Bulas e Remédios

Ampicilina – Para que Serve, Dosagem e Efeitos Colaterais

Por Alan Costa, em 26/06/2017 (atualizado em 09/02/2024)
Ampicilina

Ampicilina – Para que Serve, Dosagem e Efeitos Colaterais que todos devem ficar informados. Além disso, a ampicilina é o nome genérico de uma droga prescrita para tratar infecções bacterianas. Já foi vendido sob várias marcas, como Omnipen, Amcill e Principen. Embora essas marcas não estejam mais no mercado, seu médico pode prescrever ampicilina genérica para tratar infecções como pneumonia, bronquite, infecções do trato urinário, meningite e febre tifoide.

Os dentistas geralmente prescrevem ampicilina antes de um procedimento odontológico para pessoas que correm o risco de endocardite, uma infecção no revestimento do coração. A ampicilina, uma droga tipo penicilina, é um antibiótico que pertence a uma classe de drogas conhecidas como aminopenicilinas. Ele mata as bactérias, impedindo que elas produzam a proteína necessária para construir suas paredes celulares. Ampicilina foi aprovada pela Food and Drug Administration (FDA) sob a marca Ominpen em 1965 e foi originalmente fabricado pela Wyeth Ayerst.

Gravidez e Ampicilina: A ampicilina é uma droga da categoria B de gravidez da FDA, o que significa que estudos em animais indicam que não há risco para um feto, mas não há estudos humanos que mostrem que é seguro para um bebê não nascido. Informe o seu médico se está grávida ou planeja engravidar antes de tomar este medicamento.

A ampicilina é segura para as mães tomar durante a amamentação. Ainda assim, informe seu médico se você está amamentando ou planeja amamentar enquanto a toma.

Dosagem de Ampicilina: A ampicilina vem em comprimidos de 250 miligramas (mg) e 500 mg, xarope de 125 mg / 5 ml ou 250 mg / 5 ml e uma solução que pode ser administrada por via intravenosa ou injetada em um músculo da coxa, quadril e braço. Quanto a ampicilina que seu médico prescreve e quanto tempo você toma depende da sua idade, da função renal e do tipo de bactéria que causa a infecção.

Para infecções bacterianas gerais, seu médico pode prescrever 250 mg a 500 mg a cada seis horas por até 14 dias. Certifique-se de levar todo o valor na sua receita médica. Conclua toda a medicação, mesmo se estiver sentindo melhor ou a infecção parece acabar. (Não se sentir doente não significa que a infecção desapareceu completamente).

Se você parar de tomar ampicilina antes de completar toda a quantidade prescrita, a infecção pode voltar e pode ser ainda mais difícil de tratar do que a primeira vez. Você deve sempre tomar ampicilina uma hora antes ou duas horas após as refeições.

O que fazer se Ocorrer Uma Overdose de Ampicilina: Se você suspeitar de uma sobredosagem, entre em contato com um centro de controle de intoxicação ou com uma sala de emergência imediatamente. Ligue para o 192 se alguém colapsou ou não está respirando de uma possível reação alérgica grave à ampicilina.

Efeitos Colaterais da Ampicilina: A cápsula oral de ampicilina não causa sonolência, mas pode causar outros efeitos colaterais.

Efeitos Secundários Mais Frequentes: Os efeitos colaterais mais comuns da cápsula oral de ampicilina podem incluir:

Se esses efeitos forem leves, eles podem desaparecer dentro de alguns dias ou algumas semanas. Se eles são mais graves ou não se afastam, fale com seu médico ou farmacêutico.

Efeitos Secundários Sérios: Ligue imediatamente para o seu médico se tiver efeitos colaterais graves. Ligue para o 192 se seus sintomas se sentem ameaçando a vida ou se você acha que está tendo uma emergência médica. Efeitos colaterais graves e seus sintomas podem incluir o seguinte:

Reações alérgicas. Os sintomas podem incluir:

  • Sintomas gripais, como febre e dores no corpo
  • Erupção cutânea vermelha ou púrpura dolorosa que se espalha
  • Bolhas que podem levar à quebra da pele

Diarreia que dura até depois de parar de tomar a droga. Os sintomas podem incluir:

Sair da versão mobile