Bulas e Remédios

Aripiprazol – Para que Serve, Como Tomar e Efeitos Colaterais

Por Alan Costa, em 26/06/2017 (atualizado em 09/02/2024)

Aripiprazol – Para que Serve, Como Tomar e Efeitos Colaterais que devemos ficar informados. Além disso, o aripiprazol é um medicamento antipsicótico. Ele funciona alterando as ações de produtos químicos no cérebro. aripiprazol é usado para tratar os sintomas de condições psicóticas, como esquizofrenia e transtorno bipolar I (maníaco). Não se sabe se o aripiprazol é seguro ou efetivo em crianças menores de 13 anos com esquizofrenia ou crianças menores de 10 com transtorno bipolar.

Aripiprazol também é usado em conjunto com outros medicamentos para tratar transtorno depressivo maior em adultos. Aripiprazol também é usado em crianças de 6 anos ou mais que têm transtorno de Tourette, ou sintomas de transtorno autista (irritabilidade, agressão, mudanças de humor, raiva e auto-lesão).

Como Devo Tomar Aripiprazol: Tome aripiprazol exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções em seu rótulo de prescrição. O seu médico pode ocasionalmente alterar a sua dose para se certificar de que obtém os melhores resultados. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais do que o recomendado.

Não tome aripiprazol por mais de 6 semanas, a menos que seu médico lhe tenha dito. O aripiprazol pode ser tomado com ou sem alimentos. Medir o medicamento líquido com a seringa doseadora fornecida, ou com uma colher de medição de dose ou copo de medicamento especial. Se você não possui um dispositivo de medição de dose, pergunte ao seu farmacêutico por um.

Para Tomar o Comprimido de Desintegração Oral (Discmelt):

  • Mantenha o tablet no blister até que esteja pronto para levá-lo. Abra a embalagem e descasque a folha. Não empurre um comprimido através da folha ou pode danificar o comprimido.
  • Use as mãos secas para remover o comprimido e coloque-o na boca.
  • Não engula todo o comprimido. Permita que ele se dissolva na boca sem mastigar. Se desejar, você pode beber líquido para ajudar a engolir o comprimido dissolvido.

Use aripiprazol regularmente para obter o máximo benefício. Obtenha sua receita recarregada antes de ficar sem remédio completamente. Você não deve parar de usar aripiprazol de repente. Parar de repente pode piorar sua condição. O seu médico precisará verificar o seu progresso enquanto estiver a utilizar este medicamento.

Armazene a temperatura ambiente longe da umidade e do calor. O líquido de habilidade pode ser usado por até 6 meses após a abertura, mas não após a data de validade no rótulo do medicamento.

O que Acontece se Perder Uma Dose: Tome a dose esquecida assim que se lembrar. Ignore a dose perdida se for quase a hora da próxima dose agendada. Não tome medicamentos extras para compensar a dose perdida.

O que Fazer se Acontecer Overdose: Procure atendimento médico de emergência. Os sintomas de overdose podem incluir sonolência, vômitos, agressão, confusão, tremores, freqüência cardíaca rápida ou lenta, ataques (convulsões), problemas respiratórios ou desmaios.

O que se Deve Evitar Enquanto Tomo Aripiprazol: Este medicamento pode prejudicar seu pensamento ou reações. Tenha cuidado se você dirigir ou fazer qualquer coisa que exija que você esteja alerta. Evite levantar-se muito rápido de uma posição sentada ou deitada, ou pode sentir-se tonto. Tonturas ou sonolência grave podem causar quedas, fraturas ou outras lesões.

Evite beber álcool. Podem ocorrer efeitos colaterais perigosos. Evite tornar-se superaquecido ou desidratado. Beba bastante líquido, especialmente em clima quente e durante o exercício. É mais fácil tornar-se perigosamente superaquecido e desidratado enquanto você está tomando aripiprazol:

Ligue imediatamente ao seu médico se você tiver:

  • Agitação severa, angústia ou sensação inquieta;
  • Movimentos espasmos ou incontroláveis ​​de seus olhos, lábios, língua, rosto, braços ou pernas;
  • Aparência semelhante à máscara do rosto, dificuldade em engolir, problemas com a fala;
  • Apreensão (convulsões);
  • Pensamentos sobre suicídio ou feridas a si mesmo;
  • Reação severa do sistema nervoso – músculos muito rígidos (rígidos), febre alta, transpiração, confusão, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, tremores, sensação de que você pode desmaiar;
  • Contagem de células sanguíneas baixas – fraqueza súbita ou mal-estar, febre, calafrios, dor de garganta, gengivas inchadas, feridas dolorosas da boca, gengivas vermelhas ou inchadas, feridas na pele, sintomas de frio ou gripe, tosse, dificuldade em respirar; ou
  • Alto nível de açúcar no sangue – aumento da sede, aumento da micção, fome, boca seca, odor à respiração frutado, sonolência, pele seca, perda de peso.

Você pode ter aumentado os impulsos sexuais, os impulsos incomuns para apostar, ou outros impulsos intensos ao tomar este medicamento. Fale com o seu médico se isso ocorrer.

Os efeitos colaterais comuns podem incluir:

  • Ganho de peso;
  • Visão embaçada;
  • Náuseas, vômitos, alterações no apetite, constipação;
  • Babando;
  • Dor de cabeça, tonturas, sonolência, sensação de cansaço;
  • Ansiedade, sensação de inquietação;
  • Problemas de sono (insônia); ou
  • Sintomas de frio, como nariz entupido, espirros, dor de garganta.

Esta não é uma lista completa de efeitos colaterais e outros podem ocorrer. Ligue para o seu médico para aconselhamento médico sobre efeitos colaterais.

 

Sair da versão mobile