Nutrição

6 alimentos que melhoram o foco e a concentração!

Por Alan Costa, em 27/03/2020 (atualizado em 07/02/2024)

Os alimentos que melhoram o foco e a concentração funcionam de forma natural pois, todos sabemos que a concentração é muito importante em nossa vida diária. É um dos principais fatores de sucesso em todas as áreas da vida.

alimentos que melhoram o foco e a concentração

Se você descobriu que não é capaz de se concentrar no seu trabalho, lembre-se de que não está sozinho. De fato, não conseguir se concentrar é um problema comum entre pessoas de todo o mundo.

Se você está lutando para manter o foco nesse período de quarentena, aqui estão alguns alimentos que podem ajudar a melhorar sua concentração e seu estado de alerta mental.

Alimentos que melhoram o foco e a concentração:

1. Ovos:

Os ovos são uma boa fonte de proteína e colina, que ajudam a regular a memória e o humor. Um estudo de 2011 publicado mostrou que a colina encontrada na gema de ovo ajuda a melhorar a memória e a função cerebral.

Os ovos também contêm vitamina B12, um nutriente que mantém o cérebro e o sistema nervoso saudáveis.

2. Repolho:

O repolho é um poderoso alimento para o cérebro, principalmente a variedade vermelha. Além disso, contém antocianinas e vitamina K, o que pode ajudar a aumentar a função mental e a concentração.

A antocianina é eficaz na redução da placa no cérebro, impedindo a deterioração da memória de curto e longo prazo.

A vitamina K é essencial para proteger os nervos de danos e cáries. Portanto, consumir vitamina K pode melhorar sua defesa contra condições como Alzheimer e demência.

3. Espinafre:

O espinafre é carregado com antioxidantes e vitaminas do complexo B, que ajudam a melhorar a memória, o foco e a saúde geral do cérebro. Além disso, eles também são uma boa fonte de ácido fólico, o que ajuda a aumentar a clareza mental.

Os pesquisadores descobriram que os ratos alimentados com uma dieta contendo uma boa quantidade de espinafre tiveram um desempenho muito melhor em um teste de memória e aprendizado.

4. Ginseng:

O ginseng é um estimulante que melhora a concentração, a memória e o desempenho físico. Além disso, alguns estudos demonstraram que as propriedades em alguns fios de ginseng aumentaram a síntese de proteínas no cérebro e, portanto, concluíram que é bom para a memória e a concentração.

Um estudo de 2010 descobriu que tomar 400 mg de Panax ginseng diariamente por oito dias melhorava a calma e as habilidades matemáticas. Além disso, outros estudos encontraram efeitos positivos na função e comportamento do cérebro em pessoas com doença de Alzheimer.

5. Chocolate amargo:

O chocolate é rico em flavonóis, que comprovadamente aumentam o estado de alerta mental. Além disso, de fato, um estudo de 2015 realizado por pesquisadores da Universidade do Norte do rizona descobriu que os participantes que consumiam chocolate com 60% de conteúdo de cacau tendem a ser mais alertas e atentos.

Também ajuda a estimular a liberação de endorfinas e serotonina, que fazem você se sentir feliz e relaxar.

No entanto, nem todo chocolate é criado da mesma forma; a maior parte do chocolate que você vê na mercearia é fortemente processada com muito pouco conteúdo de cacau. Portanto, compre chocolate preto com mais de 60% de cacau para colher os benefícios.

6. Café:

O café tem cafeína, conhecida por aumentar o estado de alerta. Além disso, a cafeína é um estimulante natural que estimula o sistema nervoso autônomo (SNA) e aumenta o estado de alerta, mas isso é apenas de curto prazo.

Embora os efeitos não sejam duradouros, ele pode definitivamente alertar o cérebro e ajudá-lo a melhorar sua concentração.

A cafeína pode fornecer energia aumentada e potencialmente melhorar o desempenho mental. Além disso, também foi sugerido que o café pode reduzir a progressão do declínio mental relacionado à idade.

Mas lembre-se de que beber muito café pode aumentar o risco de doença cardíaca; portanto, limite sua ingestão de cafe a uma ou duas xícaras por dia.

Os especialistas também sugerem que as mulheres grávidas devem evitar a cafeína ou limitar seu consumo a não mais que uma xícara por dia para pele.

Sair da versão mobile