Dicas de Saúde

10 dicas para turbinar o seu sistema imunológico em apenas 7 dias!

Por Alan Costa, em 23/03/2020 (atualizado em 17/07/2020)
dicas para turbinar o seu sistema imunologico

Essas dicas para turbinar o seu sistema imunológico que são essenciais. Com o recente surto de coronavírus (COVID-19), muitas pessoas estão preocupadas em permanecer saudáveis ​​e manter um sistema imunológico saudável. Fazer isso pode beneficiar seu corpo e aumentar suas defesas contra vírus, bactérias e outros patógenos.

Nos slides a seguir, abordaremos as principais dicas para turbinar o seu sistema imunológico para ajudar você e seu corpo a se manterem fortes para combater infecções. Como você pode melhorar seu sistema imunológico? No geral, seu sistema imunológico faz um trabalho notável em defendê-lo contra micro-organismos causadores de doenças.

dicas para turbinar o seu sistema imunológico

Mas às vezes falha: um germe invade com sucesso e deixa você doente. É possível intervir nesse processo e impulsionar seu sistema imunológico? E se você melhorar sua dieta? Tome certas vitaminas ou preparações à base de plantas? Fazer outras mudanças no estilo de vida na esperança de produzir uma resposta imune quase perfeita?

O que você pode fazer para aumentar seu sistema imunológico?

A ideia de dicas para turbinar o seu sistema imunológico é atraente, mas a capacidade de fazê-lo provou ser ilusória por vários motivos. Além disso, o sistema imunológico é precisamente isso um sistema, não uma entidade única. Para funcionar bem, requer equilíbrio e harmonia. Ainda há muito que os pesquisadores não sabem sobre os meandros e a interconectividade da resposta imune.

Por enquanto, não há ligações diretas cientificamente comprovadas entre estilo de vida e função imunológica aprimorada. Mas isso não significa que os efeitos do estilo de vida no sistema imunológico não sejam intrigantes e não devam ser estudados.

Os pesquisadores estão explorando os efeitos da dieta, exercício, idade, estresse psicológico e outros fatores na resposta imune, tanto em animais quanto em humanos. Enquanto isso, estratégias gerais de vida saudável são uma boa maneira de começar a dar vantagem ao seu sistema imunológico.

O estresse é ruim para defesas do corpo?

O estresse crônico deprime o sistema imunológico e aumenta o risco de vários tipos de doenças. Aumenta o nível de hormônios chamados catecolaminas. Estar estressado leva ao aumento dos níveis de células T supressoras, que suprimem o sistema imunológico. Por isso, são importante dicas para turbinar o seu sistema imunológico.

Quando esse ramo do sistema imunológico está comprometido, você fica mais suscetível a doenças virais, incluindo doenças respiratórias, como resfriados, gripes e a nova infecção por coronavírus. O estresse leva à liberação de histamina, uma molécula envolvida em alergias. Combata o estresse com estratégias como respiração profunda, meditação, exercícios e relaxamento.

Existem maneiras saudáveis ​​de fortalecer o sistema imunológico?

Sua primeira linha de defesa é escolher um estilo de vida saudável e dicas para turbinar o seu sistema imunológico. Seguir as diretrizes gerais de boa saúde é o melhor passo que você pode tomar para manter naturalmente seu sistema imunológico forte e saudável. Todas as partes do corpo, incluindo o sistema imunológico, funcionam melhor quando protegidas contra ataques ambientais e apoiadas por estratégias de vida saudável

Dicas para turbinar o seu sistema imunológico:

1. Eliminar a nicotina:

Faça um favor ao seu sistema imunológico e deixe de fumar. Se você precisar de algumas tentativas antes de desistir definitivamente, aguente firme! Peça conselhos ao seu médico sobre como fazer essa grande mudança de vida. Fique longe do fumo passivo também.

