderação.

É bom ficar atento, já que alguns produtos diet, que não apresentam açúcar na composição, possuem a mesma quantidade de carboidratos que um produto com açúcar. Nesse caso, escolha o que achar mais saboroso.

Sair da versão mobile