Início » Doenças » Queratose Pilar – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos!

Queratose Pilar – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos!

Queratose Pilar – O que é, Causas, Sintomas e Tratamentos que não devemos ignorar. Além disso, A Queratose Pilar é uma condição comum de pele que provoca manchas ásperas e pequenas, parecidas com acnes, geralmente na região dos braços, coxas, nádegas e bochechas.

Elas normalmente são brancas, mas também podem ser vermelhas, e não costumam coçar ou doer. Apesar disso, é difícil de tratar. A boa notícia é que a Queratose Pilar não é uma condição grave e, muitas vezes, desaparece sozinha depois de determinado tempo. Cerca de 40% das pessoas em todo o mundo apresenta algum tipo de Queratose Pilar.

Queratose Pilar

Queratose Pilar é muitas vezes considerado uma variante da pele normal. Ele não pode ser curada ou prevenida. Mas você pode tratá-lo com hidratantes e cremes prescritos para ajudar a melhorar a aparência da pele. A condição geralmente desaparece por 30 anos.

Causas da Queratose Pilar: A Queratose Pilar é causada pelo acúmulo de queratina nos poros, formando manchas e pequenos caroços, semelhantes à acne. A queratina é uma proteína fibrosa que ajuda na formação da estrutura do corpo e na defesa da pele contra substâncias nocivas ou infecções. Ela é útil também na preservação do cabelo, pois constitui 90% do fio e ajuda a bloquear a abertura do folículo piloso.

A razão do acúmulo de queratina na pele ainda é desconhecida. Os médicos apontam que ele pode ocorrer em associação com doenças genéticas ou outras condições de pele, como dermatite atópica. A Queratose Pilar também ocorre em pessoas saudáveis.

Sintomas da Queratose Pilar: Queratose Pilar pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em crianças pequenas. Sinais e sintomas incluem:

  • Pequenos golpes sem dor, tipicamente nos braços, coxas, bochechas ou nádegas
  • Pele seca e áspera nas áreas com solavancos
  • Piora quando as mudanças sazonais causam baixa umidade e a pele tende a ser mais seca
  • Sombra de lâminas parecidas com carne de ganso

Quando consultar um médico

O tratamento para a Queratose Pilar não é, em geral, necessário. Mas se você está preocupado com a aparência da sua pele ou da criança, consulte seu médico de família ou um especialista em doenças de pele (dermatologista). Ele ou ela muitas vezes podem fazer um diagnóstico examinando a pele e os choques escamosos característicos.

O sintoma mais evidente da Queratose Pilar é a formação de manchas pelo corpo com aspecto bastante similar à acne. Elas geralmente são bem ásperas. Diferentemente da acne, no entanto, a Queratose Pilar não costuma afetar tanto a região do rosto.

Não, as manchas da Queratose Pilar não coçam nem provocam outras reações como dor, sensibilidade ao toque ou ardência, por exemplo.

Diagnostico da Queratose Pilar: Não há nenhum teste de laboratório ou exame específico de pele que seja necessário para diagnosticar Queratose Pilar. O diagnóstico pode ser feito com base somente no exame físico da pele, aliado a uma avaliação do histórico clínico do paciente e de respostas a um rápido questionário sobre sinais e sintomas.

Tratamentos da Queratose Pilar: Gradualmente, Queratose Pilar geralmente aclara por conta própria. Enquanto isso, você pode usar qualquer um dos vários produtos disponíveis para ajudar a melhorar a aparência da pele afetada. Se medidas de hidratação e outras medidas de autocuidado não ajudam, seu médico pode prescrever cremes medicamentosas.

Cremes Para Remover Células Mortas da Pele: Os cremes contendo alfa-hidroxiácido, ácido láctico, ácido salicílico ou ureia ajudam a soltar e remover células mortas da pele. Eles também hidratam e suavizam a pele seca. Dependendo da sua força, estes cremes (exfoliantes tópicos) estão disponíveis fora do balcão ou com receita médica. O seu médico pode aconselhá-lo sobre a melhor opção e com a frequência de candidatura. Os ácidos nestes cremes podem causar vermelhidão, picadas ou irritação da pele, por isso não são recomendados para crianças pequenas.

Queratose Pilar - O que é

Cremes Para Evitar Folículos Plugados: Os cremes derivados da vitamina A (retinoides tópicos) funcionam promovendo o turnover celular e evitando folículos pilosos plugados. Tretinoin (Retin-A, Renova, Avita) e tazaroteno (Avage, Tazorac) são exemplos de retinoides tópicos. Estes produtos podem irritar e secar a pele. Além disso, se estiver grávida ou amamentando, seu médico pode sugerir adiar a terapia tópica de retinoide ou escolher outro tratamento.

O uso de creme medicado regularmente pode melhorar a aparência da pele. Mas se você parar, a condição retorna. E mesmo com o tratamento, a Queratose Pilar tende a persistir por anos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.