2. Lave suas mãos:

Envie esses germes pelo ralo antes que seu corpo precise combatê-los. Use sabão e água corrente limpa. Lave por pelo menos 20 segundos. Se você não tiver acesso a água e sabão, um desinfetante para as mãos pode ajudar (a menos que sua pele esteja coberta de sujeira e graxa). Apenas saiba que ele não removerá todos os germes e outras coisas ruins. Escolha um com pelo menos 60% de álcool.

3. Coma frutas e verduras:

Frutas e legumes coloridos estão cheios de antioxidantes. Esses nutrientes protegem contra os radicais livres, moléculas que podem prejudicar suas células. Para obter uma ampla variedade, opte por laranjas, pimentões verdes, brócolis, kiwi, morangos, cenouras, melancia, mamão, folhas verdes e melão.

4. Adicionar ervas e suplementos:

Alguns desses produtos podem ajudar seu sistema imunológico, mas precisamos de mais pesquisas para saber com certeza se são realmente bons para você. Como eles podem interagir com outros medicamentos, informe o seu médico se você quiser experimentá-los. Ele pode ajudá-lo a decidir quais são seguros para você.

5. Ter bons risos:

Uma risadinha ou duas são boas para você. Não apenas faz você se sentir melhor, como também não há desvantagem. Um estudo descobriu que, depois que as pessoas riam alto de vídeos engraçados, seu sistema imunológico funcionava melhor. Mas ainda não temos certeza se isso significa menos doenças a longo prazo.

6. Mexer seu corpo:

O exercício é uma maneira simples de acelerar o seu sistema de defesa. Também pode aliviar o estresse e diminuir a probabilidade de contrair osteoporose, doenças cardíacas e certos tipos de câncer. Você obterá o máximo retorno pelo seu treino, se fizer cerca de meia hora por dia. Não precisa ser duro. Qualquer tipo de movimento pode ajudar: andar de bicicleta, caminhar, fazer ioga, nadar ou até jogar golfe.

7. Ter uma boa noite de sono:

Sem ele, seu sistema imunológico não terá a força necessária para combater doenças. Além disso, a maioria dos adultos precisa de 7 a 9 horas de sono por noite. Para ficar melhor de olho fechado, você precisa seguir um horário regular para dormir, permanecer ativo durante o dia, pular cafeína e bebida perto da hora de dormir, manter o quarto fresco e ter tempo para relaxar no final do dia.

8. Reduzir a bebida:

O álcool desempenha um papel importante na forma como socializamos e comemoramos. Mas muito pode enfraquecer suas defesas e fazer com que você fique doente com mais frequência. Quanto é muito? Mais de duas bebidas por dia para homens e mais de uma para mulheres.

9. Reduzir o estresse:

Existe uma forte ligação entre sua saúde imunológica e sua saúde mental. “Quando você está sob estresse ou ansiedade crônica, seu corpo produz hormônios do estresse que suprimem seu sistema imunológico. Descobriram que as pessoas estressadas são mais suscetíveis ao desenvolvimento do resfriado comum.

Em um estudo, publicado 276 adultos saudáveis ​​foram expostos ao vírus do resfriado, depois monitorados em quarentena por cinco dias. E foi comprovado a tese de que menos estresse melhor cura de problemas relacionados ao sistema imunológico.

10. Evitar alimentos processados:

Os alimentos processados, incluindo doces, refrigerantes, fast food e salgadinhos, contêm calorias vazias que não fornecem vitaminas, nutrientes ou fibras ao corpo. Eles geralmente também contêm produtos químicos e conservantes que não são bons para o seu corpo.

Se você comer alimentos processados ​​e, em vez de alimentos em sua forma natural e não processada, seu corpo será privado de vitaminas e nutrientes necessários para prosperar.

Abandone os alimentos processados ​​em favor de frutas, legumes, carne magra, gorduras saudáveis ​​e grãos integrais para dar ao seu corpo e sistema imunológico tudo o que eles precisam para funcionar da melhor maneira possível. Otimize seus hábitos alimentares para apoiar sua saúde.

É seguro beber álcool com sistema imunológico frágil?

