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Tendinite de Aquiles – O que é, Sintomas e Tratamentos

Tendinite de Aquiles – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição que poucos conhecem. A Tendinite de Aquiles é a inflamação do tendão de Aquiles, localizado no calcanhar. O tendão de Aquiles atribui os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar ou ao calcâneo. Você usa este tendão para pular, andar, correr e ficar de pé. A atividade física contínua e intensa, como correr e saltar, pode causar inflamação dolorosa do tendão de Aquiles, conhecida como Tendinite de Aquiles (ou tendinite).

Existem dois tipos de Tendinite de Aquiles: A Tendinite de Aquiles insercional e Tendinite de Aquiles não-insustentável. A tendinite Inercial de Aquiles afeta a porção mais baixa do tendão onde se liga ao osso do calcanhar. A Tendinite de Aquiles não-insercional envolve fibras na porção média do tendão e tende a afetar pessoas mais jovens que são ativas.

Tratamentos domésticos simples podem ajudar a Tendinite de Aquiles. No entanto, se o tratamento domiciliar não funciona, é importante consultar um médico. Se sua tendinite piorar, seu tendão pode rasgar. Você pode precisar de medicação ou cirurgia para aliviar a dor.

  • O excesso de exercício ou caminhada geralmente causa Tendinite de Aquiles, especialmente para atletas.
  • Os sintomas incluem dor ou inchaço na parte de trás do seu calcanhar.
  • O método RICE é uma forma comum e eficaz de tratamento para casos leves.

Causas da Tendinite de Aquiles: O excesso de exercício ou caminhada geralmente causa Tendinite de Aquiles, especialmente para atletas. No entanto, fatores não relacionados ao exercício também podem contribuir para o seu risco. A artrite reumatoide e a infecção estão ligadas à Tendinite de Aquiles.

Qualquer atividade repetida que estica seu tendão de Aquiles pode potencialmente causar Tendinite de Aquiles. Algumas causas incluem:

  • Exercitar-se sem um bom aquecimento
  • Esticar os músculos da panturrilha durante exercício repetido ou atividade física
  • Praticar esportes, como o tênis, que exigem paradas rápidas e mudanças de direção
  • Aumento súbito da atividade física sem permitir que seu corpo se ajuste ao treinamento aumentado
  • Vestir sapato velho ou mal ajustado
  • Usar saltos altos diariamente ou por durações prolongadas
  • Ter esporas ósseas na parte de trás dos seus calcanhares
  • Ser mais velho, à medida que o tendão de Aquiles enfraquece com a idade

Sintomas da Tendinite de Aquiles: Os sintomas incluem:

  • Desconforto ou inchaço na parte de trás do seu calcanhar
  • Músculos estreitos da panturrilha
  • Amplitude de movimento limitada ao flexionar seu pé
  • Pele em seu calcanhar excessivamente quente ao toque

O principal sintoma da Tendinite de Aquiles é dor e inchaço na parte de trás do seu calcanhar quando você anda ou corre. Outros sintomas incluem músculos estreitos da panturrilha e amplitude de movimento limitada quando você flexiona seu pé. Esta condição também pode fazer com que a pele no seu calcanhar se sinta excessivamente quente ao toque.

Diagnósticos da Tendinite de Aquiles: Para diagnosticar a Tendinite de Aquiles, o seu médico irá fazer-lhe algumas perguntas sobre a dor e o inchaço no calcanhar. O seu médico pode pedir-lhe que suporte as pernas dos seus pés enquanto observa a sua amplitude de movimento e flexibilidade. O médico também sente ao redor (palpar) a área diretamente para identificar onde a dor e o inchaço são mais severos.

Os testes de imagem podem ajudar a confirmar a Tendinite de Aquiles, mas você geralmente não precisa deles. Se solicitado, os testes incluem:

  • Raios-X , que fornecem imagens de ossos do pé e perna
  • Exames de ressonância magnética, que podem detectar rupturas e degeneração tecidual
  • Ultra-sons , que podem mostrar movimento do tendão, danos relacionados e inflamação

Tratamentos da Tendinite de Aquiles: Muitos tratamentos estão disponíveis para a Tendinite de Aquiles, que vão desde remédios caseiros, como descanso e medicamentos anti-inflamatórios, a tratamentos mais invasivos, como injeções de esteroides, injeções de plasma rico em plaquetas ( PRP ) e cirurgia. O seu médico pode sugerir:

  • Redução de suas atividades físicas
  • Esticar muito suavemente e depois fortalecer os músculos da panturrilha
  • Mudar para um esporte diferente e menos árduo
  • Congelar a área após o exercício ou quando está com dor
  • Elevar o pé para diminuir qualquer inchaço
  • Vestir uma cinta ou uma bota para impedir o movimento do calcanhar
  • Ir para a fisioterapia
  • Tomando medicamentos anti-inflamatórios, como a aspirina (Bufferin) ou o buprofen (Advil), por um período limitado
  • Vestir um sapato com um calcanhar montado para tirar a tensão do seu tendão de Aquiles

Descanso: Não coloque pressão ou peso no seu tendão durante um a dois dias até que você possa andar no tendão sem dor. O tendão geralmente cura mais rápido se nenhuma tensão adicional for colocada sobre ele durante este tempo. Seu médico pode sugerir que você use muletas se precisar percorrer longas distâncias enquanto descansa seu tendão.

Gelo: coloque o gelo em uma bolsa, enrole a bolsa com um pano e coloque o saco de gelo enrolado contra a pele. Segure a bolsa em seu tendão por 15 a 20 minutos e, em seguida, tire a bolsa para deixar o tendão aquecer novamente. O gelo geralmente faz inflamação ou inchaço descer mais rápido.

Compressão: envolva uma bandagem ou fita atlética em torno de seu tendão para comprimir a lesão. Você também pode amarrar um artigo sobre essa área. Isso faz com que o tendão incha demais. Mas não envolva ou amarre qualquer coisa tão forte em torno de seu tendão, pois pode limitar o fluxo sanguíneo.

Elevação: levante o pé acima do nível do seu peito. Porque seu pé é mais alto do que seu coração, o sangue retorna ao coração e mantém o inchaço. Isso é mais fácil de fazer, deitado e colocando o pé sobre um travesseiro ou outra superfície levantada.

Cirurgia: No caso em que este tratamento não seja efetivo, é necessária uma cirurgia para reparar seu tendão de Aquiles. Se a condição piora e não for tratada, existe um risco maior de ruptura de Aquiles, que requer uma intervenção cirúrgica. Isso pode causar dores afiadas na área do calcanhar.

Seu médico pode recomendar algumas opções para uma cirurgia de ruptura do tendão com base em quão grave é sua ruptura e se você já teve uma ruptura antes. Seu médico geralmente irá encaminhá-lo para um cirurgião ortopedista para decidir qual procedimento é o melhor para você.

Complicações da Tendinite de Aquiles: A complicação mais comum da Tendinite de Aquiles é a dor, com dificuldade em andar ou exercitar-se, e seu tendão ou osso do calcanhar se tornando deformado. Você também pode experimentar uma rasgada completa (ruptura) do tendão de Aquiles . Neste caso, você geralmente precisará de cirurgia para corrigir a ruptura.

Um estudo descobriu que complicações como hematomata (inchaço no sangue e coagulação dentro do tecido) e trombose venosa profunda (coágulo sanguíneo em uma veia profunda) são possíveis após uma cirurgia para a Tendinite de Aquiles. As complicações podem piorar se você não seguir as instruções do seu médico após uma operação. Se você continuar colocando estresse ou desgaste em seu tendão de Aquiles após uma cirurgia, seu tendão pode se romper novamente.
Prevenção da Tendinite de Aquiles: Para diminuir o risco de Tendinite de Aquiles, tente:

  • Esticar os músculos da panturrilha no início de cada dia para melhorar a sua agilidade e tornar seu tendão de Aquiles menos propenso a ferimentos. Tente esticar antes e depois dos treinos. Para esticar seu tendão de Aquiles, fique de pé com uma perna reta e incline-se para a frente enquanto mantém o calcanhar no chão.
  • Facilite uma nova rotina de exercícios, intensificando gradualmente sua atividade física.
  • Combine exercícios de alto e baixo impacto, como basquete com natação, para reduzir o estresse constante em seus tendões.
  • Escolha sapatos com amortecimento apropriado e apoio de arco. Certifique-se também de que o calcanhar é levemente elevado para tirar a tensão do seu tendão de Aquiles. Se você usou um par de sapatos há muito tempo, considere substituí-los ou usar suportes de arco.
  • Reduza o tamanho do calcanhar gradualmente aos sapatos quando se transita de saltos altos para flats. Isso permite que seu tendão se alongue lentamente e aumente a amplitude de movimento.

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