Gravidez

27 semana de gestação – duvidas e tudo que precisa saber!

Por Alan Costa, em 27/07/2018 (atualizado em 18/11/2020)

A 27 semana de gestação é muito importante para cuidar da sua gravidez, neste momento, você ouvirá as batidas do bebê no seu abdômen. Você deve saber que sua frequência cardíaca está intimamente ligada ao seu filho e que seu estresse e hábitos o influenciam diretamente. Se você não tem um estilo de vida saudável e ritmo de vida, pode desenvolver vários problemas.

Seu bebê atingiu 900-950 gramas e continua a crescer exponencialmente a cada semana. Além disso, antes do nascimento, você deve pesar três vezes mais, então se preocupe em se alimentar adequadamente. Finalmente ele abriu os olhos e seu senso de audição é muito bom. A mãe sentirá vários sintomas, como cãibras nas pernas, devido ao rápido desenvolvimento fetal entre outros.

Sintomas Após as 27 Semanas de Gestação:

O corpo da mãe grávida está se adaptando para receber seu filho (talvez gêmeos ou mais) neste mundo. Além disso, leva a uma série de novos sintomas que são normais no momento.

Dor nas Costas: Elas suportam um peso adicional em sua barriga, além do que o corpo já ganha. Portanto, as mães no final do segundo trimestre de gravidez notarão que as costas pesam sobre elas, atingindo a dor em determinados momentos, especialmente na região lombar e pelve.

A região da pelve também pode gerar desconforto, apenas na área interna das nádegas, quadríceps ou bíceps femoral (coxas). Além disso, novamente, o peso que você tem que suportar nas 27 Semanas de Gestação é importante, o que pode levar a esse sintoma.

Ambas as dores se originam especialmente quando você está em movimento contínuo por um período muito longo de tempo. Isso é andar mais do que o necessário, fazer tarefas domésticas (ajudar o seu parceiro e, se você não puder, contratar uma empregada), pegar algum objeto muito pesado, etc. Essa dor se intensifica quando você inclina o corpo para a frente ou para os lados.

O peso do bebê ou uma mudança de posição na gravidez causa desconforto mais semelhante, como cãibras nos músculos das pernas. Algumas fibras musculares podem quebrar e causar rigidez. Você os sentirá especialmente quando estiver em repouso e no dia seguinte ao esforço excessivo.

Obstipação: À medida que o útero cresce, o útero pressiona um pouco mais o intestino grosso, atrasando a digestão e dificultando a expulsão das fezes, que terão secado pela absorção de água.

Alongamento da pele e estrias: Para evitar isso, hidratar muito e aplicar um cosmético específico para a gravidez. As varizes também aparecerão, muitas das quais desaparecem algumas semanas após o parto.

Os Desejos Durante as 27 Semanas de Gestação:

Ouça o que seu corpo diz: é possível que esses desejos na gravidez estejam lhe dando uma ideia do que seu corpo precisa agora. Se você tem muitos desejos por carne, pode ser um sinal de que você precisa de mais Ferro ou proteína em sua dieta, ao passo que se você quiser comer sorvete e queijo, isso pode indicar que seu corpo precisa de mais gordura e Cálcio.

Preste atenção ao seu corpo, desde que o que você queira seja comida, e não coisas como besteiras, tabaco ou tinta seca (um sintoma de uma doença chamada pica, que afeta algumas mulheres grávidas).

As Contrações de Braxton Hicks:

A mulher grávida pode notar as chamadas contrações de Braxton Hicks. Embora existam mulheres que não passam por isso, essas contrações (nomeadas após o primeiro médico a descrevê-las) são retrações do útero que começam após a sexta semana de gravidez. Estas são contrações fisiológicas do útero, que preparam o útero para o momento do parto. Normalmente, a mulher grávida as observa como um endurecimento do abdômen, mas totalmente indolor.

Caso sejam muito regulares ou dolorosos, seria aconselhável consultar um médico, uma vez que a gestante poderia estar em trabalho de parto prematuro. Nesta idade gestacional, o feto está suficientemente desenvolvido para nascer. No entanto, complicações sérias ainda são possíveis, e precisaria estar sob controle e na incubadora por algumas semanas.

Como seu Corpo Muda em 27 Semanas de Gestação:

Com 27 Semanas de Gestação, o seu humor sofre altos e baixos? É completamente normal para futuras mamães como você e é provável que se agrave à medida que a data do parto se aproxima. Por um lado, há o desejo irresistível de ter seu filho em seus braços; do outro, a tensão que acompanha esse evento. Nos momentos de maior ansiedade, tente se concentrar no seu filho e comece a se interessar pelos cursos de preparação para o parto.

Os cursos, além de ensinar-lhe as melhores técnicas para enfrentar o parto e fornecer-lhe um conhecimento completo do que está ocorrendo em seu corpo, permitirá que você conheça mulheres que estão passando pelo mesmo estágio de sua vida. Com elas, você compartilhará preocupações, dúvidas e medos. Você vai se sentir muito menos sozinho.

A partir de agora, as alterações hormonais podem variar de semana para semana. É normal ter pés e pernas inchados. Mesmo assim, se o inchaço durar muito tempo ou se passar para o rosto, fale com o seu especialista. A formação de estrias nos seios e barriga também são muito comuns neste período de tempo.

