Alimentos

Ácido ferúlico – o que é, usos, propriedades e contra-indicações!

Por Alan Costa, em 20/02/2019 (atualizado em 09/11/2020)
acido ferulico

O ácido ferúlico é um antioxidante natural de origem vegetal que é extraído de amoras e azeitonas. Este composto que faz parte dos chamados ácidos hidroxicinâmicos cuja função principal é servir como antioxidante, prevenindo o envelhecimento celular. É usado principalmente na indústria cosmética devido ao seu poderoso efeito protetor contra os raios ultravioletas, e é por isso que é encontrado na grande maioria dos filtros solares, em tratamentos de peeling e em alguns cosméticos como bases de maquiagem, especialmente aquelas.

acido ferulico

Eles oferecem um efeito rejuvenescedor, especialmente quando misturados com as vitamina C e vitamina E, que aumentam exponencialmente seus efeitos benéficos sobre a pele. Ele também tem outros usos e benefícios dos quais falaremos abaixo.

O que é ácido ferúlico?

O ácido ferúlico é um composto vegetal com propriedades antioxidantes, razão pela qual é altamente eficaz na prevenção da degradação da pele devido aos raios solares. Precisamente a função do ácido ferúlico nas plantas, na qual se encontra na parede celular, é dar rigidez na estrutura e assim poder aumentar a resistência à degradação pela ação de micro-organismos.

Quais são seus usos?

Embora a principal aplicação do ácido ferúlico seja no nível cosmético, diferentes estudos científicos reconhecem alguns outros usos, associados a suas propriedades benéficas não apenas para a pele, mas para o organismo em geral.

Cosméticos:

Este composto está presente em uma ampla variedade de produtos cosméticos, principalmente aqueles projetados para proteger a pele contra danos causados ​​pela radiação solar. Existe uma enorme diversidade de produtos cujo componente é este ácido, em combinação com as vitamina C e vitamina E e são um sucesso de vendas devido à sua eficácia na prevenção do envelhecimento da pele.

Algumas bases de maquiagem incluem para evitar o aparecimento de rugas. Há também uma técnica conhecida de peeling químico que usa este ácido porque não é fotossensível e, portanto, pode ser feito em qualquer época do ano, reduzindo o acúmulo de melanina e reduzindo as manchas e sardas nessas peles. com tendência a hiperpigmentação.

Tem propriedades anti-inflamatórias para as quais é possível encontrá-lo como um suplemento nutricional que ajuda a reduzir os processos inflamatórios. Enquanto isso, o ácido ferúlico antioxidante elevado inibe a um número de enzimas que são produzidas pelos radicais livres, o que dá um anti cancerígeno, bem como o efeito é reconhecido para as vitamina C e vitamina E, daí Muitos suplementos antioxidantes têm esses três componentes principais e são usados ​​para prevenir doenças.

Suplemento alimentar para atletas:

No mundo do fisiculturismo o uso de suplementos feitos com orizanol gama está tomando relevância, cujo componente ativo é o ácido ferúlico, graças ao fato de que ele imita as qualidades dos esteroides anabolizantes, sendo capaz de obter ganhos de massa muscular, aumentar a força e diminuir a gordura corporal.

Mesmo alguns estudos que datam dos anos setenta indicam que eles podem ser tão ou mais eficazes do que os esteroides convencionais, mas sem os perigosos efeitos colaterais.

Embora não haja evidências científicas suficientes, especula-se que um dos seus efeitos benéficos para os atletas é que aumenta a produção de testosterona. Também está associado a uma diminuição no tempo de recuperação dos músculos após um treino, porque aumenta a síntese de endorfinas.

Propriedades do ácido ferúlico:

  • Há muitos benefícios que são atribuídos ao ácido, nesta lista, encontrar alguns dos seus benefícios surpreendentes.
  • Elimina manchas e as previne, especialmente em referência a manchas causadas pelo sol.
  • Fornece hidratação intensa
  • Firma e melhora a elasticidade da pele, mantendo-a mais jovem.
  • Atua nas rugas, ajudando a prevenir o aparecimento de linhas finas.
  • Antioxidante, por isso evita os efeitos nocivos dos radicais livres na pele.
  • Previne o envelhecimento da pele causado pelos raios ultravioletas.
  • Protege a camada dérmica. Este ácido é capaz de criar um escudo protetor que evita danos causados ​​pela poluição, sol e maquiagem.
  • Acelera a recuperação da pele. Indicado para cuidados pós-queima e melhorar a aparência das cicatrizes.
  • Renovação celular. Potencia a ação de outros antioxidantes e ajuda a melhorar a produção de colágeno e elastina.
  • Faz protetores solares mais eficazes.

Você tem alguma contra-indicação?

Até o momento não há efeitos colaterais conhecidos relacionados ao uso deste tipo de ácido, desde que aplicado nas doses recomendadas e com os cuidados necessários para cada caso. Quanto aos cremes para uso facial, não há dados de qualquer efeito negativo.

Quando um peeling químico é realizado com este produto, as indicações do cosmetologista devem ser seguidas com exatidão, que geralmente se concentra na proteção da pele contra os raios solares e na hidratação constante após o tratamento.

Sair da versão mobile