Gravidez

2 semana de gestação – o que acontece? informações importantes!

Por Alan Costa, em 25/07/2018 (atualizado em 19/11/2020)

A 2 semana de gestação é quando ocorre a ovulação, isto é, quando o folículo se rompe para liberar um óvulo maduro para ser fertilizado na trompa. Em períodos regulares de 28 dias é o tempo com uma maior taxa de fertilidade, por isso, se estamos à procura de uma gravidez é o momento certo para intensificar as nossas relações sexuais.

Os dias férteis são os dias quando você tem uma chance maior de engravidar. Os ciclos da mulher geralmente cobrem 28 ou 30 dias, então os dias centrais do ciclo são os mais favoráveis ​​para engravidar: 14 ou 15 dias após o primeiro dia da menstruação.

As primeiras semanas de gravidez são muito importantes porque o embrião começa a desenvolver as bases dos órgãos, suas próprias características e o sistema nervoso. A placenta começa a se formar durante esta segunda semana, e considera-se que adquiriu sua forma final em torno do terceiro mês. É o órgão que nutrirá o bebê nos próximos meses.

Desenvolvimento na 2 Semana de Gestação:

Uma vez expulsos dos testículos, este perfura a superfície do ovário e é dirigida para a trompa de Falópio, que parecem para contrair e relaxar para arrastar o espermatozoide através do tubo, que marca o início de sua jornada no útero, onde o feto será finalmente implantado.

Juntamente com o óvulo maduro, alguns fluidos de fora do folículo do ovário e hormonas, tais como progesterona, que por sua vez estimula o espessamento do revestimento do útero.

Como Fica o Corpo na 2 Semana de Gestação:

Na 2 Semana de Gravidez, espera-se que, eventualmente, ser um único óvulo maduro que começa a viagem para as trompas de Falópio e, em seguida, se fertilizado, no útero, você deve saber que ambos os ovários contribuem para o crescimento dos folículos. Também deve-se notar que algumas mulheres liberam mais de um óvulo de alguns meses, por isso, se fertilizado dois meios que, se tudo correr bem, em 39 semanas dar à luz gêmeos.

O Bebê na 2 Semana de Gestação:

A partir da 2 Semana de Gestação desenvolve o que chamamos de embrião, que possui, basicamente, uma cabeça, um tronco e uma cauda encaracolada.

A 2 Semana de Gestação de gravidez é marcada por:

  • A fixação do blastocisto (embrião formado por um conjunto de células) no útero, uma vez que será o seu “lar” durante toda a gravidez.
  • A criação do saco amniótico ou cavidade (coberta por duas membranas que cercam o futuro bebê), incluindo fluido amniótico, fluido que serve como um amortecedor para o feto durante a sua estadia no saco amniótico.
  • A cavidade coriônica, onde o embrião será fixado em um pedículo de fixação, que será transformado no cordão umbilical (tubo que conecta o embrião à placenta).

Além disso, nesta segunda semana de gestação, a circulação lacunar é formada, isto é, o sangue circulará por todo o espaço embrionário e o período em que o embrião se alimenta de nutrientes fornecidos pelo sangue materno começará.

Duas pequenas cavidades oculares aparecem, além de dar espaço para o desenvolvimento dos ossos, músculos, rins, pulmões, intestinos e sistema digestivo. Também dá lugar ao desenvolvimento do tubo neural responsável por se tornar no cérebro, medula espinhal, sistema nervoso e coluna vertebral.

Como Está a Mãe na 2 Semana de Gestação:

Dentro do corpo da mãe, um mundo seguro é criado para que o bebê possa se desenvolver, protegido do mundo exterior. Durante esta semana há uma alteração hormonal, onde há um notável aumento de estrogênio, com o objetivo de estimular o útero a se adaptar ao desenvolvimento de uma nova vida.

A maioria das futuras mães não percebe muitas mudanças durante esta semana. Algumas pessoas experimentam alguns sintomas de gravidez em um tempo muito curto, como resultado de alteração hormonal, embora eles tendem a ser poucos. Ainda deve haver alguns dias para que certas alterações mais óbvias se manifestem.

Transtornos que Pode Afetar na 2 Semana de Gestação:

Em um relatório foi observado que 25% das mulheres sentem dor pélvica durante a ovulação. Devido à irritação do fluido ou sangue segregado que quebra o folículo e libera o óvulo. A vagina pode também ser mais lubrificada devido ao aumento do muco cervical, que também torna-se mais transparente, viscoso e elástico. Outros sinais que ajudam a confirmar que estamos na segunda semana de gravidez e está prestes a ovular a temperatura corporal basal.

Entre os dias 12 e 14 do ciclo é quando não há maiores chances de gravidez. Este é um curto período de tempo quando os níveis de estrogênio sobem até atingir seu pico e onde as mulheres. Também produzem o hormônio masculino testosterona que são responsáveis pela libido. Por isso é provável que nestes dias também às mulheres estejam mais dispostas a ter relações sexuais.

Informações Importantes Sobre a 2 Semana de Gestação:

Embora a mãe pode levar uma vida mais ou menos normal durante a gravidez. É verdade que alguns passatempos, como viajar, deve se adaptar ao seu status. A primeira coisa a notar é que durante o primeiro trimestre. Não é um aumento do risco de aborto espontâneo e problemas de desenvolvimento em que o bebê. De modo que a ênfase especial precisa de ser feito para evitar temperaturas extremas e atividades frenéticas e deixar para outro.

No momento, essas viagens para países onde doenças ou infecções por insetos são um fator de alto risco. Neste período voar é seguro, desde que não haja complicações na gravidez, embora seja verdade que o desconforto da viagem pode aumentar a doença de manhã.

  • O esperma pode sobreviver dentro do corpo da mulher por até cinco dias.
  • Enquanto uma mulher tem o período, entre 15 e 20 folículos se desenvolvem nos ovários.
  • Se você já tem dois filhos do mesmo sexo, há 75% de chance de conceber outra criatura do mesmo sexo novamente.
Sair da versão mobile