Desenvolvimento Fetal em 27 Semanas de Gestação:

Após 27 Semanas de Gestação, o que equivale a aproximadamente 6 meses e meio, o bebê se empoleira no útero inteiro devido ao tamanho que alcançou. Agora, não mede menos do que 38 centímetros de altura. Esta é a semana em que as pálpebras são abertas pela a primeira vez, quando ele abrir os olhos para tentar para ver o que está ao redor, também chupar o dedo e os cochilos têm sido regularizado, ou seja, o sono ao mesmo tempo todos os dias, e ele acorda rotineiramente. Ele é quase uma pessoa totalmente desenvolvida!

Embora os pulmões não tenham sido totalmente gerados, de vez em quando ele respira e, se ocorrer um nascimento prematuro, a vida do bebê poderia ser salva com respiração artificial e terapia intensiva.

A mãe grávida pode notar algo especial para além dos pontapés na barriga. O feto às vezes tem soluços! Você pode detectá-lo porque os espasmos ocorrem por um tempo com uma certa frequência. Depois de um tempo ele desaparecerá, como acontece com pessoas normais, então não se preocupe com isso. Na verdade, o bebê nem percebe que está tendo soluços.

Outro de seus órgãos que se desenvolveram mais é o cérebro, que está ganhando autonomia semana após semana, conectando os neurônios entre si para começar a administrar o corpo inteiro. Seu sistema nervoso é indispensável para uma vida cheia de saúde. Portanto, você pode notar cada vez que o feto se move mais dentro de sua barriga.

Em relação ao sistema digestivo, agora engole líquido amniótico a uma taxa de 30-40 ml por dia, que digere e filtra os nutrientes. Ele já usa os rins para fazer urina.

Os Ciclos de Sono Durante as 27 Semanas de Gestação:

Por volta da 27 Semanas de Gestação, os ciclos de sono e vigília do feto começam a ser regulares. Isso não significa que o feto responda a um horário de sono. Isso significa que o desenvolvimento do seu cérebro permite que você comece a ter ciclos relativamente regulares, embora o sono do bebê não seja totalmente regulado até o primeiro ano de vida.

Mesmo assim, o feto passa a maior parte do dia dormindo, mas pode começar a ser observado que ele geralmente se move na mesma hora todos os dias. Isto é, ele geralmente é mais ativo em determinados momentos do dia.

Os olhos do bebê estão se desenvolvendo e o sentido da visão continua a evoluir, então as pálpebras desta semana se abrirão. Elas estavam fechadas até agora porque estavam se formando.

Além disso, como a espessura do útero se estreita devido ao seu crescimento, a luz externa pode ser sentida pelo bebê. Também durante esta semana de grandes mudanças, o bebê vai segurar as mãos no rosto sem tocar nos olhos.

Os Órgãos Reprodutivos do Bebê nas 27 Semanas de Gestação:

  • Os testículos da criança terão descido para o escroto, enquanto os ovários das meninas já terão todos os folículos.
  • Nos testículos aparecerá uma quantidade de líquido em torno do qual é chamado de ” hidrocele” e que desaparece logo após o nascimento.
  • Além disso, um músculo chamado cremaster irá proteger os testículos do frio, fazendo-os subir na virilha quando a temperatura estiver baixa.

Fatos para saber sobre o seu bebê na 27 Semanas de Gestação:

  • Nas 27 Semanas de Gestação, seu bebê tem 36cm de comprimento, pesando 1,9kg e mais ou menos o tamanho de uma cabeça de Couve-Flor.
  • Seu bebê estará abrindo os olhos pela primeira vez e os cílios formaram.
  • Seu bebê vai começar a praticar movimentos respiratórios, mesmo que os pulmões dele não estejam ingerindo oxigênio.
  • Os bebês têm quase 15% de gordura em seu corpo, mas isso será mais próximo de 30% no momento em que nascerem.
  • O batimento cardíaco do seu bebê é tão forte que o seu parceiro pode ouvi-lo se colocar o ouvido no seu colo.

Controle da Gravidez nas 27 Semanas de Gestação:

É um bom momento para realizar uma ultrassonografia tridimensional, pois é quando o feto pode ser melhor visualizado porque tem o tamanho certo e o líquido amniótico.

Este teste é opcional, uma vez que só é feito em hospitais públicos quando uma anomalia congênita é diagnosticada no feto ao realizar a ultrassonografia bidimensional.

Conselhos, remédios e cuidados adicionais

Um remédio eficaz para cãibras nas pernas é esticar duas vezes por dia todos os seus músculos. Assim, a mãe prepara-os para suportar o peso do bebê. Alonga o quadríceps, os ossos femorais e os gêmeos, principalmente afetados pelo peso do feto.

Nessas datas, será normal que você tenha desejos suficientes e queira comer mais caprichos do que o normal, como chocolate e outros doces. Satisfaça-os de vez em quando, mas não se esqueça de equilibrar sua dieta para que o desenvolvimento fetal siga seu curso da forma mais saudável possível . Coma proteína, gorduras boas, carboidratos para acumular energia, vitaminas, Ferro para combater a Anemia, Cálcio para ossos…

E, acima de tudo, livre-se de maus hábitos como fumar e beber. Eles não o ajudam e você pode colocar o bebê em sérios apuros, algo que você nunca perdoaria. Seja responsável!

Sair da versão mobile