Início » Doenças » Prostatite – O que é, Sintomas e Tratamentos!

Prostatite – O que é, Sintomas e Tratamentos!

Prostatite – O que é, Sintomas e Tratamentos desta condição que afeta milhares de homens. Além disso, a Prostatite é inflamação da próstata. A próstata é uma pequena glândula localizada sob a bexiga em homens. Produz um fluido que faz 50 a 75 por cento do sêmen. A Prostatite é inflamação da próstata. A inflamação pode se espalhar para a área ao redor de sua próstata.

Prostatite

Se você é tem idade superior a 50 anos e você tem uma próstata aumentada, você tem um risco aumentado de desenvolver Prostatite. O tratamento depende da causa subjacente.

Os tipos Incluem o Seguinte:

  • A Prostatite crônica é o tipo mais comum, informa a Urology Care Foundation . Sua causa é muitas vezes desconhecida.
  • A Prostatite bacteriana aguda é causada por uma infecção bacteriana. Parece de repente com sintomas graves.
  • Uma infecção bacteriana também causa Prostatite bacteriana crônica. Desenvolve-se mais lentamente do que a Prostatite bacteriana aguda, e seus sintomas tendem a ser mais leves, mas recorrentes.
  • A Prostatite inflamatória assintomática não causa sintomas visíveis.

Sintomas: Os sintomas variam, seja aguda ou crônica. Se você tem Prostatite bacteriana aguda, você pode ter:

  • Dor na parte inferior do abdômen, parte inferior das costas ou reto;
  • Dificuldade em urinar;
  • Dor com urinar;
  • Arrepios;
  • Febre.

Você também pode apresentar dor em seus testículos ao urinar ou ao ejacular. Se você tem Prostatite crônica ou Prostatite bacteriana crônica, você pode ter sintomas semelhantes, mas eles serão menos graves.

Se você tem Prostatite inflamatória assintomática, você não notará nenhum sintoma. O seu médico pode encontrar esta condição durante um exame físico de rotina. Eles também podem notar isso enquanto você verifica outras condições.

Causas: Diferentes tipos de bactérias podem causar Prostatite bacteriana. Essas bactérias também podem causar uma infecção da bexiga. Uma causa comum entre homens com mais de 35 anos é Escherichia coli . As infecções sexualmente transmissíveis (ITS), incluindo gonorreia e clamídia, também podem causar Prostatite bacteriana.

Uma lesão na próstata pode causar Prostatite. Um distúrbio de seu sistema nervoso ou sistema imunológico também pode causar isso. Em muitos casos, a causa exata da doença é desconhecida.

Fatores de Risco: Embora os homens de qualquer idade possam desenvolver Prostatite, os homens mais velhos são mais propensos a experimentá-la do que os homens mais jovens. Se você tem mais de 50 anos e tem uma próstata alargada, você tem um risco aumentado de desenvolver esta condição.

Outros Fatores Também Podem Aumentar seu Risco, incluindo ter:

  • Um cateter urinário inserido;
  • infecção da bexiga;
  • Trauma pélvico;
  • Episódios passados ​​de Prostatite.

Ter relações sexuais desprotegidas e ser HIV positivo também aumentam suas chances de desenvolver Prostatite.

Diagnósticos: Se suspeita que tenha, faça uma consulta com o seu médico. Eles precisarão descartar outras causas possíveis de seus sintomas. Por exemplo, uma próstata aumentada, cistite e algumas outras condições podem causar sintomas semelhantes.

O seu médico irá realizar um exame físico, incluindo um exame de próstata. Sua próstata está localizada na frente do seu reto. Durante um exame retal digital, seu médico sentirá sua próstata e verificará a ampliação. Em alguns casos, eles podem recomendar uma cistoscopia. Neste procedimento, o seu médico irá inserir um pequeno escopo através da sua uretra para examinar a glândula da próstata e da bexiga.

Seu médico também precisa determinar o tipo de Prostatite que você possui. Eles podem solicitar exames de sangue e análise de urina.

O que é Prostatite

Tratamentos: Se você é diagnosticado com Prostatite bacteriana, seu médico irá prescrever antibióticos. O tipo de antibiótico e duração do tratamento variará, dependendo do tipo de bactéria que está causando seus sintomas.

Seu médico também pode prescrever analgésicos ou alfa-bloqueadores. Os alfa-bloqueadores reduzem os espasmos musculares do esfíncter uretral, que é o músculo que o ajuda a controlar o fluxo de urina. O esfíncter pode espasmo em resposta à inflamação da Prostatite.

Seu médico também pode recomendar terapia de calor para reduzir a dor.

Prevenção: Muitos casos não são evitáveis, uma vez que a causa é muitas vezes desconhecida. As ITSs podem levar à Prostatite. Praticar sexo seguro pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver esta condição.

 

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.