É melhor limitá-lo. O álcool deprime o sistema imunológico, por isso é melhor beber com moderação ou não. Os homens podem consumir até duas bebidas alcoólicas por dia. As mulheres não devem ter mais de um. Por isso, os homens tendem a ter mais deficiências no sistema imunológico do seu corpo.

Se alguém pode ou não consumir com segurança algum álcool tem a ver com muitos fatores, incluindo o estado geral de saúde, fatores de risco para doenças e quaisquer medicamentos que você possa estar tomando. Pergunte ao seu médico se é seguro tomar uma bebida alcoólica ocasional e, em caso afirmativo, quanto é seguro consumir.

Os suplementos podem ajudar sua imunidade?

Embora vitaminas e suplementos possam ajudar a preencher as lacunas da sua dieta, a melhor maneira de carregar os nutrientes essenciais é obtê-los diretamente dos alimentos. Seu corpo absorve e usa melhor vitaminas e nutrientes quando eles vêm de uma fonte alimentar.

Quando é uma vitamina ou suplemento, geralmente é questionável quanto você está realmente recebendo. Como os suplementos são regulados como alimentos, não como medicamentos não avalia a qualidade dos suplementos nem avalia seus efeitos no corpo.

Alguns suplementos podem ter efeitos colaterais, especialmente se tomados antes da cirurgia ou com outros medicamentos. Suplementos também podem causar problemas se você tiver certas condições de saúde. E os efeitos de muitos suplementos não foram testados em crianças, mulheres grávidas e outros grupos.

É especialmente importante para evitar tomar suplementos de vitamina E. Não apenas existem poucas pesquisas clínicas mostrando que os suplementos de vitamina E beneficiam sua saúde, como também podem ser prejudiciais em algumas situações.

Por esses motivos, os especialistas dizem que é melhor obter vitaminas através dos alimentos, em vez de suplementos. Converse com seu médico se estiver pensando em tomar suplementos alimentares

É possível aumentar a imunidade da maneira saudável?

Muitos produtos nas prateleiras das lojas alegam ser dicas para turbinar o seu sistema imunológico. Mas o conceito de aumentar a imunidade realmente faz pouco sentido cientificamente. De fato, aumentar o número de células do seu corpo células imunológicas ou outras não é necessariamente uma coisa boa.

Por exemplo, atletas que praticam “doping sanguíneo” injetando sangue em seus sistemas para aumentar seu número de células sanguíneas e melhorar seu desempenho correm o risco de derrames. Tentar aumentar as células do seu sistema imunológico é especialmente complicado porque existem muitos tipos diferentes de células no sistema imunológico.

Que respondem a tantos micróbios diferentes de várias maneiras. Quais células você deve aumentar e para qual número? Até agora, os cientistas não sabem a resposta. No entanto, o que se sabe é que o corpo está continuamente gerando células imunes.

Certamente produz muito mais linfócitos do que pode usar. Além disso, as células extras se removem através de um processo natural de morte celular chamado apoptose algumas antes de ver alguma ação, outras após a batalha ser vencida. Ninguém sabe quantas células ou qual a melhor mistura de células que o sistema imunológico precisa para funcionar em seu nível ideal.

Importância da dieta no seu sistema imunológico:

Como qualquer força de combate, o exército do sistema imunológico marcha sobre seu estômago. Além disso, guerreiros saudáveis ​​do sistema imunológico precisam de nutrição regular e boa. Os cientistas há muito reconhecem que as pessoas que vivem na pobreza e estão desnutridas são mais vulneráveis ​​a doenças infecciosas. Foque em dicas para turbinar o seu sistema imunológico

Portanto, se o aumento da taxa de doenças é causado pelo efeito da desnutrição no sistema imunológico, no entanto, não é certo. Ainda existem relativamente poucos estudos sobre os efeitos da nutrição no sistema imunológico humano, e ainda menos estudos que vinculam os efeitos da nutrição diretamente ao desenvolvimento (versus tratamento) de doenças.

Sair da versão mobile